Um homem causou polêmica na web após fazer uma carta aberta – muito – sincera para sua noiva. O escritor e coach Solomon Buchi usou suas redes sociais para expressar seus sentimentos para a amada, Adéọlá Àríkẹ́, mas afirmou que ela não era a “mais bonita”, nem a “mais inteligente”. A escolha de palavras foi alvo de uma série de críticas nas redes sociais, e o noivo se negou a pedir desculpas pelo discurso inusitado.
Tudo começou no dia 24 de julho, quando Solomon tentou dizer que sentia falta da noiva. “Você não é a mulher mais bonita; nem é a mulher mais inteligente, mas eu escolhi nunca procurar a perfeição em mais ninguém. Eu coloco meu olhar em você, e com esse compromisso, nós nos moldamos para nós mesmos. Nossa perfeição está no nosso compromisso”, declarou ele pelo Instagram.
Buchi reconheceu a estranheza que suas palavras poderiam causar, mas não voltou atrás. “Dizer que você não é a mais bonita/inteligente talvez soe como se não fosse um elogio, né? Mas é uma base realística para o amor real. Reconhecer que a minha mulher não é a melhor, mas eu não estou procurando pelo melhor. Eu estava procurando por você e eu te encontrei. Não existe melhor, existe apenas alguém a quem você escolhe e vê o melhor nessa pessoa. Isso, para mim, é o amor real”, opinou o coach. Veja a íntegra abaixo:
Críticas
Apesar de o escritor ter restringido os comentários da publicação, seu post ultrapassou as 28 mil curtidas e teve uma série de menções em outras redes sociais, como no Twitter. Foram várias as pessoas que não entenderam o tom da declaração. “O que torna o post do Solomon Buchi especialmente bobo é que ele foi escrito num contexto em que ele professa seu amor a ela. O mínimo que você pode fazer é destacar as melhores coisas de seu parceiro, p*rra. O que tem de romântico em ‘você não chega lá, mas eu te amo assim mesmo’? Eca”, comentou o engenheiro de softwares Bashy Sama.
What makes the Solomon Buchi post especially silly is that it was written in the context of him professing his love for her.
The least you can do is highlight the best things about your partner ffs.
What is romantic about "You no reach but I still love you like that"? Yikes
— BASHY SAMA (@bashy_io) July 25, 2022
O pesquisador nigeriano Charles Awkari, por sua vez, apontou como as palavras de Solomon soaram como insensíveis. “Eu entendo que Solomon Buchi não queria dizer aqueles comentários para fazer com que sua parceria se sinta de tal maneira. Ele só foi pego pela euforia de ter uma noiva em outro país. É insensível dizer que sua parceira não é a mais bonita ou a mais inteligente. Mesmo que ela não seja, guarde essa m*rda pra você”, argumentou ele.
https://twitter.com/AkwariCharles/status/1551519630270894086?s=20&t=ycA7WS9Q0zM_EpwoMIIhmg
Houve ainda os que se queixaram das intenções de Buchi em seus comentários. “Eu acho que o Solomon Buchi é um homem jovem e brilhante, no entanto, o desejo de ter uma opinião diferente e ‘excepcional’ em TODO assunto o faz entregar demais muitas vezes. Eu acho que ele assumiu que a internet o aclamaria mais uma vez por ver isso ‘de uma maneira diferente e dizer isso como isso é'”, observou uma internauta.
https://twitter.com/ruththegreatest/status/1551672801886715913?s=20&t=ycA7WS9Q0zM_EpwoMIIhmg
Os méritos do coach também foram questionados depois de suas opiniões sobre o intelecto e a beleza de sua noiva, que é pós-graduada em Ciências Atuariais. “Uma linda mulher iorubá com PhD se casa com um influenciador digital e ghost writer. O cara vai no Instagram pra dizer que ela não é a mais inteligente ou a mais bonita, mas ainda assim ele a escolheu. Solomon Buchi é a razão pela qual as mulheres não deveriam se casar”, criticou outra conta.
A beautiful Yoruba woman with a PhD marries a social media influencer and ghost writer. Man goes on his IG to say she's not the most intelligent or prettiest but he still picked her. Solomon Buchi is the reason why women shouldn't marry down.
— Max.Tunji (@WesternOligarch) July 26, 2022
Escritor nega pedido de desculpas
Solomon Buchi voltou a falar sobre o assunto diante da repercussão de toda a história. Na tarde desta terça-feira (26), o escritor explicou que deixou seu post no ar e que não se desculparia. “O post que eu fiz continua no ar e ninguém conseguirá um pedido de desculpas — na verdade, é corajoso achar que eu devo desculpas a desconhecidos pelo que foi escrito para a minha mulher”, declarou ele, dizendo que a noiva poderá se expressar em seu próprio podcast. “Deixe ela falar por si mesma, eu espero ouvir os pensamentos dela no seu podcast na sexta-feira”, completou.
The post I made that has rendered many people jobless stays up and nobody is getting an apology — it’s actually bold to assume that I owe strangers an apology for what was written to my woman. Let her speak for herself, I hope to hear her thoughts on her podcast on Friday.
— Solomon Buchi (@Solomon_Buchi) July 26, 2022
“Eu já vi muitas opiniões de pessoas que eu ‘conheço’ e de estranhos. Opiniões ridículas, e eu não vou espalhar nada disso. Acreditem no que quiserem acreditar. Sigam com a narrativa que se encaixa na sua percepção. Contem todas as palavras grandes; me rotulem”, continuou ele, que ainda ironizou toda a questão: “Oiiii a todos aqueles que pacientemente esperaram para um dia se gabarem por Solomon Buchi ser humilhado. Me aplaudam aqui e me esculachem ali”.
Drag me on blogs, spit vitriolic comments, bull¥ me. That is an expression of you, not me. And hiiiii 🥰 to all those who patiently waited for a day to gloat over Solomon Buchi being dragged. Clap for me here and slam me there.
— Solomon Buchi (@Solomon_Buchi) July 26, 2022
Posicionamento da noiva
Por fim, Adéọlá também quebrou o silêncio sobre o assunto. Ela postou uma foto do noivo e falou sobre essa agitação repentina em suas vidas. “Uau, os últimos dias têm sido intensos e interessantes. Então, se eu dissesse que o Solomon não é o homem mais bonito ou mais inteligente, isso nos deixaria quites?”, questionou. A atuária contou que ainda está refletindo sobre tudo. “Eu ainda estou tomando um tempo para processar tudo o que aconteceu, mas darei minha opinião no próximo episódio do podcast Progress Gang na sexta-feira”, escreveu.