Briga generalizada entre torcedores no México deixa ao menos 22 feridos e imagens impressionam; assista a vídeo

Partida entre Querétaro e Atlas gerou imagens surreais de violência em campo, com famílias tentando fugir e agressões generalizadas

Neste sábado (5), uma pancadaria generalizada interrompeu uma partida entre os times Querétaro e Atlas, pela 9ª rodada do Campeonato Mexicano. O jogo acontecia normalmente quando, aos 17 minutos do segundo tempo, apoiadores de as ambas equipes invadiram o gramado do estádio La Corregidora e iniciaram uma briga.

De acordo com a imprensa local, um segurança teria facilitado a entrada de um dos torcedores do Querétaro na área onde estavam fãs do Atlas e assim a confusão escalonou. Em vídeos chocantes que circulam nas redes, é possível ver torcedores desferindo chutes e socos, inclusive em pessoas que estavam desacordadas.

Continua depois da Publicidade

Outros registros mostram rapazes usando paus e pedaços de cadeira para baterem um no outro. Também vemos o desespero de famílias que estavam no local. Pais saíram correndo assustados pelo campo com crianças descamisadas — para não denunciar os times que estes torciam.

[Aviso: Conteúdo sensível]

Continua depois da Publicidade

https://twitter.com/edsondoamaral/status/1500380420206116867?s=20&t=LXUMnY0Z_omwxjjp6PPfGg

Em nota compartilhada no Twitter, a Coordenação de Proteção Civil do estado de Querétaro informou que ao menos 22 pessoas ficaram feridas: nove delas estão hospitalizadas e duas se encontram em estado grave. Os demais, apresentam quadro de saúde estável. Nenhuma morte foi confirmada. Ainda de acordo com a imprensa mexicana, dez pessoas foram presas por conta do conflito.

Liga Mexicana suspende jogos

Imediatamente após a confusão, a partida entre Querétaro e Atlas foi suspensa. Na madrugada deste domingo (6), a Liga Mexicana anunciou a suspensão de todos os demais jogos da rodada, em solidariedade às pessoas afetadas pela pancadaria no estádio. “Inadmissível e lamentável essa violência. Tomaremos medidas drásticas contra os responsáveis pela ausência de segurança no estádio. A segurança dos jogadores e torcedores é nossa prioridade”, declarou Mikel Arriola, presidente da instituição, no Twitter.

Atlas e Querétaro se manifestam

Os dois clubes também repudiaram os atos brutais de seus torcedores. “O Atlas lamenta e reprova os acontecimentos no estádio La Corregidora. O futebol deve ser um aliado para promover valores e diversão para a família. Solicitamos às autoridades pertinentes que investigue a fundo e tome consequências. Que se aplique toda a força da lei”, escreveu o perfil do Atlas.

O Querétaro, por sua vez, disse estar cooperando com as autoridades e repudiou qualquer tipo de violência: “Condenamos profundamente os eventos que ocorreram no Estádio La Corregidora. Estamos em contato com as autoridades para que atuem e responsabilizem os culpados. Como instituição, repudiamos qualquer tipo de violência”.