Elon Musk reagiu, na madrugada desta quinta-feira (29), ao documento emitido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O dono do X (antigo Twitter) publicou uma foto de um homem por trás das grades e fez alusão ao magistrado brasileiro.
O post ocorreu depois de o STF intimar Musk e dar a ele, 24 horas para que um novo representante legal do X no Brasil seja nomeado. Moraes ainda advertiu que, caso a ordem não seja seguida, a rede social poderá enfrentar a suspensão de suas operações no país. Veja a íntegra:
@GlobalAffairs @elonmusk Mandado de intimação pic.twitter.com/gQUwNCy1Cr
— STF (@STF_oficial) August 28, 2024
Em um novo post, o empresário usou uma foto produzida por inteligência artificial para representar o ministro do STF, e marcou o perfil dele. “Um dia, Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Guarde minhas palavras”, escreveu Musk. O dono da rede social ainda ironizou a intimação, comparando Moraes com alguns vilões da saga “Harry Potter” e de “Star Wars“. Veja:
One day, @Alexandre, this picture of you in prison will be real. Mark my words. pic.twitter.com/ZkHExAwQxm
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Nas respectivas publicações, o bilionário também aderiu a imagens feitas pela IA Grok, da qual é proprietário e concorre diretamente com o ChatGPT. Na imagem, o ex-político brasileiro aparece de toga segurando dois sabres de luz, em referência à franquia de “Star Wars”, além dos olhos maquiados.
Musk incluiu o comando utilizado para a produção da montagem. “Gere uma imagem como se Voldemort e um Lord Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil. É estranho!”, legendou ele. Confira:
Grok “Generate an image as if Voldemort and a Sith Lord had a baby and he became a judge in Brazil”
It’s uncanny! 🤣🤣 pic.twitter.com/aTdVRg9jrw
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Ao longo da madrugada, o dono do X continuou reagindo ao documento emitido pelo STF. Em outro post, ele compartilhou uma notícia do Estadão com a seguinte manchete: “A intimação de Moraes a Elon Musk via X é atípica e ilegal, dizem especialistas jurídicos”. Musk, então, teceu mais uma crítica a Alexandre. “Esse ‘juiz’ tem violado repetidamente as leis que jurou defender”, afirmou.
Por fim, o empresário repostou o vídeo de outro usuário com o símbolo do X na bandeira do Brasil. “X é o aplicativo de notícias número 1 do Brasil na App Store. Alexandre de Moraes está tentando suspender a única fonte de verdade no Brasil”, declarou o perfil, ao que Elon completou: “As pessoas querem saber a verdade”.
This “judge” has repeatedly broken the laws he has sworn to uphold https://t.co/JCOCVEPlnp
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
People want to know the truth https://t.co/A7O0c4lzWo
— Elon Musk (@elonmusk) August 29, 2024
Entenda o caso
A intimação feita no X foi algo inédito, segundo o próprio tribunal. Os responsáveis explicaram que a medida ocorreu, pois a plataforma não tem um representante legal no Brasil, e que a advogada registrada no processo, inclusive, foi intimada a apresentar as informações.
A decisão de Moraes tem como objetivo garantir que a rede social respeite as leis brasileiras. O documento também busca fazer o X pagar multas que foram impostas pela Justiça, por não cumprir o bloqueio de perfis que faziam ataques às instituições democráticas.
Em razão do descumprimento, o ministro aumentou o valor a ser pago, que passou de R$ 50 mil para R$ 200 mil por dia, até que a medida seja cumprida.
X fora do Brasil
A rede social confirmou no dia 17 de agosto que iria “encerrar as operações” no Brasil, uma vez que Alexandre de Moraes teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais. Contudo, apesar do escritório fechado, o serviço prestado pela plataforma continuou disponível para os usuários do país.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, declarou o X.
“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”, destacou o texto. “Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes”, concluiu a equipe. Leia a íntegra:
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024