Meta anuncia fim de filtros criados por usuários no Instagram; saiba como vai funcionar daqui para frente

A empresa informou que terceiros não poderão mais criar efeitos de realidade aumentada a partir de 14 de janeiro de 2025

A era dos filtros chegará ao fim? A Meta anunciou, nesta terça-feira (27), o encerramento do Meta Spark, que permite a criação e compartilhamento de efeitos de realidade aumentada. A plataforma deixará de funcionar a partir de 14 de janeiro de 2025.

Em comunicado enviado aos criadores de conteúdo, a empresa – responsável pelo Instagram, Facebook e Messenger – informou que a decisão foi tomada após uma “avaliação completa” e que os filtros de realidade aumentada criados por terceiros não serão mais acessíveis. A Meta explicou que os efeitos AR da própria companhia continuarão disponíveis nos aplicativos.

A empresa também expressou a sua gratidão à comunidade de criadores, empresas e outros envolvidos no desenvolvimento do Meta Spark. Lançada há sete anos, a plataforma desempenhou um papel fundamental na popularização da AR, permitindo que milhões de usuários experimentassem a tecnologia.

A plataforma deixará de funcionar a partir de janeiro de 2025. (Foto: Unsplash/Solen Feyissa)

A Meta ressaltou que a decisão se estende ao Meta Spark Studio, Meta Spark Players e Meta Spark Hub. Além disso, afirmou que a descontinuação faz parte de uma estratégia mais ampla da companhia para focar em produtos que atenderão melhor às futuras necessidades dos consumidores e clientes corporativos.

Continua depois da Publicidade

A empresa também se comprometeu a tornar essa transição a mais tranquila possível, garantindo aos usuários a criação de efeitos AR até a data oficial de encerramento. O anúncio pegou muitos criadores de surpresa, já que o conteúdo – que modifica os rostos, os corpos e os ambientes em tempo real – servem, principalmente, para divulgar um trabalho ou promover ações de marketing.

O comunicado da Meta logo se tornou viral nas redes sociais e fez com que muitos internautas reagissem na web. Veja:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques