Kevin Hart foi o escolhido para apresentar a próxima cerimônia do Oscar, mas desistiu após a polêmica envolvendo seus tuítes antigos de conteúdo homofóbico. Na madrugada desta sexta-feira (7), o comediante publicou um vídeo em seu Instagram, além de alguns tuítes justificando a sua decisão de abandonar o posto de anfitrião da premiação mais importante do cinema.
“Eu fiz a escolha de deixar de apresentar o Oscar deste ano“, ele escreveu. “Isso é porque eu não quero ser uma distração em uma noite que deve ser celebrada por tantos artistas incríveis e talentosos. Eu sinceramente peço desculpas à comunidade LGBT por minhas palavras insensíveis do passado“, acrescentou.
I have made the choice to step down from hosting this year's Oscar's….this is because I do not want to be a distraction on a night that should be celebrated by so many amazing talented artists. I sincerely apologize to the LGBTQ community for my insensitive words from my past.
— Kevin Hart (@KevinHart4real) December 7, 2018
“Sinto muito que tenha magoado as pessoas“, escreveu Kevin em outro tuíte. “Estou evoluindo e quero continuar a fazer isso. Meu objetivo é unir as pessoas e não nos separar. Muito amor e apreço pela Academia. Espero que possamos nos encontrar novamente”, concluiu o comediante.
I'm sorry that I hurt people.. I am evolving and want to continue to do so. My goal is to bring people together not tear us apart. Much love & appreciation to the Academy. I hope we can meet again.
— Kevin Hart (@KevinHart4real) December 7, 2018
No vídeo publicado no Instagram, Kevin disse que recebeu uma ligação da Academia pedindo para que ele se desculpasse pelos antigos tuítes, senão um novo apresentador seria chamado para o seu lugar. Ele ressaltou que já havia falado várias vezes sobre quem ele era antes e quem é agora. Também disse que já havia passado por isso e não gostaria de voltar para esse tempo, pois está num momento diferente em sua vida agora.
O humorista ainda acrescentou que a energia que estavam gastando em ressuscitar esse antigos tuítes poderia ser usada para outras questões que têm sido perguntadas por muitos anos. Então, ele agradeceu à Academia pela oportunidade e se recusou a permanecer no posto. Ficamos chocados!
https://www.instagram.com/p/BrEjHFCFe83/
Entenda o caso:
Poucas horas após o anúncio da Academia, vários usuários do Twitter começaram a desenterrar tuítes de conteúdo bastante homofóbico feitos pelo ator há alguns anos. Com as publicações sumindo misteriosamente logo depois, o ator está sendo acusado de tentar abafar o caso.
A maioria dos tuítes foram postados por Kevin entre 2009 e 2011, e alguns são bem pesados. “Se meu filho chegar em casa e tentar brincar com a casinha de boneca das minhas filhas, vou quebrá-la na cabeça e dizer ‘pare, isso é coisa de gay’”, diz uma das publicações já deletadas. Em outros tuítes, o ator diz que uma pessoa parecia “um outdoor de AIDS” e chamava outra de “viado gordo“. Terrível, né?
Essa não é a primeira vez que Kevin Hart se mete em uma polêmica como essa. No stand-up “Seriously Funny”, de 2010, ele diz que um de seus maiores medo é que seu filho seja gay. E, cinco anos depois, o comediante defendeu a “piada”.
Em uma entrevista para Rolling Stone, ele diz que jamais pediria desculpas por algo que não teve a intenção de ofender. “Acho que as pessoas levam as coisas a sério demais”, diz Kevin em um trecho relembrado pelo autor da matéria, o jornalista Jonah Weiner. “Eu não contaria essa piada hoje, porque quando eu a fiz as coisas ainda não eram tão sensíveis como agora”. Putz… difícil defender.
https://twitter.com/jonahweiner/status/1070490872653897728
Antes de abandonar o posto de apresentador do Oscar, Kevin Hart publicou um vídeo no Instagram em que fala mais sobre a polêmica. “Se você não acredita que as pessoas mudam, crescem, evoluem conforme envelhecem, não sei o que te dizer”, disse o ator. “Não vou deixar a loucura me frustrar ou deixar nervoso, especialmente quando eu trabalho duro pra chegar onde estou agora mentalmente”. Confira a tradução completa do vídeo e da legenda logo abaixo.
https://www.instagram.com/p/BrEFNFalWgw/
“Eu juro, cara, nosso mundo está ficando pra lá de doido. Não vou deixar a loucura me frustrar ou deixar nervoso, especialmente quando eu trabalho duro pra chegar onde estou agora mentalmente. Minha equipe me ligou, ‘Oh meu Deus, Kevin, o mundo está chateado com tweets de anos atrás’. Meu Deus, gente, tenho quase 40 anos. Se você não acredita que as pessoas mudam, crescem, evoluem conforme envelhecem, não sei o que te dizer. Se você quer deixar as pessoas em uma posição onde elas sempre têm que se justificar ou se explicar pra você… Sou o cara errado, cara. Estou em um ótimo lugar de maturidade, onde tudo que faço é espalhar positividade. Se você não faz isso, saia da minha página.”
Na legenda, o comediante deixou uma mensagem sobre escolher ser positivo.
“Pare de procurar motivos para ser negativo… Pare de procurar motivos para ficar com raiva… Juro que queria que vocês pudessem ver/sentir/entender o espaço mental em que estou. Eu sou feliz de verdade, gente… não há nada que vocês possam fazer para mudar isso… NADA. Eu trabalho duro diariamente para espalhar positividade para todos… com isso dito… Se você quer procurar no meu histórico e se deixarem com raiva com o que encontrarem, tudo bem por mim. Tenho quase 40 anos e amo o homem que estou me tornando. Você VIVE e APRENDE e CRESCE e AMADURECE. Eu vivo e amo… Por favor, pegue sua energia negativa e canalize em algo construtivo. Por favor… O que está entendido jamais deveria ser dito. Eu amo TODOS… Novamente: TODOS. Se você escolher não acreditar em mim, é com você… Tenham um ótimo dia.”
Que tenso, né? E agora? Quem será o novo anfitrião do Oscar 2019?
*Leia também:
— Próximo apresentador do Oscar, Kevin Hart deleta tweets homofóbicos e responde à polêmica: ‘Ocupado demais’
— Divulgados os indicados ao “Globo de Ouro 2019”; veja a lista na íntegra