Será que foi uma boa ideia? Nesta terça-feira (25), Kim Kardashian anunciou sua nova linha de roupas modeladoras para o corpo. No entanto, ao registrar sua nova marca sob o nome de “Kimono”, a empresária acabou causando várias críticas a si mesma. Para alguns, o nome da linha foi ofensivo e seguidores alegaram que ela estaria fazendo uma apropriação cultural nesses produtos. Vixe!
Ainda ontem, nossa musa se alegrou ao divulgar as primeiras imagens de seus novos produtos desenvolvidos. “Kimono é a minha visão em shapewear e soluções para as mulheres que trabalham de verdade”, escreveu ela. Kim também se orgulhou de ter feito os itens para vários tons de pele. Dá uma olhada:
No entanto, pouco depois, muitas mulheres asiáticas acabaram não gostando muito do nome ao qual Kim atribuiu a sua linha. Com a hasthag #KimOhNo, vários perfis se manifestaram, acusando-a de ter se apropriado dessa cultura em prol dos seus lucros. “Minha cultura não é seu gerador de nome de marca”, reclamou uma seguidora no Twitter.
My culture is not your brand name generator 🇯🇵👘🍱🍵 #KimOhNo
— mayuko (@hellomayuko) June 26, 2019
Outra jovem criticou o fato de ninguém ter dado um toque de que isso poderia ser visto de forma negativa, ou mesmo como algo desrespeitoso. “Uau, Kim, obrigado por estragar a cultura japonesa!!! Minha cultura não é seu brinquedinho. Você não tem nenhum respeito por pessoas que não são sua família, tem? Nesses 15 anos desenvolvendo o projeto, não deu pra encontrar um conselheiro cultural?“, rebateu ela.
E teve também quem compartilhou registros dos próprios familiares: “Esses são os kimonos da minha avó. Alguns deles foram bordados e tingidos por ela mesma“. Dá uma olhada:
Wow, @KimKardashian.
Thanks for BUTCHERING Japanese culture!!! My culture is not your plaything.
You don't have any respect for people who are not your family, do you?
In the 15 yrs developing this project, couldn't you find a cultural advisor?#KimOhNo #culturalappropriation https://t.co/OsDYVZxPhx— 🐼kasumi🦄✨ decolonisation & liberation for all (@liaoyingQQQi) June 26, 2019
https://twitter.com/Ginji_GoldFish/status/1143682045903699969
Não bastasse isso, a repercussão das críticas foi ainda maior. Muitas pessoas negras também trouxeram à tona uma antiga reclamação, de que a socialite teria se apropriado também da cultura dos negros. Compartilhando memes com suas queixas, todos mandaram aquele bom e velho “eu avisei”. “Mulheres negras realmente contaram a vocês sobre Kim, e agora ela está aí registrando Kimono como se fosse uma nova palavra da moda que ela pensou. O desrespeito está me matando“, mencionou uma conta. Olha só as reações:
Black women really fucking told y’all about Kim and now she out here trying to TRADEMARK Kimono like it’s some new and trendy word she thought of. The disrespectful is blowing me. #KimOhNo
— ❝latte❞ (@incaselatte) June 26, 2019
*everyone mad at Kim because she’s appropriating Japanese culture.* #KimOhNo
Black women: pic.twitter.com/2dZbvDzquN
— raveen marie 🫶🏾 (@xoraveen) June 26, 2019
*People in uproar over Kim Kardashian appropriating Japanese culture*
Black people: #kimono #KimOhNo pic.twitter.com/cfYyXQqzfI
— RealTVaddict (@t_vaddict) June 26, 2019
Eita, gente! Será que ela vai falar alguma coisa sobre esse caso? Só nos resta aguardar…