Hugo Gloss

Hóspedes destroem apartamento alugado em SP e deixam comida e lixo espalhados; dona do imóvel viraliza após expor vídeo

Foto: Reprodução/TikTok

Na segunda-feira (27), a empresária Anaíle Santos, de 27 anos, viralizou no TikTok depois de expôr a situação de calamidade em que hóspedes deixaram seu apartamento, que ela aluga por temporada no Airbnb.

No relato, divulgado na plataforma de vídeos, a jovem mostrou a destruição deixada para trás: além de roupas sujas e lixo espalhados pela casa, é possível ver pratos com restos de comida estragada cobrindo a sala e a pia da cozinha. Garrafas vazias estavam espalhadas pelo chão, e Anaíle encontrou até mesmo uma toalha usada em cima do fogão.

Os alimentos apareciam até mesmo no banheiro do imóvel. Além disso, o registro revela que os hóspedes deixaram os quartos com os móveis totalmente revirados e até mesmo um edredom manchado de tinta branca. Embalagens de preservativo também foram encontradas no local.

Ao g1, a empresária revelou que passou a disponibilizar um de seus apartamentos na plataforma de aluguel há cerca de dois anos. Após finalizar a reforma de um segundo apartamento (o que aparece na publicação), eles decidiram colocá-lo no Airbnb em janeiro deste ano.

Pouco depois, ela foi contatada por quatro homens, todos entre 20 e 25 anos, para locação. O grupo revelou que iria para São Paulo para participar de uma feira e que “eram tranquilos”. No vídeo do TikTok, a empresária comenta que sentiu, desde o primeiro dia da hospedagem, que os hóspedes lhe trariam problemas.

@anna.do.airbnb Não da nem pra sentar e chorar pq ta tudo sujo #CapCut #airbnb #airbnbfinds #airbnbsuperhost #airbnbexperience #airbnbtips #airbnbbusiness #airbnbtiktok ♬ som original – Anna do Airbnb

Os hóspedes fizeram check-in na quinta-feira (23) e saíram na segunda (27). Ao receber o imóvel “de volta”, Anaíle não conseguiu conter a surpresa com a situação. “Quando eu cheguei [na terça-feira (28)], eu não sei explicar a sensação que eu tive. Eu fiquei paralisada olhando e assimilando tudo. Fiquei em choque. Estava um cheiro forte de comida azeda que senti antes mesmo de entrar. Eu achei que alguém tinha vazado lixo no corredor, mas quando entrei, tive a certeza que era lá. Conforme fui entrando e vendo a situação, eu fui ficando cada vez mais chocada e com mais raiva”, contou ela.

A empresária continuou: “Fiquei nervosa pela situação. Claro, por ter que limpar também, mas pelo desrespeito. A gente abre a porta da nossa casa. Ali não é onde moro, mas é minha. Eu sempre trato os hóspedes muito bem, com cordialidade, trato como gostaria de ser tratada. Achei uma falta de respeito tremenda as pessoas acharem que você tem obrigação de recolher uma sujeira que deixaram ali só por pagarem a taxa de limpeza. Certamente a bagunça que deixaram não está inclusa em uma faxina normal”.

Como dito anteriormente, Anaíle confirmou que a pessoa que alugou o imóvel lhe deu trabalho e, antes mesmo do check-out, havia sido grosseiro com a proprietária. “Eu já desconfiava que ia dar errado, mas não por serem jovens. Já hospedamos outros jovens e muitas vezes deixaram o apartamento super tranquilo. Eu desconfiava porque pedimos documentos para entrar no condomínio e não queriam enviar por nada. E quando mandei as informações do check-in, ele foi grosseiro comigo e imaginei que daria dor de cabeça”, explicou.

Móveis revirados, comida estragada e lixo cobriam o apartamento. (Foto: Reprodução/TikTok)

Devido ao caos deixado para trás, Anaíle decidiu compartilhar o incidente nas redes sociais. Até o momento, o vídeo já reuniu mais 1,6 milhão de views, mas ela confessou que não esperava tamanha repercussão.

“Nesse apartamento não tinha acontecido ainda. No outro apartamento já tinha acontecido duas vezes problemas com hóspedes, nessa mesma magnitude, mas dessa vez decidi compartilhar nas redes sociais e não esperava tanta repercussão. Eu postei sem pretensão nenhuma. Eu estava postando alguns vídeos sobre quem tem apartamento no Airbnb, mas não imaginava que ia render tantas visualizações”, afirmou.

Após o caso, a empresária foi contatada pelo Airbnb, antes mesmo de que ela pudesse pedir a taxa de limpeza extra. Devido à extensão da sujeira, ela foi forçada a bloquear dois dias da agenda para aluguel.

“Quando o hóspede sai, algumas horas depois, o Airbnb disponibiliza a avaliação do hóspede. Aí já avaliei informando o que tinha acontecido, do lixo em excesso, da comunicação difícil, então já tinha passado para o Airbnb. Nesses casos, para pedir a taxa de limpeza extra, eu preciso abrir uma solicitação em uma aba que solicita reembolso. Ainda não tinha feito isso porque sempre espero o hóspede me avaliar primeiro. Se solicito valor extra, ele pode se vingar de mim na avaliação. Acredito que todos os anfitriões façam isso”, relatou a dona.

“Mas em outros casos eu já solicitei o valor, mandei as fotos e o hóspede pagou. Se o hóspede se recusar, o Airbnb intermedia a situação e acaba até se responsabilizando”, destacou.

Situações como essa não são novas para Anaíle, que revelou ter levado multa do condomínio por mau comportamento de hóspedes em uma outra ocasião. “Um caso recente que tive, os hóspedes tomaram uma multa por mau comportamento. Eles chegaram embriagados, ficaram gritando no térreo, discutiram com o porteiro e roubaram bebidas alcoólicas no mercadinho. e isso me gerou multa. Aí repassei pro Airbnb o valor da multa, e-mail do condomínio, e o hóspede deve pagar”, detalhou.

Mesmo após os problemas, Anaíle garantiu que não vai desistir dos imóveis para aluguel. “Principal fonte de renda é no comércio com o meu marido. Decidimos investir em apartamentos e eu pretendo continuar. Desistir ou deixar de alugar não é uma opção. Tive muitos hóspedes bons, que fiz amizade até. São poucas as situações que acontecem, mas quando acontecem é dessa magnitude. Mas desistir, não, pretendo até investir mais”, ressaltou.

“Em qualquer lugar, segmento, você vai ter que lidar com pessoas despreparadas, sem educação, sem respeito ao próximo, que não valorizam o trabalho dos outros. Se você tem a pretensão em investir nisso, vai. Vale a pena mais do que aluguel de apartamento convencional. O trabalho é maior, mas para mim trouxe mais benefícios do que malefícios”, concluiu a empresária.

A dona do imóvel já desconfiava que os hóspedes lhe trariam problemas. (Foto: Reprodução/TikTok)
Sair da versão mobile