Hugo Gloss

Conheça o Dispo, aplicativo que quer concorrer com o Instagram apostando em sistema inusitado e retrô para publicar fotos

A nova rede social "Dispo" promete ser uma grande concorrência para o Instagram. (Fotos: Divulgação)

Em fevereiro, uma nova rede social surgiu para abalar o monopólio do Instagram quando se trata de plataformas para o compartilhamento de fotos: o Dispo. A rede social, criada pelo youtuber David Dobrik, trouxe uma proposta inusitada para os usuários e promete ser uma febre, ao reproduzir o estilo das antigas câmeras analógicas.

Qual a fórmula inusitada do Dispo?

Toda a experiência com o Dispo ganha um aspecto retrô, visto que ele simula uma câmera analógica e descartável. Este, inclusive, é o significado do nome – Dispo é uma abreviação para “disposable”, que significa “descartável”, em tradução livre. Por conta disso, o aplicativo não permite que o usuário veja, nem edite suas fotos antes de publicá-las. É tudo à moda antiga!

Um dos principais diferenciais é que, no Dispo, todas as fotos são publicadas às 9h da manhã do dia seguinte – o que vai contra a instantaneidade da era dos “Stories”. Aliás, nada de filtros com grandes modificações no que vai ser publicado! A rede social proporciona uma situação em que as imagens são sempre naturais, sem nem mesmo contarem com uma legenda. É como se fosse um “anti-Instagram”, como opinou o Buzzfeed norte-americano.

Assim como o Clubhouse, que bombou ao chegar no Brasil recentemente, para entrar na plataforma é necessário receber um convite de outro usuário. Em nosso país, o Dispo já chegou à App Store, mas os usuários de Android ainda vão ter que esperar um pouco mais…

Números apontam crescimento

Uma prova de que a rede social é promissora é que, pouco após seu lançamento, o aplicativo tornou-se o quarto mais baixado da App Store nos Estados Unidos. Além disso, na semana passada, o Dispo recebeu um aporte de US$ 20 milhões (cerca de R$ 113 milhões) por parte de investidores, valor voltado para que o negócio seja alavancado ainda mais. De acordo com o site Axios, a empresa agora está avaliada em US$ 200 milhões (aproximadamente R$ 1,1 bilhão).

Proposta de fundadores é relacionamento saudável com redes sociais

O fundador do Dispo acredita que o app pode ser uma opção mais saudável e orgânica para o público. Segundo David Dobrik, a intenção é que as pessoas não fiquem tão “encucadas” com as fotos que tiram, podendo registrar as cenas que desejarem, mas também focar em viver os momentos em questão.

O youtuber David Dobrik é o fundador do Dispo. (Foto: Getty)

“Quando eu costumava ir para festas com meus amigos, eles tinham câmeras descartáveis por toda a casa, e eles convidavam as pessoas a tirar fotos à noite. Na manhã seguinte, eles pegariam as câmeras, olhariam para todos os registros e diriam: ‘O que foi que aconteceu ontem à noite?'”, explicou o youtuber em entrevista ao The New York Times, sobre uma das inspirações para a rede. Será que essa moda pega por aqui?

 

Sair da versão mobile