Em fevereiro, uma nova rede social surgiu para abalar o monopólio do Instagram quando se trata de plataformas para o compartilhamento de fotos: o Dispo. A rede social, criada pelo youtuber David Dobrik, trouxe uma proposta inusitada para os usuários e promete ser uma febre, ao reproduzir o estilo das antigas câmeras analógicas.
Qual a fórmula inusitada do Dispo?
Toda a experiência com o Dispo ganha um aspecto retrô, visto que ele simula uma câmera analógica e descartável. Este, inclusive, é o significado do nome – Dispo é uma abreviação para “disposable”, que significa “descartável”, em tradução livre. Por conta disso, o aplicativo não permite que o usuário veja, nem edite suas fotos antes de publicá-las. É tudo à moda antiga!
Um dos principais diferenciais é que, no Dispo, todas as fotos são publicadas às 9h da manhã do dia seguinte – o que vai contra a instantaneidade da era dos “Stories”. Aliás, nada de filtros com grandes modificações no que vai ser publicado! A rede social proporciona uma situação em que as imagens são sempre naturais, sem nem mesmo contarem com uma legenda. É como se fosse um “anti-Instagram”, como opinou o Buzzfeed norte-americano.
Assim como o Clubhouse, que bombou ao chegar no Brasil recentemente, para entrar na plataforma é necessário receber um convite de outro usuário. Em nosso país, o Dispo já chegou à App Store, mas os usuários de Android ainda vão ter que esperar um pouco mais…
Números apontam crescimento
Uma prova de que a rede social é promissora é que, pouco após seu lançamento, o aplicativo tornou-se o quarto mais baixado da App Store nos Estados Unidos. Além disso, na semana passada, o Dispo recebeu um aporte de US$ 20 milhões (cerca de R$ 113 milhões) por parte de investidores, valor voltado para que o negócio seja alavancado ainda mais. De acordo com o site Axios, a empresa agora está avaliada em US$ 200 milhões (aproximadamente R$ 1,1 bilhão).
….DISPO is about to fuck some shit up. pic.twitter.com/7EjmBLkbWv
— Ian Borthwick (@ianrborthwick) February 24, 2021
Proposta de fundadores é relacionamento saudável com redes sociais
O fundador do Dispo acredita que o app pode ser uma opção mais saudável e orgânica para o público. Segundo David Dobrik, a intenção é que as pessoas não fiquem tão “encucadas” com as fotos que tiram, podendo registrar as cenas que desejarem, mas também focar em viver os momentos em questão.
“Quando eu costumava ir para festas com meus amigos, eles tinham câmeras descartáveis por toda a casa, e eles convidavam as pessoas a tirar fotos à noite. Na manhã seguinte, eles pegariam as câmeras, olhariam para todos os registros e diriam: ‘O que foi que aconteceu ontem à noite?'”, explicou o youtuber em entrevista ao The New York Times, sobre uma das inspirações para a rede. Será que essa moda pega por aqui?