Nos últimos dias, o tiktoker Agenor Tupinambá viralizou ao compartilhar a rotina fofa com sua capivara de estimação, a “Filó”, nas redes sociais. Após repercussão dos vídeos, o fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal e então multado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Ele também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com o animal das plataformas digitais.
O caso veio à tona no Instagram, na noite de ontem (18), quando Agenor compartilhou um nota de esclarecimento lamentando o imbróglio e falando sobre sua paixão pelos bichinhos. “Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais”, começou ele.
No texto, Tupinambá detalhou outras acusações. “Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida. No total, as multas somam mais de 17 mil reais, valor que nunca nem vi na minha vida”, pontuou.
Ao g1, o rapaz revelou que tem seis dias para entregar as companheiras, a capivara “Filó” e a papagaio “Rosa”, às autoridades. “Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso”, declarou o rapaz.
O tiktoker, que já retirou todas as publicações nas quais aparece interagindo com os animais de seus perfis está recebendo acompanhamento jurídico da deputada estadual Joana Darc. Agenor tem um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa. “Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria. Com amor, Agenor Tupinambá”, concluiu. Veja a íntegra:
O rapaz também se pronunciou nos stories. “Hoje passei por uma situação que nunca imaginei que passaria, minha cabeça girou, vomitei, minha garganta fechou… Fui procurado por agentes do Ibama e multado por maus-tratos de animais e várias outras coisas. Eu nunca seria capaz de fazer uma coisa dessas, mas são coisas que não podemos evitar”, desabafou.
Com orientação de sua assessoria, ele também fez uma transmissão ao vivo e se mostrou muito abalado com a situação. Segundo o criador de conteúdo, ele estava a caminho da faculdade quando seu coordenador entrou em contato, avisando que funcionários do Ibama esperavam pelo rapaz. “Eu fui, não queria ir sozinho, chamei minha irmã para ir comigo. Chegando lá a gente foi para uma sala, o pessoal começou a falar e começou a jogar as informações. Mostraram as multas que eu tinha que pagar, as acusações foram várias, as multas, somando tudo, dão mais de dezessete mil reais… uma situação horrível mesmo”, disse ele, visivelmente emocionado.
“Tive que assinar as papeladas das multas, também fui notificado para excluir todos os vídeos das minhas redes sociais, tanto do TikTok como também do Instagram, eu tinha um dia para excluir tudo. Outra coisa é que eu tenho seis dias para entregar a Filó para eles”, contou o rapaz, aos prantos.
“Minha mãe veio do interior aqui pra cidade pra me dar um apoio. (…) Eu vou ter uma reunião amanhã com o pessoal de advocacia e o pessoal jurídico para ver tudo isso sobre as multas, sobre tudo que tá acontecendo. Daí eu tenho uma resposta para vocês. Eu tenho 20 dias para recorrer com a minha defesa e a gente vai ver o que vai fazer amanhã. Nossa, gente, é difícil demais”, detalhou. “Quando eu sai de lá eu tive uma crise de ansiedade horrível, entrei em pânico, a ficha ainda não tinha caído (…)”, finalizou ele, agradecendo o apoio dos seguidores.
Sucesso das redes
Morador de uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas, Agenor ganhou fama na web quando começou a mostrar seu dia a dia ao lado de Filó. No vídeo mais famoso, é possível ver o rapaz de 23 anos pulando no rio e sendo imediatamente seguido pela capivara, que tem apenas cinco meses.
Além de Filó, o fazendeiro mostrou a convivência com outros animais, entre eles búfalos, a papagaia “Rosa”, um porco chamado “Baby”, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão.
O vídeo do ribeirinho Agenor Tupinambá com sua capivara de estimação, a Filó, já conta com mais de 40 milhões de visualizações e milhares de curtidas e comentários. No vídeo, o jovem mostra a sua rotina ao lado do animal.
Fonte: @portalbhaz
Confira! 🥰 pic.twitter.com/AgoG1zjVCH— TV Pai Eterno (@TVPaiEterno) February 9, 2023
Obcecada pelos vídeos do Agenor e a capivara Filó 😍 pic.twitter.com/dfN7ShVaWs
— 𝘾𝙖𝙧𝙤𝙡𝙞𝙣𝙚 🐝 🤠 (@CarolineCCacela) February 14, 2023
Agenor e sua capivara Filo. A vida do Rapaz interiorano que reside em Autazes – Am. O jovem faz faculdade de Agronomia na UFAM e vive a sua vida simples com a natureza e os animais. ♥️ pic.twitter.com/6QDfKGimco
— Cris 🐆⭐️💙🚩NORTE (@kellena810) March 18, 2023
Agenor afirmou que a maneira como encontrou sua fiel escudeira foi, além de inesperada, um tanto “triste”. Em papo com o g1, o tiktoker revelou que um primo que mora próximo a uma aldeia foi quem “recebeu” Filó. Na ocasião, indígenas que caçavam alimento haviam capturado outra capivara, mas não sabiam que ela estava grávida. “Eles cortaram a barriga dela, a ‘Filó’ nasceu e conseguiu sobreviver. Os índios deram ela para o meu primo e ele me deu”, detalhou. Foi a partir daí que ele começou a cuidar do animalzinho, que passou a viver em sua casa.
De acordo com Agenor, a conexão entre os dois foi instantânea e o amor só cresceu desde então. O jovem reforçou que, mesmo tendo perdido a família de sua espécie, Filó encontrou um lar e uma família humana ao lado do rapaz e de seus familiares. “Ela sempre dormiu comigo. Ela é muito apegada. Com meu cunhado, com meus irmãos. Com todo o carinho que ela recebe da gente, eu acho que ela retribui”, revelou.
Agenor faz as publicações nas redes desde 2019. No entanto, nenhuma delas havia chamado tanta atenção como o compilado de momentos ao lado de Filó, publicado há cerca de dois meses. “Quando eu publiquei, em minutos, já foi entregando para muita gente. Eu publiquei no Instagram e fui tirar leite no curral, como é a minha rotina. Quando voltei, eu vi que já estava em 10 mil visualizações e muitas curtidas. Depois, foi só aumentando e eu postei no TikTok. Também viralizou em questão de segundos”, comentou.
“Eu sempre almejei crescer bastante nas redes sociais. Sempre sonhei com isso e hoje eu acredito que eu não estava preparado para isso. Nem sei como lidar com tudo que está acontecendo agora. Eu mostro também que a gente pode ser muito feliz com o pouco que tem. A gente não precisa de muito para ser feliz, só precisa aproveitar os momentos, as oportunidades, saber observar e sempre respeitar a natureza dos animais”, declarou ele, na época da publicação.