No dia 6 de maio, em meio à pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Gramado, no Rio Grande do Sul, Fedoca Bertolucci, assinou um decreto permitindo a reabertura de hotéis, museus e parques turísticos. No primeiro fim de semana, desde a nova determinação, entretanto, a cidade se viu em uma polêmica. Garçons de um restaurante local foram flagrados reproduzindo o polêmico “meme do caixão”, cujos dançarinos originais já até se pronunciaram incentivando o isolamento social.
No vídeo que viralizou nas redes sociais, três garçons do restaurante Divino Gastronomia aparecem em fila, carregando baldes de gelo com garrafas de cerveja como se fossem o caixão do meme, enquanto dançam ao som da música eletrônica “Astronomia”, de Vicetone & Tony Igy.
Os funcionários atravessam o estabelecimento lotado até uma das mesas, enquanto alguns clientes dançam junto e outros observam a cena, curiosos. Assista:
Isso aconteceu sábado em Gramado, serra gaúcha. Com mais de 10 mil mortes no país por corona virus. A humanidade realmente não deu certo! pic.twitter.com/WlRTZNOCkZ
— Mauro Borba (@mauroborbacast) May 11, 2020
Nas redes sociais, não demorou muito para o vídeo circular negativamente, rendendo diversas críticas ao restaurante. “Vamos dar nomes aos bois: isso aqui aconteceu em Gramado-RS. O estabelecimento se chama DIVINO GASTRONOMIA. Trata-se de um lugar onde não se respeita a vida e a dor dos brasileiros. Quando você for a Gramado, não entre nesse lugar. Compartilhe, para que o Brasil inteiro saiba”, declarou um internauta.
Vamos dar nomes aos bois: isso aqui aconteceu em Gramado-RS. O estabelecimento se chama DIVINO GASTRONOMIA. Trata-se de um lugar onde não se respeita a vida e a dor dos brasileiros. Quando vc for a Gramado, não entre nesse lugar. Compartilhe, para que o Brasil inteiro saiba. https://t.co/jkHd76Ebds
— Edernon Marcos🚩🚩🚩 (@edernonmarco) May 11, 2020
O jornalista Ricardo Freire, responsável pelo conhecido blog “Viaje na Viagem”, também de pronunciou. “O Viaje na Viagem acaba de retirar esse restaurante do seu Guia de Gramado. Pedimos desculpas aos leitores por já termos indicado este restaurante algum dia”, escreveu ele. “Enquanto uma pandemia ceifou a vida de mais de 11 mil brasileiros, em Gramado, essa gente mesquinha, babaca, egoísta, nojenta e escrota brinca e debocha. Essa é a prova definitiva de que o Brasil apodreceu como país”, lamentou um usuário do Twitter.
O @viajenaviagem acaba de retirar esse restaurante do seu Guia de Gramado. Pedimos desculpas aos leitores por já termos indicado este restaurante algum dia. https://t.co/1qgztgEc8q
— Ricardo Freire (@riqfreire) May 11, 2020
Enquanto uma pandemia ceifou a vida de mais de 11 mil brasileiros.
Em Gramado, essa gente mesquinha, babaca, egoísta, nojenta e escrota brinca e debocha.
Essa é a prova definitiva de que o Brasil apodreceu como país.Que escárnio, que repugnante! Podres! pic.twitter.com/VuTu6BBa2n
— Humberto Mattos (@HumbertoMattos) 12 de maio de 2020
Em meio à polêmica, o restaurante emitiu um comunicado, em nome do diretor Valdemir Ecker, pedindo desculpas pelo caso e explicando o que teria acontecido. “A direção do Divino Gastronomia & Bar vem a público lamentar e repudiar o episódio ocorrido no último sábado (9), quando um vídeo mostrou a cena de garçons levando garrafas de espumante, com a trilha musical simulando o carregamento de um caixão. Não compactuamos com esta atitude totalmente descabida para o momento em que vivemos, em meio à pandemia de Covid-19”, iniciou a nota.
“Lamentavelmente, este triste episódio só ocorreu por uma falha operacional, no exato momento em que o gerente saiu para comprar um produto que havia faltado. Se aproveitando do momento, um dos integrantes da mesa foi até o DJ e pediu a referida trilha musical, além de ter encomendado a coreografia aos garçons”, justificou o diretor.
“Por este motivo, viemos pedir desculpas aos nossos clientes e a toda sociedade por esta falha, e dizer que estamos tomando todas as providências para que episódios desta natureza não venham a ocorrer novamente no Divino”, concluiu. Confira: