Seja durante a exibição original ou nas muitas reprises na telinha da TV Globo, quem é que não se lembra de ver Carolina Dieckmann raspando a cabeça em “Laços de Família“? A cena, que emocionou milhões ao som de “Love by Grace”, foi um marco da televisão brasileira e também da carreira de Dieckmann, que relembrou o momento durante participação no “PodPah“.
Na trama, que foi ao ar nos anos 2000, Carolina interpretou a jovem Camila, personagem diagnosticada com leucemia. No folhetim, a atriz teve que raspar os cabelos, devido ao tratamento de quimioterapia, e o momento causou comoção nacionalmente, devido à performance poderosa da artista. Relembre:
Entretanto, Dieckmann confessou que foi “pega de surpresa” pela perda das madeixas e também pela repercussão com o público, já que sua performance não foi planejada. “Eu tinha 20 anos. Não sabia o que ia acontecer por causa da cena, então não era algo que eu estava pensando em casa. A cena veio, eu fiz”, destacou ela.
A perda do cabelo foi revelada para a estrela quando a novela já estava no ar e a atriz descobriu o desfecho da personagem de forma um tanto inusitada. “A novela foi se construindo, mas todos já sabiam [que eu rasparia a cabeça], menos eu. Aí aconteceu uma coisa muito louca: começaram a fazer montagens minhas careca para colocar em revistas de novelas. Eu passava, via uma foto minha careca e pensava: ‘por que estão me colocando careca, que coisa louca’. Eu não conhecia ninguém que tinha tido leucemia ou câncer antes, então eu não sabia que isso acontecia”, recordou ela.
Por fim, a curiosidade venceu e Carolina decidiu questionar o diretor Ricardo Waddington sobre o assunto. “Um dia eu resolvi perguntar para o Ricardo, falei: ‘por que que tão fazendo tanta montagem minha com a cabeça raspada?’. E ele falou: ‘Ué, porque você vai raspar a cabeça'”, detalhou Dieckmann.
A atriz então explicou o real motivo pelo qual o corte foi necessário para a construção da personagem e, ainda, por que o diretor lhe incentivou a cortar realmente os cabelos. “Eu disse: ‘eu vou?’, e ele respondeu ‘sim, ou raspa ou terá que passar horas na maquiagem todos os dias'”, relatou.
Apesar do momento ter transformado sua carreira, Carolina admitiu que não foi algo pensado. A atriz também expôs os bastidores do momento, que quase não saiu como o esperado. “Assim, não tinha esse tom de fazer uma cena antológica, diferente ou marcante… era simplesmente uma cena forte. (…) Eu não fiquei pensando, porque o Ricardo Waddington falou para mim: ‘Fica olhando para a câmera e não ri. Porque se você rir, não tem como voltar a cena, não tem mais cabelo’. E ele sabe, eu sou uma palhaça, eu tenho crises de riso de não conseguir retomar a cena. Aí o Ricardo, sabiamente, colocou a música da novela para tocar pra eu ficar no tom e ver se dificultava para rir”, admitiu.
Por fim, Dieckmann explicou como reagiu ao impacto da cena: “Eu achava foda estar fazendo essa novela, eu achava foda ter uma campanha em volta, eu achava foda eu aos vinte anos estar fazendo uma personagem forte que foi escrita para mim por um autor foda… milhões de coisas passavam pela minha cabeça, mas isso [da repercussão], não. Eu estava conectada com um monte de gente sentindo as mesmas emoções que eu. O câmera chorava do outro lado, aquela música tocando… o que aconteceu ali foi muito verdadeiro. Um catarse”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques