Notícia muito triste no mundo dos e-sports! Byron Bernstein, conhecido como “Reckful”, faleceu nesta quinta-feira (02), aos 31 anos. O jogador profissional de World of Warcraft foi um dos maiores destaques no jogo, além de carregar uma legião de fãs no Twitch. A notícia foi confirmada por um companheiro de quarto e pela namorada dele.
A causa oficial da morte ainda não foi confirmada. Entretanto, de acordo com a Forbes, há a suspeita de suicídio. Hoje mais cedo, Reckful havia pedido sua companheira, conhecida como Becca Tilts, em casamento. “Eu sei que sempre serei um pouquinho doido demais… e essa é a prova… mas ao menos você nunca ficará entediada. Quer se casar comigo, Becca?”, escreveu ele, pelo Twitter.
O streamer norte-americano também pediu aos seguidores para que não pressionassem a namorada dele a aceitar o pedido. “NÃO a pressionem a dizer sim, eu estou sendo completamente insano aqui. Não vejo ela há seis meses. O motivo para esse post é que eu sei que é ela quem eu quero para sempre, e queria dizer a ela que eu sei que o meu compromisso é real”, completou.
DO NOT make her feel pressured to say yes, i am completely insane here
i have not seen her in 6 months.
the reason for the post is
I know she’s the one i want forever, and I wanted her to know my commitment is real
— Reckful (@Byron) July 2, 2020
Pouco depois, ele voltou a comentar sobre sua “insanidade”. “Ah, me sinto mal por qualquer um que tenha de lidar com a minha insanidade”, tuitou. O influencer ainda parece ter abordado seu estado naquele momento: “Por favor, apenas saibam que, nessas situações, a pessoa insana não se sente no controle de suas ações”.
please just know in these situations the insane person does not feel in control of their actions
— Reckful (@Byron) July 2, 2020
A publicação de Reckful com o pedido de casamento recebeu uma chuva de críticas pelo Twitter. Expressões como “Constrangedor” e “Nojo” foram recorrentes nas respostas. Outros comentários incluíram citações como: “Delete esse tuíte antes que ela veja”, “Espero que ela diga não” e “Por que você não pode fazer o pedido pessoalmente? Por que precisa ser pela rede social?”. Um usuário ainda disparou: “Se ele estiver falando sério, fazer o pedido pelo Twitter não apenas é terrível e constrangedor, como é bem b*sta por colocar pressão na Becca”.
Confira prints das reações:
A cultura do cancelamento tem que acabar mano, é muito paia isso, banalizou um negócio que começou com um bom motivo e está causando danos psicológicos a uma pá de gente mano. Hoje o streamer Reckful cometeu suicídio devido a chuva de hate e jovens "canceleiros" do tt pic.twitter.com/dZfAzUWjpK
— 🐺🔥 (@f_ranca_) July 2, 2020
Becca confirmou a morte de seu namorado em um longo desabafo, no qual lamentou não estar com ele na ocasião. “Eu não vi o pedido de casamento antes que fosse tarde demais, mas isso não muda o fato de que eu não pude estar lá por ele”, escreveu ela, que também é jogadora profissional do “Teamfight Tactics”.
Ela ainda abordou a saúde mental de Reckful, que sofria com depressão, e recordou sobre seu relacionamento com ele. “Ele me fez perceber que eu não sabia nada sobre depressão, não sabia nada sobre questões de saúde mental”, contou. A jogadora também mandou um emocionante último recado para ele: “Eu farei o meu melhor para viver como o melhor ser humano que eu posso ser, Byron. Eu prometo. Descanse em paz“.
RIP july 2, 2020
Read: https://t.co/B70pWw96iR
— Becca (@BeccaTILTS) July 2, 2020
Relembre a carreira de Reckful
Byron Bernstein era muito conhecido no universo dos games. Ao longo de seis temporadas consecutivas, Reckful foi o mais bem ranqueado no World of Warcraft, além de ter ganhado uma série de torneios que disputou, e de ter participado de diversos eventos envolvendo o jogo.
No Twitch – rede social em que os jogadores transmitem suas partidas –, Byron também era muito popular. Suas transmissões sempre contavam com dezenas de milhares de espectadores. Além disso, seu perfil por lá contava com quase 1 milhão de seguidores.
Comoção pela web
Nas redes sociais, muitos lamentaram o falecimento do jogador, como Marcus Graham, um dos diretores do Twitch. “Descanse em paz, Byron. Eu não tenho mais palavras pra expressar o quanto estou triste pela família de Byron e pela comunidade dos streamings… Isso é devastador”, declarou ele.
RIP Byron. I just don't have any more words to convey how sad I am for Byron's family and the streaming community… this is devastating. https://t.co/L6vpSZwWno
— djWHEAT (@djWHEAT) July 2, 2020
O influencer e streamer Chance Morris, mais conhecido como Sodapoppin, também manifestou seu pesar nessa ocasião. “Byron, você merecia mais do que isso. A vida não é justa. Algumas vezes, você era a melhor pessoa para se passar algum tempo, você merecia algo muito melhor do que isso. Você foi e sempre será uma lenda na minha vida, e nesse sentido você nunca morrerá”, lastimou o jogador.
Byron u deserved better. Life is not fair. You were at times the best person to spend time with, u deserved…so much better than this. U were and always will be a legend in my life so in that way you'll never die. RIP.
— ChanceMorris (@Sodapoppintv) July 2, 2020
Alguns streamers brasileiros e outros fãs do trabalho de Reckful ficaram tristes com a perda. Além disso, foram vários os comentários sugerindo que a “cultura do cancelamento” e as críticas de haters nas redes sociais teriam prejudicado o jogador, ainda em vida. Confira:
que história triste, que situação merda, eu tô arrasado com a história do Reckful.
não o conhecia, mas como streamer, isso me deixa profundamente triste.
descansa em paz 💙
— calango (@Calango) July 2, 2020
estou sem chão com a notícia da morte do Reckful
me pegou de surpresa.
é muito fácil espalhar palavras fervorosas de ódio na internet.
cuidado, palavras pesam, palavras machucam
— meiaum (@oMeiaUm) July 2, 2020
https://twitter.com/vzrtigz/status/1278746684789571589?s=20
essa porra de cancelamento parece que eh um monte de verme, urubu, só esperando o alvo dar mole pra poder atacar e alimentar o próprio ego
pq talvez só assim pra gente retardada preencher o vazio q tem
era óbvio que um dia uma vida ia ser perdida
F Reckful :(
— Rello (@rellowtf) July 2, 2020
IMPORTANTE: Depressão é um assunto super sério e pode atingir qualquer pessoa. Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou considerando o suicídio, ligue para o ‘Centro de Valorização da Vida’ pelo número 188. O CVV realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para mais informações, clique aqui.