Hugo Gloss

WhatsApp anuncia novo recurso de visualização única; entenda como funciona e aprenda a usar

Whats

WhatsApp aposta em novo recurso de visualização única

Temos novidades no zap zap! Buscando sempre aprimorar seu aplicativo, o WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (4), o lançamento de um novo recurso. A mudança tem como objetivo trazer uma possibilidade para aqueles que gostam de privacidade. Isso porque, agora, as pessoas poderão mandar mensagens com visualização única, que são apagadas automaticamente depois de serem vistas.

Os usuários do app vão poder enviar fotos e vídeos para serem visualizados apenas uma vez pelo receptor. Esse recurso pode ser aproveitado tanto pelos mais danadinhos, que gostam de mandar nudes, como para quem precisa enviar mensagens mais sensíveis, como senhas. A novidade começará a ser testada nos usuários a partir desta semana, de maneira gradual. Para ter acesso, é preciso utilizar a versão mais recente do aplicativo.

Ao receber uma foto ou vídeo de visualização única, a pessoa verá um ícone com o número 1, indicando que esse é o número de vezes que ela poderá ver aquela mídia. O destinatário clicará na mensagem e poderá conferir o conteúdo, voltando para a conversa logo em seguida. O ícone, então, será substituído por um texto dizendo “mensagem aberta”, e aquele material não ficará mais disponível.

WhatsApp aposta em novo recurso para quem quer mais privacidade (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Para enviar uma mídia em visualização única, funciona assim: selecione a função de enviar foto ou vídeo, e aparecerá um ícone com o número 1 na barra de texto, ao lado do botão de envio. Toque nele e depois selecione para mandar. O conteúdo não ficará salvo na memória do dispositivo usado pela outra pessoa, segundo informações do próprio WhatsApp.

Também não será possível encaminhar, salvar, favoritar ou compartilhar mídias recebidas ou enviadas com o recurso de visualização única ativado. Também só será possível saber se a outra pessoa abriu sua mensagem caso as confirmações de leitura, os famosos tiquezinhos azuis, estejam ativadas pelos dois contatos da conversa. Se o conteúdo não for visto em 14 dias, ele fica indisponível.

As imagens dessa função só poderão ser salvas se a pessoa tirar um print da tela. Pensando nisso, o aplicativo alerta: “envie fotos ou vídeos de visualização única somente para pessoas em quem você confia“. Ou seja, cuidado com os nudes, meu povo! O novo recurso é diferente das mensagens temporárias que, quando ativadas, fazem com que todas as mensagens trocadas desapareçam após sete dias.

Sair da versão mobile