Lewis Capaldi enfrenta sintomas de Síndrome de Tourette no palco, e fãs ajudam a concluir performance de hit; assista

Capaldi entoava o hit “Someone You Loved”, sua canção de maior sucesso, para uma plateia de fãs dedicados que o ajudaram em meio à crise

Um vídeo do cantor Lewis Capaldi viralizou nesta quinta-feira (23) e emocionou a web. No registro, que foi feito em Frankfurt, na Alemanha, no início da semana, o escocês enfrenta sintomas da Síndrome de Tourette durante o show e então recebe a ajuda do público para concluir a performance.

O músico de 26 anos, revelou ter a condição neurológica – caracterizada por uma combinação de ruídos e movimentos involuntários chamados tiques – no ano passado. No vídeo, Lewis pode ser visto se afastando do microfone enquanto sua cabeça e o ombro se contraíam, sem que ele tivesse controle dos movimentos.

Capaldi entoava o hit “Someone You Loved”, sua canção de maior sucesso, para uma plateia de fãs dedicados. Mesmo com a crise, o escocês atingiu as notas mais altas da música, mas sua dificuldade não passou despercebida pelo público, que então assumiu os vocais, rendendo uma cena emocionante. Assista:

@katharina.shry we support you!! @Lewis Capaldi #konzert #frankfurt #lewiscapalditour #foryou #fyp ♬ Originalton – 🤍

O vídeo já conta com mais de 6 milhões de visualizações, quase 20 mil comentários e cerca de 326 mil curtidas. Nos comentários, internautas demonstraram apoio a Capaldi, enviando uma série de mensagens carinhosas. “Nós te apoiamos”, escreveu a fã responsável pelo registro. “Eu estou chorando, que cena mais linda”, se impressionou um tiktoker.

Continua depois da Publicidade

Diagnóstico

No ano passado, durante uma participação no programa “The Jonathan Ross Show”, Capaldi confessou que descobrir que ele tinha Tourette foi “um grande alívio”, após anos no escuro sobre a condição. Ele reforçou, ainda, que está “abraçando seu novo papel como garoto-propaganda” para a doença.

“Eu tenho Tourette. Eu não queria que fosse uma grande coisa. Eu me contorço muito. Meu ombro esquerdo sobe e eu faço isso com a cabeça. Agora sou o garoto-propaganda da síndrome de Tourette. Vou aceitar, aceitarei com prazer”, afirmou o artista, que é conhecido por seu jeito descontraído e “sem filtro”.

Lewis afirmou que sua condição pode realmente afetar seu desempenho nos palcos, mas seus tiques vêm e vão de forma inesperada. Ele também contou que tende a notar menos os efeitos da síndrome quando se exercita regularmente e adota um estilo de vida mais saudável.

Continua depois da Publicidade

[Fui diagnosticado] há sete ou oito meses. Achei que tinha uma doença degenerativa. Então, saber que na verdade eu tenho Síndrome de Tourette, como você pode imaginar, foi um grande alívio. Está bem. Tudo funciona. Eu pensei que estava sozinho em ser inquieto. Foi um alívio e, no mínimo, bom saber que tenho uma comunidade. Eu sou uma pessoa bastante ansiosa, eu realmente começo a pensar demais nas coisas se algo está errado – isso tirou um peso da minha mente”, admitiu.

A Síndrome de Tourette geralmente começa durante a infância e se estende ao longo da vida do paciente. Os tiques podem ser vocais, como xingamentos, ou físicos, como balançar a cabeça. A causa da Síndrome de Tourette ainda é incerta, mas acredita-se que esteja ligada a problemas com uma parte do cérebro conhecida como gânglios da base, área que regula os movimentos. Esse distúrbio afeta cerca de 78 milhões de pessoas em todo o mundo e não tem uma cura conhecida, apenas tratamentos para controle dos sintomas.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques