Nesta quinta-feira (22), Magnus Carlsen quebrou o silêncio sobre o que está sendo considerado o maior escândalo de trapaça da história do xadrez. Em publicação na web, o enxadrista pareceu relutante em dizer se seu rival, o norte-americano Hans Niemann, de 19 anos, trapaceou ou não durante a terceira rodada da Sinquefield Cup de 2022.
No início deste mês, Carlsen, que é campeão mundial de xadrez desde 2013, desistiu por completo do torneio, nos EUA, após perder inesperadamente para o jovem. Esta foi a primeira derrota do norueguês em uma partida com as peças brancas no modelo clássico desde outubro de 2020 – ocasião em que foi vencido pelo também estadunidense Levon Aronian.
No dia que sucedeu a disputa com Niemann, Carlsen usou o Twitter para comunicar sua retirada do torneio. No entanto, o enxadrista fez uma publicação enigmática na plataforma, que muitos inferiram se tratar de uma acusação de trapaça contra o rival. “Eu me retirei do torneio. Sempre gostei de jogar no STLChessClu, e espero voltar no futuro”, escreveu ele, junto a um vídeo do técnico de futebol português José Mourinho dizendo: “Se eu falar, estou em apuros”.
I've withdrawn from the tournament. I've always enjoyed playing in the @STLChessClub, and hope to be back in the future https://t.co/YFSpl8er3u
— Magnus Carlsen (@MagnusCarlsen) September 5, 2022
O tuíte provocou uma onda de acusações absurdas, que foram reproduzidas até mesmo pelo bilionário Elon Musk. O dono da Tesla compartilhou uma teoria bizarra sobre como a suposta trapaça ocorreu. “Atualmente obcecado com a noção de que Hans Niemann estava trapaceando no torneio de xadrez da Sinquefield Cup usando um plug anal sem fio que vibrava os movimentos corretos em código morse”, escreveu ele.
A polêmica aumentou quando Magnus abandonou abruptamente uma partida online no torneio Julius Baer Generation Cup, depois de fazer um único movimento em sua tão esperada revanche contra Hans. Ontem (24), ele finalmente se pronunciou sobre as teorias da web. “Infelizmente, não posso falar particularmente sobre isso, mas as pessoas podem tirar suas próprias conclusões e certamente o fizeram. Devo dizer que estou muito impressionado com o jogo de Niemann e acho que seu mentor GM Maxim Dlugy deve estar fazendo um ótimo trabalho”, disse Magnus, em entrevista ao site Chess24.com.
Another shocker as @MagnusCarlsen simply resigns on move 2 vs. @HansMokeNiemann! https://t.co/2fpx8lplTI#ChessChamps #JuliusBaerGenerationCup pic.twitter.com/5PO7kdZFOZ
— chess24 (@chess24com) September 19, 2022
Hans Niemann nega acusações
Após repercussão do caso, Niemann também se pronunciou. O jovem, que já admitiu ter trapaceado duas vezes em partidas de xadrez online quando tinha 12 e 16 anos e foi banido pelo chess.com, negou qualquer irregularidade nos jogos de tabuleiro contra Magnus. “Se eles querem que eu fique completamente nu, eu vou fazer isso. Eu não me importo. Porque eu sei que estou limpo. Você quer que eu jogue em uma caixa fechada com transmissão eletrônica zero, não me importo. Estou aqui para vencer e esse é o meu objetivo“, declarou ele, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.
Chris Bird, chefe dos árbitros do torneio Sinquefield Cup, também falou sobre o episódio. “Em resposta aos recentes rumores que circulam no mundo do xadrez, posso confirmar que, atualmente, não temos nenhuma indicação de que algum jogador tem atuado de forma injusta no Sinquefield Cup 2022”, garantiu.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques