Hugo Gloss

Apresentador que pediu demissão ao vivo no “Globo Esporte” processa emissora e afiliada em milhões; saiba detalhes

(Foto: Reprodução/Instagram e Globo)

Que desdobramento! Após pedir demissão do “Globo Esporte” em grande estilo, ao vivo, o jornalista Kaio Cézar entrou com processo contra a TV Verdes Mares, a TV Diário – emissora local que também faz parte do Sistema – e a Globo. De acordo com o UOL, a ação foi protocolada no último dia 16 de março no Tribunal Regional do Trabalho da 7º Região, em Fortaleza, no Ceará.

O site teve acesso aos autos em que Kaio teria argumentado que a Globo se aproveitou de sua força de trabalho. Além disso, o profissional também teria dito que houve pouca fiscalização da emissora a respeito da situação a que ele e seus colegas de trabalho foram submetidos na TV Verdes Mares em transmissões do SporTV e do Premiere. Eita!

Ainda segundo o UOL, o jornalista e seu advogado relataram no processo que ele não teria recebido o devido pagamento trabalhos que fazia na TV por assinatura, como, por exemplo, na cobertura da Copa do Mundo de 2014, em que ficou responsável pela coordenação de entradas ao vivo no SporTV. De acordo com a ação, a Globosat repassava o dinheiro para a Verdes Mares, mas a afiliada da Globo não pagava Kaio.

Kaio Cézar no “Globo Esporte”. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Por isso, ele está cobrando o valor de R$ 3.873.399,10! Essa quantia é a somatória dos salários, diárias e pagamentos que deixou de receber, e também inclui indenizações por dano moral, material e existencial. De acordo com o UOL, Kaio também pede que o Grupo Edson Queiroz e a Globo paguem todo o processo. O jornalista alega que não possui condições de arcar com esses custos por conta de problemas pessoais.

Quando pediu demissão ao vivo, em fevereiro, durante o encerramento do “Globo Esporte”, Kaio disse: “Bom, pessoal, o ‘Globo Esporte’ está ficando por aqui e eu também fico. Neste momento, estou pedindo demissão do sistema Verdes Mares. Não abro mão do respeito nem da dignidade para estar em lugar nenhum. Um abraço”. Enquanto falava, os créditos finais do programa subiam na tela. Assista:

Na época, emissora se pronunciou sobre a situação em comunicado: “O Sistema Verdes Mares foi surpreendido, na tarde deste sábado (16), com o pedido de demissão do jornalista Kaio Cézar, ao final da apresentação do Globo Esporte, na TV Verdes Mares. Diante da repercussão do fato, o Sistema Verdes Mares esclarece que desconhece os motivos da decisão do apresentador e que vai tratar o assunto internamente, pelos canais adequados, como é prática na empresa. Reitera, ainda, que rege toda a atividade desde a sua fundação, há quase 50 anos, pela correção ética, por valores morais e pelo diálogo”. 

Mas também houve um pronunciamento de Kaio em sua página no Facebook. No relato, o jornalista escreveu um longo texto em que citou diversos motivos que o levaram à decisão de se demitir. Na publicação, afirmou que ofenderam sua honra pessoal e a sua família na redação do programa, que o forçaram a fazer uma escala diferente de trabalho para lhe impedirem de narrar as partidas de futebol aos finais de semana, e ainda reclamou do pagamento do salário. Leia na íntegra:

Vixe! O que será que vai acontecer hein?! Tomara que todos cheguem a um acordo!

Sair da versão mobile