Hugo Gloss

‘Crepúsculo’: Diretora conta o que faria de diferente e revela ‘profecia’ de Kristen Stewart no décimo aniversário do longa!

ROME - OCTOBER 30: (L-R) Actress Kristen Stewart , actor Robert Pattinson, director Catherine Hardwicke attends the 'Twilight' Premiere during the 3rd Rome International Film Festival held at the Auditorium Parco della Musica on October 30, 2008 in Rome, Italy. (Photo by Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Nem parece, mas já faz dez anos que o filme ‘Crepúsculo’ foi lançado! Por conta do aniversário do início da franquia, a cineasta Catherine Hardwicke revelou o que mudaria no longa-metragem baseado nas obras de Stephenie Meyer e protagonizado por Robert Pattinson e Kristen Stewart. Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, ela disse que não ganhou a verba que gostaria do estúdio para realizar o projeto. Além disso, Catherine não foi autorizada a filmar na cidade de Forks, na qual a história do vampiro Edward Cullen e a humana Bella Swan se passava na história original.

Eu queria filmar em Forks, Washington, o cenário do livro, porque gostava dessa autenticidade, que era proibitiva. Conseguimos ser criativos e recriar elementos de Forks. Fizemos tudo o que podíamos para parecer Forks, e Portland não está tão longe. Eu queria filmar na praia real de La Push, no Oregon, que é linda, mas filmamos em outra bela praia. Também tive uma sequência de sonhos debaixo d’água que não gravamos. De resto, realmente consegui fazer tudo o que queria“, revelou Catherine.

Catherine Hardwicke, Robert Pattinson e Kristen Stewart durante o período de divulgação de ‘Crepúsculo’ em 2008. (Foto: Getty)

Em outro ponto da conversa, a cineasta revelou como foi trabalhar com Robert Pattinson e Kristen Stewart quando ambos eram muito jovens. “Kristen e Rob eram crianças indie quando começamos, e eles eram como eu: não percebiam o quão grande o filme seria. E me lembro de um dia em que Kristen se virou para mim e disse: ‘Eu acho que isso vai mudar a minha vida’. Eu podia ver essa jovem de 18 anos olhando para um mundo totalmente novo“, revelou. Profética, hein?!

Segundo Catherine, o sucesso da franquia ‘Crepúsculo’ foi o que possibilitou que seus protagonistas ganhassem mais liberdade para fazer outros projetos mais alternativos. “Dentro de um ano, ambos estavam faturando US $ 30 milhões. Mas eles ainda são garotos indie, ainda estão fazendo projetos individuais, e creio que ‘Crepúsculo’ lhes deu os meios para agora fazerem parte de qualquer projeto que eles queiram“, disse ela.

Robert Pattinson e Kristen Stewart na premiere de ‘Crepúsculo’ em 2008. (Foto: Getty)

Na entrevista, a cineasta ainda comentou como se sente agora que ‘A Saga Crepúsculo’ completou dez anos. “É ótimo que as pessoas ainda conheçam e amem ‘Crepúsculo’. Como diretora, há milhares de pequenos detalhes em todos os filmes, incluindo as decorações no set e nos figurinos“, contou.

Esses detalhes aumentam a textura do filme, mas ninguém geralmente os percebe especificamente. Mas esse não é o caso dos fãs de ‘Crepúsculo’. Eles viram o filme tantas vezes que conhecem todos esses detalhes e os pegam. Isso é algo divertido e gratificante sobre este filme como diretora“, acrescentou a cineasta.

Para Catherine, a experiência de dirigir o primeiro filme da ‘Saga Crepúsculo’ foi ótima. Afinal, ela estava no Guinness Book of World Records por conta da maior bilheteria do fim de semana de estreia na época. Segundo a cineasta, isso contribuiu para que as pessoas percebessem que filmes com uma protagonista feminina seriam viáveis.

*Leia também:
— ‘Crepúsculo’: Diretora revela detalhe por trás da escalação de Robert Pattinson e comenta possível reboot
— ‘Crepúsculo’ completará dez anos e Robert Pattinson revela expectativa: “Estou pronto!”

Por exemplo, ‘Divergente’ e ‘Jogos Vorazes’. Todos esses filmes não teriam acontecido se não tivéssemos provado que projetos como esse poderiam ser bem-sucedidos. Infelizmente, todos os filmes que acabei de mencionar – incluindo as sequências de ‘Crepúsculo’, os dois filmes de ‘Divergente’ e todos os filmes dos ‘Jogos Vorazes’- foram dirigidos por homens“, exemplificou.

Eles carregaram uma protagonista feminina, mas não continuaram com uma diretora. Por que eles não procuraram outras mulheres?“, questionou a cineasta. “É uma loucura que as pessoas pensem que as mulheres não podem dirigir filmes de ação“, concluiu Catherine.

Sair da versão mobile