Hugo Gloss

Benjamin Zephaniah, poeta e ator de ‘Peaky Blinders’, morre aos 65 anos, após receber diagnóstico

Benjamin Zephaniah

Que tristeza! Faleceu, na manhã desta quinta-feira (7), o ator Benjamin Zephaniah, conhecido pela carreira de poeta e pelo papel na série britânica “Peaky Blinders“. Aos 65 anos, ele foi diagnosticado com um tumor no cérebro há cerca de dois meses. A notícia foi confirmada pela família, através de comunicado nas redes sociais.

“É com grande tristeza e pesar que anunciamos a morte de nosso amado marido, filho e irmão, nas primeiras horas desta manhã. Benjamin foi diagnosticado com um tumor cerebral há oito semanas. A esposa de Benjamin esteve ao seu lado o tempo todo e estava com ele quando ele se foi”, diz o texto.

Os familiares do ator também destacaram a carreira e o legado deixado por Zephaniah. “Nós o compartilhamos com o mundo e sabemos que muitos ficarão chocados e tristes com a notícia. Benjamin era um verdadeiro pioneiro e inovador, ele deu tanto a este mundo. Com sua carreira incrível, que inclui poemas, literatura, música, televisão e rádio, Benjamin nos deixa com um legado fantástico”, conclui a nota.

Leia a íntegra:

Benjamin nasceu e cresceu na Inglaterra, e publicou seu primeiro livro de poesias aos 22 anos, intitulado “Pen Rhythm”. Desde então, ele escreveu mais 13 obras, sobre política e questões sociais, como a discriminação. Em 2006, o artista esteve no Brasil, na “Festa Literária Internacional de Paraty”, para lançar o livro “Gangsta Rap”.

Em “Peaky Blinders”, ele deu vida ao personagem Jeremiah Jesus, um pregador religioso que vagava pelas ruas, inspirado em Jimmy Jesus. Na produção, ele é creditado em 14 episódios, ao longo de seis temporadas. Zephaniah também teve pequenas participações em séries como “EastEnders” (1985), “The Bill” (1994) e “Zen Motoring” (2022).

O ator faleceu nesta quinta-feira (7). (Foto: Reprodução)

Cillian Murphy, astro de “Peaky Blinders”, prestou tributo ao colega de elenco. “Benjamin era um ser humano verdadeiramente talentoso e bonito – um poeta, escritor, músico e ativista geracional. Um orgulhoso Brummie (natural de Birmingham) e um Peaky Blinder. Estou muito triste com esta notícia. Que ele descanse em paz”, lamentou, em comunicado para a revista Variety. Benjamin Zephaniah deixa a esposa, os pais e irmãos.

Sair da versão mobile