O vídeo lamentável do jornalista Rodrigo Constantino dizendo que castigaria sua filha por determinada postura em caso de estupro, causou revolta não apenas nos internautas anônimos… A cantora Anitta ficou extremamente indignada com as falas do ativista bolsonarista, e não poupou argumentos para demonstrar o quão equivocado foi o discurso dele, que rendeu sua demissão na rádio Jovem Pan.
Na publicação feita por Rodrigo em seu Instagram, em que ele destaca a gravação polêmica, a estrela foi logo se solidarizando com a filha do jornalista, que aparentemente não contaria com o apoio e proteção do pai caso fosse vítima de um crime tão bárbaro. “Coitada da sua filha… E de você que nunca vai saber quem são seus filhos de verdade porque nunca vão compartilhar a vida deles com um ser vivo desse…”, escreveu Anitta, que chegou a receber o apoio de Lexa com emojis batendo palmas.
Em seguida, a artista também levantou outras hipóteses, mas agora colocando Constantino como a vítima. “Se eu te encontrar dormindo no sofá (ou porque você bebeu um pouco a mais numa reunião de amigos, ou porque alguém colocou uma droga na sua água pra não ter que ouvir essas b*stas que você fala) e eu comer seu c* com um cintaralh*, a culpa também foi sua, então? Só para saber, caso alguém esteja interessado”, cogitou.
No Twitter, Anitta voltou se posicionar sobre o caso. Na publicação em que o jornalista anunciou sua demissão da Jovem Pan, ela colocou seu deboche para trabalhar… “Então, moço. Rádio é coisa profana. Rádio toca música do mundo, toca Anitta, essa feminista v*dia, mocreia, etc, etc”, começou, referindo-se à um dos trechos ditos por Constantino. “Melhor buscar trabalho num lugar mais decente. O senhor é um ser de nível mais elevado, vai achar rápido”, alfinetou.
O principal argumento que Rodrigo tem utilizado para se defender das críticas é de que ele teve suas falas distorcidas. Em outra publicação no Twitter, ele compartilhou o tuíte de um seguidor o defendendo. Anitta voltou a se manifestar e, dessa vez, ela foi bem clara para demonstrar que realmente não existe discussão, o vídeo feito pelo jornalista é completamente errado.
“Fiquei de férias numa casa com 10 homens. Eu era a única mulher. Fiquei tri bêbada todos os dias… Nenhum transou comigo. Acho que vou ligar para os pais de um por um para agradecer a educação que deram pra esses rapazes. Imagina se tivessem sido educados do seu jeitinho? Ufa!”, exemplificou com ironia.
Entenda o caso
Durante uma live nesta quarta-feira (4), Rodrigo Constantino comentou o caso revoltante da audiência que inocentou André de Camargo Aranha no estupro da influencer Mariana Ferrer. No entanto, ao falar sobre “estupros consentidos” — algo que não existe, vale ressaltar —, o jornalista falou de como reagiria com uma situação hipotética que pudesse ocorrer com sua filha.
“Se minha filha chegar em casa, eu dou boa educação para que isso não aconteça, mas a gente não controla tudo, se ela chega em casa e fala: ‘pai, fui pra uma festinha e fui estuprada’. Eu vou falar: ‘Me dá as circunstâncias’. ‘Ah, fui pra uma festinha e fui estuprada’. [Eu vou falar:] ‘Me dá as circunstâncias’. ‘Ah, fui pra uma festinha, eu e três amigas, tinha 18 homens, nós bebemos muito, tava ficando com dois caras e eu acabei dormindo. Fui abusada’. Ela vai ficar de castigo feio, eu não vou de denunciar um cara desse pra polícia”, disse.
Em seguida, o discurso segue reforçando seu argumento de que a vítima precisa ser culpabilizada, algo que não deve ser feito em nenhuma circunstância. A culpa de um crime é da pessoa que o cometeu. “Eu vou dar esporro na minha filha, porque alguma coisa ela errou feio. E eu devo ter errado pra ela agir assim, né? Porque é um comportamento completamente condenável, porque a gente não pode mais falar essas coisas hoje em dia, né? Que existe mulher decente?”, continuou o ativista bolsonarista. Confira o vídeo:
Constantino falando que botaria a filha de castigo e não denunciaria um potencial estuprador que abusasse dela bêbada
Que nojo desse cidadão pic.twitter.com/uNeQ9X25gl
— neo 🌐 (@neoliberalindo) November 4, 2020
Demissão da Jovem Pan
Rapidamente, o vídeo de Constantino viralizou nas redes e rendeu uma grande repercussão negativa. A rádio Jovem Pan foi duramente cobrada para se posicionar sobre o caso, uma vez que o jornalista é um dos seus comentaristas contratados. “Colegas e amigos da @JovemPanNews: Há um limite ético e civilizatório até o qual se pode chegar. Apologia ao estupro ultrapassa em muito esses limites. Ou vocês reagem a isso de maneira clara ou serão sempre confundidos com essa escória moral, esse lixo humano. Não há escolha”, revoltou-se a apresentadora Vera Magalhães, do programa “Roda Viva”.
https://twitter.com/veramagalhaes/status/1324036628818612224?s=20
Posteriormente, a empresa comunicou a demissão do jornalista. “Diante do ocorrido nesta quarta-feira em uma live independente promovida fora de nossas plataformas por um de nossos comentaristas, o Grupo Jovem Pan esclarece que desaprova veementemente todo o conteúdo publicado nos canais pessoais e apresentado nessa live. Reafirmamos que as opiniões de nossos comentaristas são independentes e necessariamente não representam a opinião do Grupo Jovem Pan”, escreveu.
“No caso de Mariana Ferrer, defendemos que a vítima não deve ser responsabilizada pelos atos de seu agressor, apesar do respeito que todos nós devemos ter às decisões judiciais. Em consequência do episódio, na tarde desta quarta-feira, Rodrigo Constantino foi desligado de nosso quadro de comentaristas”, finalizou a emissora.
Indignação de Constantino
Em seu perfil no Twitter, o jornalista demonstrou sua insatisfação com a demissão, e argumentou que foi vítima de uma “distorção das suas falas”. “Vocês venceram uma batalha, parabéns! A pressão foi tão grande sobre a Jovem Pan, DISTORCENDO CLARAMENTE MINHA FALA, que não resistiram. Não os culpo. É do jogo. Quem me conhece e quem viu de fato sabe que eu jamais faria apologia ao estupro! Mas desde já estou fora da Jovem Pan. Sou muito grato por tudo que a Jovem Pan fez, pelo espaço livre, pela confiança. Foi um período de trabalho intenso, muitas conquistas e crescimento”, disse.
https://twitter.com/Rconstantino/status/1324067438133170179?s=20
Anteriormente, Constantino já tinha contrariado as palavras que ele mesmo utilizou em seu vídeo. “Uma amiga próxima, que SABE quem sou e como sou como pai e marido, mandou mensagem dizendo que alguns podem ter entendido, fora do contexto, que eu falei no caso de minha filha ser ABUSADA. Não! Eu falei no caso de CONSENTIR BÊBADA, com quem estava ficando. Basta ouvir novamente”, tentou explicou.
https://twitter.com/Rconstantino/status/1324053923364220936?s=20
“Se a mulher está bêbada, mas em condições de pegar a chave do carro e dirigir, ela está consciente ou ‘vulnerável’ caso diga SIM para o parceiro que lhe propõe sexo? Lembrem-se: toda a premissa é que ela CONSENTIU no caso, não de que foi ABUSADA”, tuitou.
https://twitter.com/Rconstantino/status/1324058365991989253?s=20