E aí, já abriu seu Koo? A rede social indiana virou o assunto do momento nesta sexta-feira (18) e tem dado muito o que falar. Tudo começou com uma crise no Twitter e o receio de que a plataforma pudesse chegar ao fim. Então, o aplicativo Koo, que funciona de forma similar, surgiu como uma alternativa convidativa… Mas quem disse que a maturidade do brasileiro permite uma coisa dessas?
Como se sabe, Elon Musk adquiriu o Twitter recentemente e, desde então, tem anunciado uma série de decisões drásticas – e polêmicas – para a plataforma. As incertezas do futuro e novas decisões do chefão levaram muitos funcionários a se demitirem nesta quinta-feira (17). Isso fez a empresa fechar os escritórios até a próxima semana. Como consequência, surgiram especulações de que a rede social do passarinho azul pudesse sofrer um apagão a qualquer momento.
Com um possível fim do Twitter, para onde iriam os viciados em memes, correntes, problematizações, ou os comentaristas oficiais de “BBB”, “A Fazenda”, “Copa” e tudo o que acontece no mundo? Eis que surge o Koo! O aplicativo logo foi apontado como uma das possibilidades para os “viúvos” do passarinho azul. Aí você se pergunta: que Koo é esse?
O Koo é uma rede social criada na Índia em 2020, cujo objetivo principal era o de alcançar indianos que não falavam inglês. Segundo a página oficial do aplicativo, ele já havia somado mais de 50 milhões de downloads em mais de 100 países. Seu funcionamento é parecido com o do Twitter, como um microblog, no qual os usuários podem publicar seus textos, fotos ou vídeos no feed. O Koo nasce também em meio a tensões políticas entre o governo indiano e o Twitter, prometendo liberdade de expressão absoluta.
No fim das contas, o Koo explodiu com os últimos acontecimentos e foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Vários artistas e influenciadores já garantiram seus espacinhos por lá e decidiram abrir contas no Koo. Mas é claro que a terra dos memes jamais deixaria passar batido um trocadilho infame como esse, né? Não à toa, foram centenas de milhares de publicações – e piadas – sobre o assunto. Como já diziam: the zoeira never ends. Olha só algumas delas:
chegamos p colonizar o koo pic.twitter.com/aR9MzZnayD
— .g 🏆🏆🏆 (@grazy_mry) November 18, 2022
antigamente xingávamos muito no twitter.
agora, vamos meter o pau no koo.— Leila Germano 🗣️ (@LeilaGermano) November 18, 2022
https://twitter.com/acervonazare/status/1593626336102318085?s=46&t=WvHm3FO4PbbPdwhe1OFcWQ
https://twitter.com/isaustaa/status/1593608171993669638?s=46&t=WvHm3FO4PbbPdwhe1OFcWQ
O koo depois de tanto Br entrar nele pic.twitter.com/Xh6G6SnGdE
— … Kaique (@KaiqueCaldeira_) November 18, 2022
– de onde você tirou essa informação?
– do Koo— ZYELL (@thomazyell) November 18, 2022
Sexta feira e todo mundo no Brasil pensando em koo pic.twitter.com/Je2cYdM221
— abocadelobo 🇧🇷 (@abocadelobo) November 18, 2022
https://twitter.com/elindachata/status/1593581139658252289?s=46&t=WvHm3FO4PbbPdwhe1OFcWQ
Aliás, quem disse que os famosos ficariam de fora do Koo? Felipe Neto, Casimiro, Clarice Falcão e Paulo Vieira já abriram os seus, por exemplo.
🚨🚨🚨 GRAVE!!! pic.twitter.com/o5fXhEr0sA
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) November 18, 2022
Abri meu koo não me sigam https://t.co/uXkGGNuH7M
— caze (@Casimiro) November 18, 2022
entrem no meu koo! @ claricefalcao
— Clarice Falcão 🎵 Ouça o disco TRUQUE 🎵 (@euclarice) November 18, 2022
KOO NA MAO E NA BIO
— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) November 18, 2022
O bafafá foi tanto, que até o Koo teve que abrir o bico. A rede social, logo de cara, explicou o motivo de seu nome: “Aos nossos amigos no Brazil! Koo é o som desse pássaro amarelo fofo [símbolo e logo da plataforma]. Não é o que vocês pensam”. O perfil oficial da empresa também agradeceu pela adesão do público brasileiro. “Obrigado pelo carinho, Brasil! Faz apenas algumas horas e nós já te amamos”, disse um tuíte.
To our friends in Brazil!
Koo is the sound of this cute yellow bird. Not what you think 😂🤭🤫
— 🐥 Koo Brazil (@KooForBrasil) November 18, 2022
Obrigado pelo carinho Brasil!
Faz apenas algumas horas e nós já te amamos 🤗❤️🫶🏻🐥
— 🐥 Koo Brazil (@KooForBrasil) November 18, 2022
O Koo também trará novidades, após a demanda do novo público. A começar pela opção do português como idioma no aplicativo, já nas próximas horas, e também uma opção de feed cronológico, que deve chegar em breve. “Português chegando em breve ao Koo. Fique ligado! Em breve, você poderá usar o Koo em português e encontrar milhões de pessoas que falam português no Koo nas próximas 24 horas”, comentou a empresa.
Sabemos que você deseja um feed cronológico. vai dar a você. apenas peça um pouco de paciência 🤗🐥
— 🐥 Koo Brazil (@KooForBrasil) November 18, 2022
Portuguese coming soon on Koo. Stay tuned! You will soon be able to Koo in Portuguese and find millions of Portuguese speakers on Koo within the next 24 hours.
Stay tuned! 🙂
— 🐥 Koo Brazil (@KooForBrasil) November 18, 2022
Pelo jeito, a iniciativa fez sucesso. De acordo com o TecMundo, o Koo chegou a cair nesta sexta, com uma instabilidade que tem impedido o acesso dos usuários. A plataforma poderia ter saído do ar justamente pelo aumento excessivo de acessos. Após acessar o site, a rede social retornava com uma mensagem de erro “Gateway time-out”, que surge quando uma página não carrega após várias tentativas. Eita!
Deu pra ver, né… Só fala no Koo. Mas será que essa moda pega?
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques