Conheça o Koo: App viraliza após crise no Twitter e vira meme no Brasil; veja reações hilárias

Milhares de pessoas abriram um Koo e falaram sobre a rede social indiana, apontada como substituta caso o Twitter saia do ar

Koo

E aí, já abriu seu Koo? A rede social indiana virou o assunto do momento nesta sexta-feira (18) e tem dado muito o que falar. Tudo começou com uma crise no Twitter e o receio de que a plataforma pudesse chegar ao fim. Então, o aplicativo Koo, que funciona de forma similar, surgiu como uma alternativa convidativa… Mas quem disse que a maturidade do brasileiro permite uma coisa dessas?

Como se sabe, Elon Musk adquiriu o Twitter recentemente e, desde então, tem anunciado uma série de decisões drásticas – e polêmicas – para a plataforma. As incertezas do futuro e novas decisões do chefão levaram muitos funcionários a se demitirem nesta quinta-feira (17). Isso fez a empresa fechar os escritórios até a próxima semana. Como consequência, surgiram especulações de que a rede social do passarinho azul pudesse sofrer um apagão a qualquer momento.

Continua depois da Publicidade

Com um possível fim do Twitter, para onde iriam os viciados em memes, correntes, problematizações, ou os comentaristas oficiais de “BBB”, “A Fazenda”, “Copa” e tudo o que acontece no mundo? Eis que surge o Koo! O aplicativo logo foi apontado como uma das possibilidades para os “viúvos” do passarinho azul. Aí você se pergunta: que Koo é esse?

Koo Rede Social
O Koo bombou na web por oferecer uma plataforma parecida com a do Twitter. (Foto: Divulgação)

O Koo é uma rede social criada na Índia em 2020, cujo objetivo principal era o de alcançar indianos que não falavam inglês. Segundo a página oficial do aplicativo, ele já havia somado mais de 50 milhões de downloads em mais de 100 países. Seu funcionamento é parecido com o do Twitter, como um microblog, no qual os usuários podem publicar seus textos, fotos ou vídeos no feed. O Koo nasce também em meio a tensões políticas entre o governo indiano e o Twitter, prometendo liberdade de expressão absoluta.

Continua depois da Publicidade

No fim das contas, o Koo explodiu com os últimos acontecimentos e foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Vários artistas e influenciadores já garantiram seus espacinhos por lá e decidiram abrir contas no Koo. Mas é claro que a terra dos memes jamais deixaria passar batido um trocadilho infame como esse, né? Não à toa, foram centenas de milhares de publicações – e piadas – sobre o assunto. Como já diziam: the zoeira never ends. Olha só algumas delas:

Continua depois da Publicidade

https://twitter.com/acervonazare/status/1593626336102318085?s=46&t=WvHm3FO4PbbPdwhe1OFcWQ

https://twitter.com/isaustaa/status/1593608171993669638?s=46&t=WvHm3FO4PbbPdwhe1OFcWQ

Continua depois da Publicidade

https://twitter.com/elindachata/status/1593581139658252289?s=46&t=WvHm3FO4PbbPdwhe1OFcWQ

Aliás, quem disse que os famosos ficariam de fora do Koo? Felipe Neto, Casimiro, Clarice Falcão e Paulo Vieira já abriram os seus, por exemplo.

Continua depois da Publicidade

O bafafá foi tanto, que até o Koo teve que abrir o bico. A rede social, logo de cara, explicou o motivo de seu nome: “Aos nossos amigos no Brazil! Koo é o som desse pássaro amarelo fofo [símbolo e logo da plataforma]. Não é o que vocês pensam”. O perfil oficial da empresa também agradeceu pela adesão do público brasileiro. “Obrigado pelo carinho, Brasil! Faz apenas algumas horas e nós já te amamos”, disse um tuíte.

Continua depois da Publicidade

O Koo também trará novidades, após a demanda do novo público. A começar pela opção do português como idioma no aplicativo, já nas próximas horas, e também uma opção de feed cronológico, que deve chegar em breve. “Português chegando em breve ao Koo. Fique ligado! Em breve, você poderá usar o Koo em português e encontrar milhões de pessoas que falam português no Koo nas próximas 24 horas”, comentou a empresa.

Pelo jeito, a iniciativa fez sucesso. De acordo com o TecMundo, o Koo chegou a cair nesta sexta, com uma instabilidade que tem impedido o acesso dos usuários. A plataforma poderia ter saído do ar justamente pelo aumento excessivo de acessos. Após acessar o site, a rede social retornava com uma mensagem de erro “Gateway time-out”, que surge quando uma página não carrega após várias tentativas. Eita!

Deu pra ver, né… Só fala no Koo. Mas será que essa moda pega?

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques