Já ouviu falar de pessoas que largaram tudo para trás e correram atrás dos seus sonhos?! Bom, essa é a história de Nayara Maria. Nesta semana, a mineira viralizou no TikTok ao revelar como abandonou sua carreira acadêmica para se tornar cartomante. Tudo isso após passar por instituições muito renomadas, como a Universidade de Oxford. E seu caso deu o que falar na web!
Tudo começou com o vídeo divulgado nesta segunda-feira (7), em que ela relatou essa trajetória pouco usual. “Eu sou formada em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, e quando eu ainda estava na graduação, eu passei num processo seletivo das duas maiores universidades do mundo: Oxford e Harvard. Isso foi um fato muito inusitado na época, porque nenhum brasileiro tinha passado em Oxford e Harvard na minha linha de pesquisa. E eu passei nas duas ao mesmo tempo”, iniciou ela.
Nayara mencionou que optou por Oxford e, realmente, estudou lá, mas que sua carreira acadêmica não parou aí. “Sim, eu estudei em Oxford. E nesse processo seletivo eu fui a única da América Latina que passou. Depois disso eu passei no mestrado da Universidade de Esneca, na Espanha. Também me tornei expert na prevenção de violência de gênero e ia trabalhar de voluntária na Grécia num campo de refugiados com mulheres refugiadas”, completou.
No entanto, chegou o momento em que ela resolveu dar uma reviravolta em sua vida. “Deixei toda minha carreira acadêmica, me tornei cartomante e taróloga e hoje sou conhecida como a Rainha do Tarot”, contou ela. Com muita empolgação, Nayara não escondeu sua felicidade com a nova profissão. “Hoje eu tenho clientes no mundo inteiro e eu amo muito trabalhar com Tarot”, finalizou. Assista ao vídeo aqui:
@nayaramariatarotFatos da minha vida cheeeeck ❤️❤️Parte 2#ta#rot #ca#rtomante #ta#rologa #ra#inhadotarot #ha#rvard #ox#ford #ox#forduniversity #ha#rvarduniversity #Hi#storia♬ original sound – Nayara Moura
O vídeo atingiu uma repercussão enorme e foi parar em outras redes sociais, como no Twitter, em que teve quase um milhão de visualizações. Por outro lado, o relato de Nayara dividiu opiniões. “Respeito a decisão, porém, p*ta que me pariu”, indignou-se uma usuária da rede. “E eu aqui atrás de um estágio“, observou um perfil. Houve até algumas brincadeiras sobre o assunto: “Será que se eu começar pelo tarot, eu consigo fazer o caminho inverso?”.
respeito a decisão, porém, puta que me pariu
— não sei não vi ✨ (@sharisengan) December 8, 2020
e eu aqui atrás de um estágio pic.twitter.com/VBU4TkA1tg
— Delana (@Geyson70459517) December 8, 2020
https://twitter.com/rayanepsm/status/1336353727150755842?s=20
Muitos se incomodaram com o fato de Nayara ter largado tantas conquistas na vida acadêmica para seguir trabalhando como cartomante. “Eu fico levemente p*ta com isso. Cara, eu entendo, mas sabe a gente tá desperdiçando tempo e dinheiro pra formar profissionais que abandonam suas profissões”, escreveu outra conta na rede social. Mas foram vários os que reforçaram o direito da jovem de, eventualmente, também se arrepender de escolhas que já fez.
“Claro, vamos fazer as pessoas assinarem contratos falando que uma vez que você ganhou uma bolsa de pesquisa na vida ESTÁ OBRIGADA a passar o resto da vida nessa profissão. A não ser que descubra a cura da AIDS, aí está claro que você não vagabundou e está liberado!”, ironizou uma internauta.
https://twitter.com/Lustrada2/status/1336362014361391112?s=20
“Amigos vocês estão p*tos por quê? A moça fez o dela, correu atrás, passou e VIVEU aquilo. As pessoas cansam. Se ela teve a escolha de sair da profissão e se encontrar em outra coisa, que bom, ou vocês acham que alguém é obrigado a passar a vida toda numa profissão só porque se esforçou nela?”, defendeu outra internauta.
Amgs vcs estão putos pq? A moça fez o dela, correu atrás, passou e VIVEU aquilo. As pessoas cansam.
Se ela teve a escolha de sair da profissão e se encontrar em outra coisa q bom ou vcs acham que alguém é obrigado a passar a vida toda numa profissão só pq se esforçou nela?
— Gnoma&Cansada (@AkemydiChave) December 8, 2020
Em meio a chuva de críticas e até mesmo ataques, a própria Nayara tratou do assunto em seu TikTok. “Uma galera passivo-agressiva, ou popularmente conhecida como invejosa, mandou umas mensagens ‘legais’ e eu vou ler elas aqui”, iniciou ela, num novo vídeo, criticando o comentário de um jovem que disse que “o Estado investiu nela e ela foi ser taróloga”.
“Eu não sei em que mundo essa galera vive que o Estado dá algo pra alguém. No meu mundo, o Estado só tira. Inclusive, ele tira imposto de renda, IPVA, IPTU”, apontou a mineira. “Mas, no mundo dessa galera, o Estado me deu alguma coisa simplesmente porque eu estudei numa universidade pública que é paga com o imposto que eu e minha família pagamos todo mês. E que eu ainda tive que passar por um processo seletivo pra chegar lá. Que estado generoso”, debochou ela.
@nayaramariatarotRespondendo pessoas legais cheeeeck ❤️❤️#t#arot #c#artomante #t#arologa #r#ainhadotarot #h#arvard #o#xford #o#xforduniversity #h#arvarduniversity #H#istoria♬ original sound – Nayara Moura
Ela também não se calou diante das falas de que não teria sido “inteligente” ao tomar essa decisão. “Vou responder essa galera que acha que eu não sou inteligente por ser cartomante, ou que eu fiz uma burrice por ser cartomante, ou que eu perdi a minha vida por ser cartomante. Que eu estudei à toa. Que eu joguei tudo fora”, rebateu Nayara, mostrando fotos de uma série de viagens que já fez para lugares como Marrocos, Nova Zelândia, Dinamarca, Alemanha, Colômbia, Caribe, Pantanal e Florianópolis.
@nayaramariatarotRespondendo pessoas legais ##2 check ❤️#t#arot #c#artomante #t#arologa #r#ainhadotarot #h#arvard #o#xford #o#xforduniversity #h#arvarduniversity #H#istoria♬ original sound – Nayara Moura
Fato é: não dá para negar que Nayara aparenta estar muito mais contente com suas novas conquistas na vida, né?! Mas a Rainha do Tarot segue dividindo opiniões por suas escolhas no passado…