Hugo Gloss

Exclusivo: Zión Moreno, de ‘Gossip Girl’, fala sobre o ship ‘Lunet’, retorno de personagens originais e quebra de estereótipos como mulher trans; assista

Hello, Upper East Siders, Gossip Girl here! A 2ª parte da primeira temporada de ‘Gossip Girl‘ está prestes a estrear no HBO Max e a equipe do hugogloss.com conversou com a incrível Zión Moreno, que dá vida à designer Luna La na trama, sobre os novos episódios. No bate-papo, a atriz nos contou tudo sobre seu envolvimento no projeto, a apreensão com a reação do público e detalhou o que deseja para o futuro da estudante – que envolve até um ‘affair’ nada convencional com um dos personagens da série original. OMG! A jovem também falou sobre sua experiência como mulher trans e reforçou o desejo de quebrar estereótipos que pairam sobre a comunidade LGBTQIA+ na mídia tradicional.

No dia 25 de novembro, os fãs da série têm um encontro marcado com a nossa fofoqueira favorita e os principais alvos de seus ‘exposeds’ na web – Julien (Jordan Alexander), Obie (Eli Brown), Zoya (Whitney Peak), Aki (Evan Mock), Max (Thomas Doherty), Audrey (Emily Alyn), Monet (Savannah Lee Smith) e, é claro, Luna La (Zion Moreno)! O novo grupo de adolescentes mais ricos (e dramáticos) de Manhattan já conseguiu reunir muitos fãs e promete marcar uma geração, bem como sua antecessora. A experiência não foi diferente com a atriz e modelo de 26 anos.

Quando questionada pelo hugogloss.com sobre a influência do programa original, Zión revelou que já era expert no mundo de Blair Waldorf e Serena Van Der Woodsen, muito antes de integrar o elenco. “Quando eu estava crescendo, eu assistia à ‘Gossip Girl’ religiosamente. Então, eu tive uma relação muito próxima com a série. Tão próxima, que eu ia para a escola e as pessoas ficavam tipo: ‘Você assistiu ao novo episódio de ‘Gossip Girl’ ontem à noite?’. E eu dizia: ‘Como que eu poderia perder?!’. Então, eu gostava muito mesmo!”, contou.

Moreno nasceu em El Paso, no Texas, é filha de pai e mãe mexicanos e cresceu em Albuquerque, no Novo México. Em sua casa, o espanhol era a primeira língua e a cultura era diferente, mas ela sempre foi atraída por séries que retratavam o ritmo insano da cosmopolita Nova York – por isso a paixão por ‘Gossip Girl’. “Eu era basicamente obcecada com séries que se passavam em Nova York, porque, quando eu estava crescendo, [a cidade] era o resumo de viver a vida, era o centro dos influencers”, relembrou.

Ao longo dos anos, no entanto, sua relação com a atração mudou. “Depois que eu cresci e virei uma adulta, eu parei de amar [Gossip Girl] do jeito que eu amava, [mas] ela ainda tinha um espaço muito especial no meu coração. Então, quando eu consegui o teste, eu senti que precisava dar uma chance, porque [a série] era uma coisa que foi tão especial para mim”, revelou.

‘Gossip Girl’ ficou no ar de 2007 a 2012. (Foto: Reprodução/The CW)

Plot twists inesperados

Uma das principais diferenças entre a série inicial e a nova geração são as figuras por trás da maior fofoqueira de Manhattan. Antigamente, o responsável pelas fofocas era Dan Humphrey (Penn Badgley) e a descoberta sobre a ‘blogueira onipresente’ foi um choque para Moreno. “Eu acho que assim como todo mundo, eu fiquei tipo: ‘O que é isso?!’, quando eu descobri quem era a Gossip Girl original. Eu fiquei tipo: ‘Isso não faz sentido algum! Porque seria ele (Dan)?!’, sabe?”, recordou. “Porque ele se atingia também! Ele ficava sozinho no quarto dele reagindo aos posts da Gossip Girl quando ele estava sozinho, então não fez sentido algum. Mas quer saber, eu aprecio a integridade criativa [dos showrunners]“, declarou.

