Na madrugada desta quinta-feira (9), a atriz Mariana Derderián perdeu o filho Pedro Aravena, de 6 anos, em um incêndio que começou de forma misteriosa em sua casa. Segundo a emissora chilena “Chilevisión”, Mariana acordou quando as chamas já atingiam a residência. Ela conseguiu resgatar a filha mais velha, Leticia, de 9 anos. No país, a atriz é conhecida por estrelar a versão local da novela “Floribella”, papel que no Brasil foi de Juliana Silveira.
As chamas teriam começado por volta de 1h50 e foram comunicadas aos serviços de emergência às 2h01. As mais de oito unidades de combate a incêndio, porém, só conseguiram controlar o fogo após 3h30. A atriz vivia com a família no bairro de Vitacura, na capital Santiago.
Ainda de acordo com a emissora, o jornalista Francisco Aravena, ex-marido de Mariana e pai das crianças, entrou na casa para tentar salvar o filho “em um ato desesperado” antes dos bombeiros, mas não conseguiu completar o resgate por conta das grades de proteção. O caçula ficou preso no quarto, que fica no primeiro andar da casa.
O boletim médico aponta que Francisco apresenta queimaduras graves nas vias respiratórias devido à inalação de fumaça, e está em coma induzido. Leticia e Mariana apresentaram queimaduras leves, foram encaminhadas ao mesmo hospital. A menina já recebeu alta, enquanto a atriz se encontra em um quadro estável.
Em entrevista à Rádio Bío Bío, o Tenente Coronel Marco Fuentes, da Prefeitura dos Andes, se manifestou sobre o caso. “Isso tudo aconteceu de madrugada; quando uma adulta (Mariana Derderián) junto com seus dois filhos infelizmente percebem a existência de fumaça, os primeiros sinais do incêndio. Com isso, a mãe e um dos filhos conseguiram evacuar o imóvel, mas infelizmente o filho de seis anos morreu no interior em decorrência da ação das chamas”, lamentou.
As primeiras investigações apontam para a hipótese de o incêndio ter sido provocado pelo contato entre uma fonte de calor e algum material inflamável. Um pequeno fogão de brinquedo que estava no quarto da criança, estaria próximo a alguns tecidos. Outra possibilidade, segundo o delegado responsável pelo caso, Ricardo Jara, é uma sobrecarga na rede elétrica da residência.
Mariana é atriz e apresentadora. Ela nasceu na Venezuela, mas vive no Chile desde a infância. Além de protagonizar “Floribella, un amor de verdad”, ela trabalhou em novelas e seriados como “Mamá Mechona” (2014) e “Mi Bella Genio” (2009).