Após foto de Kendall Jenner com cabelo afro, revista Vogue é acusada de apropriação cultural

Deu o que falar um editorial da Vogue para a edição de Novembro da revista. Em foto divulgada no próprio Instagram da publicação, podemos ver Kendall Jenner em estilo retrô, usando um vestido da marca Brock Collection, e com um cabelo bem diferente do que possui na vida real — interpretado por muita gente como um afro. O editorial, fotografado por Mikael Jansson, celebra o 15º aniversário da associação CFDA/Vogue Fashion Fund.

Seguidores furiosos encheram a seção de comentários para perguntar por quê a revista simplesmente não contratou uma modelo negra para o trabalho. “Por que vocês não pegaram alguém com um afro e sardas de verdade para modelar para vocês?”, um usuário perguntou.  “Se vocês não queriam uma modelo que parecesse branca, podiam ter contratado uma garota negra”, outro opinou.

View this post on Instagram

Fifteen years and 150 finalists later, the @CFDA/Vogue Fashion Fund prize has created global stars, local heroes, a must-watch New York Fashion Week, and, most important, a true sense of community among designers of all ages and backgrounds—all with differing aesthetic and commercial aspirations—who communicate, collaborate, and essentially care for one another through the fun and not-so-fun times. Laura Vassar Brock—one of the founders of 2016 #CVFF winner Brock Collection—says, “We spoke to a few friends who had gone through it, and they all said the same thing: that the Fashion Fund is a life-changing experience. And indeed it was!” Tap the link in our bio to learn more. Photographed by @mikaeljansson, styled by @tonnegood, Vogue, November 2018

A post shared by Vogue (@voguemagazine) on

Quando algumas pessoas comentaram que modelos negras também alisam ou pintam o cabelo para fotografar editoriais, um seguidor escreveu em resposta: “A discussão é mais sobre o duplo padrão que existe para o cabelo afro e para a cultura negra. Existem conotações negativas cercando negros que tem esse cabelo de verdade (ou outras coisas que são parte da cultura negra), entretanto, quando uma pessoa branca usa essa estética, convenientemente essa pessoa é ‘fashion’, ou está na moda. A questão sobre cabelos lisos ou loiros é que eles já fazem parte dos padrões de beleza ocidentais ideais, então não há duplo padrão”.

Kendall Jenner com seu cabelo ao natural. (Foto: Tristan Fewings/Getty Images)

A Vogue mandou uma declaração ao Page Six na qual disse que a imagem era para ser uma releitura do estilo romântico da moda eduardiana, da Gibson Girl, que se encaixa com a estética da Brock Collection, e também uma homenagem ao estilo de cabelo dos anos 60 e 70. “Nós pedimos desculpas se o editorial foi interpretado de forma diferente do pretendido, e certamente não quisemos ofender ninguém”, disse a assessoria da revista.

E aí, o que você acha da polêmica?

*Leia também:
Vídeo: Kendall Jenner, Gigi Hadid e Ashley Graham discutem imagem corporal e movimento #MeToo em evento da Vogue; assista

— Como veio ao mundo! Kendall Jenner tem fotos nua vazadas na Internet

— Após críticas, Kendall Jenner esclarece comentário polêmico: ‘Minhas palavras foram distorcidas”