O ‘lonely boy’ Dan Humphrey (Penn Badgley) era a ‘Gossip Girl’ original. (Foto: Reprodução/The CW)

Desta vez, quem instaura o caos na vida dos alunos da Constance Billard e St. Jude, são, de fato, quatro professores e membros do corpo docente: Kate (Tavi Gevinson), Jordan (Adam Chanler-Borat), Wendy (Megan Ferguson) e Reema (Rana Roy), uma dinâmica que surpreendeu a atriz. “Quando eu li o novo roteiro, eu pensei que era uma abordagem muito legal! Eu pensei que era realmente muito necessário deixar o público saber de cara quem a Gossip Girl era. Eu acho que os professores são malucos, mas eu acho que mostra que todo mundo é a ‘Gossip Girl’ hoje em dia. Pode cair nas mãos de qualquer um!”, avaliou.

Atualmente, um time de professores da Constance Billard e St. Jude controla o Instagram da Gossip Girl. (Foto: Reprodução/HBO Max)

Futuro de Luna La

Ao longo dos primeiros episódios, Luna La (Moreno) e Monet (Savannah Lee Smith) são responsáveis por grande parte do sucesso da protagonista, Julien Calloway (Jordan Alexander), como influencer. Isso porque Luna é uma fashionista, enquanto Monet é expert nas redes sociais. A dupla chamou muito a atenção dos fãs da trama, que logo criaram o ship “Lunet” e passaram a torcer para que, além de amigas, elas se tornassem namoradas. No entanto, eventualmente, elas decidiram seguir caminhos diferentes, o que desapontou alguns telespectadores.

Ao falar sobre o relacionamento das personagens, Zión revelou que não vê um futuro amistoso ou romântico entre elas. “Eu acho que Luna e Monet são tipo, parceiras de negócios muito boas”, analisou a modelo. “Eu acho que elas são mais parceiras de negócios do que amigas, infelizmente – porque eu sei que o Twitter sempre fica: ‘Ah, deixem elas ficarem juntas, elas são melhores amigas e seriam ótimas namoradas!’, mas eu não acho que a Luna e a Monet necessariamente se gostam muito. Elas só estão lá para, você sabe… o futuro da carreira delas”, esclareceu.

Monet (Savannah Lee Smith) e Luna (Zión Moreno) são uma dupla implacável na 1ª temporada de ‘Gossip Girl’. (Foto: Reprodução/HBO Max)

“A Luna se importa mais com a Julien do que com a Monet e mais com o grupo de amigos em geral. Porque a Luna pode ser, sabe, sem coração às vezes, mas ela também conhece essas pessoas muito intimamente, então ela também se importa com eles, enquanto eu sinto que a Monet é fria como gelo, só faz as coisas para ela mesma, não pensa em mais ninguém”, acrescentou. Para o futuro distante de sua personagem, Moreno espera conquistas grandiosas. “A Luna já tem um agente, então eu creio que ela já sabe o que ela quer, e eu espero vê-la sendo dona e criando sua própria linha [de roupas] e mostrando no Fashion Week de Nova York, e em Paris e Milão”, afirmou a beldade. Nada boba!

Ao comentar sobre o arco que sua personagem terá nos episódios que estreiam em novembro, a atriz fez mistério. “O que eu posso lhe dizer é que, Josh [Safran] já disse isso antes, que o enredo da Luna e da Monet é desenvolvido mais na segunda metade da primeira temporada e na segunda temporada. Então eu acho que vocês verão mais coisas de família para a Luna na segunda temporada. E vocês definitivamente a verão tentando embarcar no amor no final da primeira temporada”, revelou. OMG!

Reação do público

A estreia da série (que é considerada uma extensão da trama original) dividiu o público – isso porque muitos se preocuparam que a produção da HBO Max não respeitaria o legado de ‘Gossip Girl’. Zión admitiu que a reação dos fãs pesou em sua mente, antes de aceitar o trabalho.

“Eu estava incrivelmente ansiosa sobre a reação do público, porque a versão original de ‘Gossip Girl’ é uma relíquia, [que faz parte da] cultura norte-americana, sabe? Pelo menos da cultura dos anos 2000″, refletiu. “Então, eu fiquei muito, muito nervosa. Mas muito surpreendida positivamente sobre como as pessoas reagiram à série, e as pessoas não nos mostraram nada além de amor. Eles também sabem separar a Luna de mim, a pessoa. Eles não demonstram nenhum hate, eu não recebo nada além de apoio, então tem sido uma experiência muito encantadora. Eu mal posso esperar para vocês assistirem aos outros seis episódios que ainda faltam!”, reforçou.

Bullying e impacto na comunidade LGBTQIA +

O bullying online e na vida real é um tema muito presente não só na nova ‘Gossip Girl’, mas também na carreira e vida pessoal de Moreno. Isso porque a jovem, desde pequena, enfrentou comentários maldosos de colegas, já que começou a transição de gênero ainda nos tempos de escola. Zión explorou esse lado de sua vida com seu papel em ‘Control Z’ – na trama, ela interpreta Isabela, uma adolescente trans que sofre bullying nas redes sociais e no ambiente escolar. Estas experiências influenciaram no desenvolvimento da personagem e em sua própria relação com as redes sociais.

“Meu relacionamento com redes sociais é bastante complicado, e eu acho que nós todos nos identificamos com isso. As redes sociais são meio que essa coisa maligna que todos nós odiamos usar, mas que nós usamos ainda assim, porque você pode criar ligações [com pessoas] que em outras circunstâncias não existiriam”, avaliou a atriz. “Mas eu tentei meio que deixar minhas redes sociais mais leves. (…) No meu Instagram, eu fico muito confortável em ser boba, sabe, e tento fazer as pessoas acreditarem que elas não estão sós quando elas se sentem sozinhas ou passam por desilusões. (…) Só porque nós somos pessoas públicas, não quer dizer que nós não sentimos essas coisas também, que nós não entendemos essas coisas, então eu só tento manter leve, e tento me conectar com as pessoas que apreciam a minha arte”, comentou.

As dificuldades que enfrentou na adolescência também influenciaram o seu desejo de ingressar na atuação, já que desde pequena tinha interesse pela arte, mas infelizmente não via pessoas como ela, uma mulher trans, nas telinhas e telonas. Zión então saiu em busca do seu sonho de trabalhar com audiovisual, determinada a ser vista para além do seu gênero e a impactar, de forma positiva, a comunidade LGBTQIA+. “Eu espero que através do meu trabalho e através da minha visibilidade eu crie um impacto e que as pessoas que venham depois de mim não tenham que se rotular como nada além daquilo que eles tenham vontade de se rotular”, afirmou.

A jovem ainda espera quebrar estereótipos que se perpetuaram sobre pessoas trans no cinema e na televisão. “Infelizmente, como pessoas queer, a mídia ama nos ‘tokenizar’ e nos ‘sensacionalizar’. Então eu creio que através da minha visibilidade agora, espero que no futuro crianças queer não tenham mais que passar mais por isso, e eles poderão contar histórias sem ter que escrever que são queer na testa delas”, acrescentou.

Retorno dos personagens originais

Desde o anúncio da nova ‘Gossip Girl’, fãs tem teorizado e esperado pelo retorno de alguns dos icônicos personagens originais, entre eles Blair Waldorf (Leighton Meester), Serena Van Der Woodsen (Blake Lively) e, é claro, Chuck Bass (Ed Westwick). No entanto, Zión surpreendeu ao revelar quem ela adoraria que participasse da próxima temporada. “Eu teria o elenco [original] inteiro participando da série, sabe?! Por que não? Por que escolher somente um? Eu amaria ter o Chuck”, brincou. [Mas] Eu amaria ter a Blair, obviamente, amaria ter a Dorota. Eu amaria ter o Rufus! Talvez o Rufus e a Luna poderiam ter um negócio romântico! Mesmo que seja completamente ilegal, quem liga? É ‘Gossip Girl’!”, disparou a atriz. Socorro! Kkk

Zión concluiu o bate-papo com uma dica sobre o que podemos esperar dos novos episódios e dá pra garantir: vem drama por aí! “Eu acho que a primeira metade da temporada estava organizando tudo, e a segunda temporada é quando tudo meio que explode. E eu acho que é bem mais legal, e você definitivamente verá outro lado da Luna, definitivamente verá um outro lado de todos os personagens. Então, eu mal posso esperar para que vocês assistam!”, encerrou. Estamos ansiosos para conferir!

Assista à íntegra da entrevista:

Sair da versão mobile