Jamie Campbell 3

Exclusivo: Jamie Bower conta que cena de ‘Stranger Things’ foi ‘real’, e revela reação de Millie Bobby Brown ao vê-lo como Vecna pela primeira vez; assista

Em entrevista a Hugo Gloss, o ator ainda contou como foi a preparação e quais foram os principais desafios para dar vida ao vilão de Stranger Things

Qual seria a sua reação ao dar de cara com o vilão da quarta temporada de “Stranger Things“? Jamie Campbell Bower, ator que encarnou Vecna na série, contou que Millie Bobby Brown, a Eleven, chorou ao vê-lo caracterizado pela primeira vez. O mais incrível é que esse momento foi gravado e está na nova leva de episódios já disponíveis na Netflix.

Em entrevista concedida a Bruno Rocha, o nosso Hugo Gloss, o astro revelou que a reação da Eleven foi realmente o que Millie sentiu ao ver o vilão. “O que você vê no episódio 9, a reação dela ao Vecna é literalmente a reação dela ao Vecna. Ela nunca havia me visto com aquela maquiagem antes, nunca. E ela está chorando e aquilo é exatamente quem ela é. E esse tipo de coisa é exatamente o que nós esperamos captar na câmera, porque é real, é a coisa real”, afirmou.

Jamie Campbell 3
Millie Bobby Brown chorou ao ver Vecna pela primeira vez. (Foto: Divulgação/ Netflix)

Conexão imediata

De acordo com Jamie, ele e a atriz conseguiram estabelecer uma conexão ainda na época da leitura do roteiro. “Eu estava falando com ela, dizendo minhas falas, e ela virou e olhou nos meus olhos, e isso cria um nível de confiança e simplesmente abre a vulnerabilidade, o que, como atores, é basicamente tudo o que estamos tentando atingir”, relembrou. A partir daí, os dois viraram amigos. “Eu venero a Millie, a admiro e a amo demais. Ela se tornou uma grande amiga e alguém que eu espero que seja uma parte muito importante da minha vida por muitos anos. Eu conheci a família dela e simplesmente a acho incrível”, compartilhou.

Continua depois da Publicidade

A transformação do vilão

Questionado por Gloss sobre o vídeo de caracterização do Vecna que viralizou nas redes sociais, o ator confessou que o processo de construção do personagem demorou mais de um ano. “Levou bastante tempo, acho que nós começamos as provas de visagismo para o Vecna lá para janeiro ou fevereiro de 2020. Demorou, provavelmente, mais ou menos um ano para trazer esse elemento físico do Vecna à vida“, revelou ele, citando que mergulhou no personagem durante a pandemia. “Foi intenso para mim, e eu gosto da intensidade, eu gosto de me jogar nas coisas, o máximo possível“, pontuou Jamie.

O ator ainda descreveu um pouco do processo mental para encarnar o papel. “Nós ganhamos tanto tempo para a preparação devido a tudo que aconteceu que, para mim, no final, foi sobre o objetivo do Vecna. Qual é a emoção que ele está sentindo consistentemente. Ele foi deixado sozinho neste espaço por inúmeros anos, remoendo o seu ressentimento e sua raiva. E também, tive que considerar as suas experiências humanas, com os seus pais, com o Brenner e com a Eleven”, disse.

A meditação e o distanciamento, segundo Bower, também o ajudaram nas gravações. “Eu tirava alguns dias antes de filmar e ficava sozinho, e a meditação sempre ajudou muito para quando eu precisasse repentinamente adentrar nisso e entrar em contato com isso bastante rápido. E isso não quer dizer que eu não era capaz de conversar com as pessoas e me divertir no set de filmagens, porque eu era, mas eu via o set e eu vejo o set muitas vezes como uma oportunidade”, comentou.

O ‘Melhor Cabelo’

Fenômeno das redes sociais, com fãs ávidos, a série chegou a gerar um debate sobre qual personagem teria o melhor cabelo. Hugo questionou o motivo de Jamie não concorrer nessa disputa. “É porque não está na série, infelizmente. Mas, na minha opinião, a equipe fez um trabalho incrível para todos nós no que se trata dos nossos cabelos. O meu era verdadeiro, eu fiz uma permanente – e na primeira vez, eu surtei, foi assustador!”, relatou.

Mas o seu cabelo é maravilhoso! Quer dizer, você está lá no topo com o Steve [Harrington, papel de Joe Keery], para ‘melhor cabelo’“, completou ele, se referindo à Joseph Quinn. “Eu acho que sim. Eu espero que sim. Pois é um departamento bem impressionante, com aquela peruca“, reagiu o intérprete de Eddie Munson, também presente na entrevista.

Jamie Campbell
Jamie Bower na pele de Vecna, figura temida em Stranger Things (Foto: Reprodução / Netflix)

Sufoco com figurino

Além de passar horas diariamente na sala de maquiagem, Jamie também enfrentou perrengues com o figurino de Vecna. “Era bastante pesado, então tive que lidar com isso, eu estava suado em muitos dos momentos. Você meio que cria uma barreira e ultrapassa ela, porque o personagem não está suado, então não sue”, afirmou.

As estruturas, entretanto, foram úteis para atingir a psique do personagem. “Foi de extrema importância. O aspecto físico da coisa foi algo que eu estava muito consciente. Eu tenho alguns centímetros extras no topo da minha cabeça, tem alguns centímetros extras na pele, então tive que empurrar para fora a energia que está saindo do meu corpo por uma outra camada, na intenção daquilo virar uma pele, foi algo pelo qual eu fiquei muito fascinado. Eu ficava horas encarando a minha mão e imaginando os meus dedos sendo mais longos, simplesmente me fincando no chão com essa coisa inserida“, explicou.

Continua depois da Publicidade

Mesmo com Vecna sendo considerado o grande vilão da temporada, o astro mostrou ter uma visão diferente sobre o personagem após interpretá-lo. “Eu acho que a ideia de pessoas apresentando uma versão falsa delas mesmas, particularmente nesta época de redes sociais e essas coisas todas, nós muitas vezes só encontramos a melhor parte da vida das pessoas, e eu, sabe, eu me conecto com isso, bastante. Então, sim, eu realmente o compreendo”, observou Jamie.

“Eu não necessariamente o vejo como o grande mal, eu o vejo como o ponto de conflito para esta temporada e para os personagens que nós conhecemos e amamos há algum tempo. Então, eu acho que eu sempre o vi como uma espécie de braço direito da justiça”, concluiu.

Confira a entrevista completa: