Mamãe Falei se manifesta pela primeira vez após áudio vazado e tenta justificar falas absurdas: “Não sou santo, sou homem”; assista

Ao desembarcar no Brasil nesta manhã, o político tentou explicar falas sexistas expostas em áudio. À imprensa, Arthur disse que cometeu “um erro em um momento de empolgação”

Fotojet (1)

Na manhã deste sábado (5), o deputado estadual Arthur do Val confirmou serem de sua autoria áudios sexistas que passaram a circular nas redes sociais na noite anterior (4). Nas mensagens, o parlamentar conhecido como “Mamãe Falei” fez afirmações chocantes sobre mulheres ucranianas. “São fáceis porque são pobres”, citou ele em um trecho.

Assim que desembarcou no aeroporto de Guarulhos, Arthur foi abordado por veículos de imprensa, aos quais tentou justificar suas falas problemáticas. “Foi errado o que eu falei. Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação”, declarou do Val, que disse ter ido à Ucrânia “numa missão”, para acompanhar os conflitos no local após a invasão russa.

Continua depois da Publicidade

“Estou há três dias sem tomar banho, estou cheirando mal. Eu fui (à Ucrânia) para fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou foi a de que eu fui fazer outra coisa. Se as pessoas quiserem me julgar pelo meu áudio, acho que as pessoas têm esse direito. Só peço que as pessoas entendam o contexto”, pediu ele.

“Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão, fez e saiu. A outra coisa é o Arthur que já tinha saído e mandou um áudio num grupo privado para os amigos dele, de forma errada, descabida. Não foi a melhor das posturas, é nítido, mas como falei, é um áudio privado”, pontuou.

Na sequência, o deputado deu detalhes sobre o que fez durante sua estadia no leste europeu e, novamente, tentou se redimir, sem sucesso: “Falei besteira? Falei. Quando você pergunta: ‘O que você quer dizer quando você diz que elas são pobres?’ Eu comparei, é óbvio, com a situação que a gente tem aqui em São Paulo. Eu não sou santo, eu sou homem, eu sou jovem. Eu fui pra lá eu vi um monte de mulheres bonitas sendo simpáticas, aí eu falei: ‘Por que que isso tá acontecendo?’ Talvez seja por que aqui em São Paulo as mulheres sejam mais inacessíveis, não sei, e mandei esse áudio”.

Horas mais tarde, o deputado publicou um vídeo em seu canal no YouTube, no qual se defendeu de acusações de que teria ido até a Ucrânia com o propósito de fazer turismo sexual. Ainda no registro, Arthur reconheceu que suas falas foram “machistas” e “escrotas”, acrescentando que no momento em que as proferiu, se comportou “como um moleque”.

[Foi] num grupo meu de amigos, que não tem nada a ver com política, grupo meu de amigos do futebol, me perguntaram: ‘E as ucranianas, são bonitas mesmo?’. Ali eu tomei a liberdade de ser um moleque e fui um moleque, mandei áudios contando vantagem. Nos áudios, usei expressões, exagerei, como muitos homens fazem, como um grupo de amigos depois do futebol faz. Foi moleque, foi, foi machista foi, foi escroto, foi, mas separem as palavras das ações. O que fico triste é que essa missão que fiz será usada contra mim por uma molecagem”, salientou.

Do Val retira candidatura

Diante da repercussão do caso, Arthur se retirou da pré-candidatura ao governo de São Paulo. A decisão foi compartilhada pelo próprio, no Instagram. “Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo”, afirmou.

“Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo”, completou.

Entenda o caso

Nesta sexta-feira (4), vazou um áudio em que o deputado Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, faz afirmações chocantes sobre mulheres ucranianas. “São fáceis porque são pobres”, cita ele, em um trecho. O portal Metrópoles teve acesso à gravação, que ainda detalha como seria o processo mais “fácil” para encontrar as mulheres bonitas no local e compara as ucranianas com as brasileiras: “Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”. Arthur do Val é membro do MBL e era pré-candidato ao governo de São Paulo. Ele viajou para a Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia. Para ouvir o áudio e saber mais detalhes, clique aqui.