Um dos maiores galãs de Hollywood, Brad Pitt disse que sofre de uma doença rara e incurável. O astro se autodiagnosticou com prosopagnosia, um raro distúrbio de “cegueira facial”, que faz com que ele tenha dificuldades para se lembrar das pessoas que conhece em eventos. De acordo com o Prosopagnosia Research Center, 1 em cada 50 pessoas tem algum nível da doença.
O vencedor do Oscar de 58 anos declarou em entrevista à GQ que gostaria de conhecer mais pessoas com essa condição. “Ninguém acredita em mim! Quero conhecer outros”, apontou o ator quando a entrevistadora brincou que o marido também acha que sofre do mesmo problema.
A prosopagnosia é uma circunstância neurológica que cria uma incapacidade de reconhecer rostos. Quem sofre com a doença em graus mais severos não é capaz de distinguir uma face como algo diferente de um objeto. Por mais que algumas pessoas entendam essa situação como algo cômico, o astro compartilhou que se sente envergonhado quando não consegue se lembrar do rosto de alguém. Com isso, ele se preocupa que seu possível transtorno possa fazer com que as pessoas o vejam como “distraído, inacessível, egocêntrico“.
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos Estados Unidos, a prosopagnosia pode ser socialmente incapacitante e é exatamente assim que o astro se sente. “É por isso que fico em casa”, afirmou ele.
Pessoas com o transtorno geralmente têm dificuldade em reconhecer membros da família e amigos próximos. Eles costumam usar outras maneiras de identificar os indivíduos, como a voz, roupas ou atributos físicos únicos. “De vez em quando, alguém me dá um contexto e eu digo: ‘Obrigado por me ajudar’”, continuou.
Pitt diz que tentou negar seu problema em um ponto, mas isso apenas “irritava mais pessoas”. A revelação veio ao mesmo tempo em que a estrela de “Era Uma Vez em Hollywood” divulgou que está de olho no fim da carreira. Segundo o artista, ele acha que está na última etapa de sua vida na indústria da atuação.
Esta não é a primeira vez que Brad Pitt compartilha seu problema com prosopagnosia. Em uma entrevista de 2013 à Esquire, ele disse que a doença ainda é um mistério. “Tantas pessoas me odeiam porque pensam que estou desrespeitando-as, mas eu não consigo entender um rosto”, lamentou o ex-marido de Angelina Jolie.
O ator ainda não recebeu um diagnóstico oficial, mas a Universidade Carnegie Mellon já ofereceu a Pitt que seu cérebro fosse examinado por um neurocientista em suas instalações. Será que o astro irá aceitar o procedimento?