Burning Man: DJ brasileiro revela atitude arriscada que tomou para sair de festival ilhado: “Ainda não acredito”

Conhecido como Vintage Culture, o músico contou ao g1 todo o caos que enfrentou em meio ao temporal que atingiu o Burning Festival

O DJ Lukas Ruiz, conhecido como Vintage Culture, passou por perrengues após o temporal que atingiu o Festival Burning Man, no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. O músico contou ao g1 todo o caos que enfrentou, incluindo as duas horas que percorreu a pé pelo lamaçal até conseguir uma carona de um desconhecido.

Nas redes sociais, o DJ explicou que começou a tentar sair da área do festival, em que tinha seis apresentações previstas, ainda no sábado (2), quando uma tempestade isolada atingiu o local. No domingo, o DJ não encontrou outra escolha a não ser caminhar por duas horas e tentar pegar uma carona no deserto de Nevada.

A decisão de cruzar o deserto a pé veio por conta da agenda de shows em Chicago nos próximos dias. “Eu tinha que estar em Chicago na noite de domingo para um grande festival. Minha equipe e eu tomamos a difícil decisão de cruzar o deserto de Black Rock a pé. Ainda não consigo acreditar que chegamos a Chicago para o show. Foi uma experiência que sempre vou lembrar”, afirmou o músico.

Assim que chegou a uma estrada pública, Ruiz arriscou pegar uma carona com um desconhecido. Através de uma caçamba de carga de uma caminhonete, ele conseguiu percorrer o restante do caminho. “Caminhamos por horas na lama. Ajudamos pessoas ao longo da jornada e eles também nos ajudaram. Finalmente chegamos a uma estrada pública. Um desconhecido que passava em seu caminhão nos pegou e nos deixou andar na caçamba da carga”, contou.

 “Na história do Burning Man, nunca havia chovido tanto e, ao julgar pelo céu de domingo, a chuva poderia começar novamente a qualquer momento. Os organizadores do Burning Man fecharam as estradas. Eles são uma equipe fantástica e bem preparada, mas ninguém esperava tanta chuva no deserto”, alegou o DJ.

Continua depois da Publicidade

Entenda o que aconteceu no Burning Man

Mais de 70 mil pessoas permaneceram ilhadas no festival “Burning Man” por conta da lama e da chuva. O evento acontecia no deserto de Black Rock, em Nevada, nos Estados Unidos. De acordo com a CNN, pelo menos uma pessoa morreu e os demais foram instruídos a economizarem água, comida e combustível, além de buscar um abrigo aquecido e seguro. Famosos com Diplo e Chris Rock também estavam no evento.

Os organizadores fecharam a “Black Rock City”, uma espécie de “cidade temporária” erguida especialmente para o festival. Todos os espetáculos previstos foram suspensos, incluindo a queima da gigantesca fogueira de madeira instalada no centro da “praia”, que marca o encerramento da festa.

“As chuvas nas últimas 24 horas criaram uma situação que exige a interrupção total do movimento de veículos”, disse a agência de governo que gerencia a região. Alguns participantes conseguiram deixar local a pé, caminhando até a estrada mais próxima. As fortes chuvas caíram em terrenos secos do deserto, criando uma lama semelhante a argila.

Continua depois da Publicidade

 

Segundo testemunhas, por causa da espessura da lama, eles tiveram que amarrar sacos nos pés para andar. “A lama parece grudar nas pessoas, grudar nos pneus e torna muito complicada a movimentação dos veículos. As condições são difíceis”, disse Nathan Carmichael, sargento do condado de Pershing, apontando que a maioria dos trailers ainda estão encalhados.

Nas redes sociais, alguns participantes estão compartilhando a experiência. O festival começou em 27 de agosto e terminou na segunda-feira (4), data em que as pessoas começaram a deixar o local. “Isso aqui é uma atualização para prova de vida. Estamos vivos, mas tudo foi cancelado. Tudo parou, é horrível. Nós só estamos fazendo coisas minimamente necessárias para sobreviver”, contou Angie Peacock.

@angiepeacockmsw Burning Man is now Flooded Man. #burningman2023 #burningman #blackrockcity #fyp #nomad #vanlife ♬ original sound – Angie Peacock, MSW, CPC

Até o momento, uma morte foi confirmada. “Aconteceu uma morte durante o episódio de fortes chuvas. A família foi notificada e a morte está sob investigação. Como ainda está sob investigação, não há mais informações”, relatou o gabinete do xerife em comunicado. No entanto, os organizadores do evento confirmaram que a morte do homem que participava do evento não foi decorrente do mau tempo.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques