Que tristeza! Morre aos 60 anos, Gugu Liberato; Leia comunicado da família e saiba todos os detalhes

Faleceu, aos 60 anos, o querido apresentador Gugu Liberato. A notícia foi confirmada na noite desta sexta-feira (22) por sua família em comunicado. Gugu sofreu um grave acidente doméstico, em Orlando, nos Estados Unidos, na quarta-feira (20), e desde então vinha sendo mantido internado no Orlando Health, hospital especializado em traumas e cirurgias de emergência.

“Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro”, ressaltou a nota. De acordo com a família, Gugu deu entrada no local com um quadro de sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade da lesão neurológica, o apresentador não pôde ser submetido a nenhum procedimento cirúrgico. Como parte dos protocolos norte-americanos para esse tipo de caso, Liberato teve de ficar sob observação durante 48 horas, período no qual se constatou a ausência de atividade cerebral.

“A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo”, detalhou o comunicado. A família já autorizou a doação de todos os órgãos, atendendo a uma vontade do próprio apresentador. O translado do corpo para o Brasil, o velório e o sepultamento ainda não foram definidos.

Gugu era um paizão e costumava homenagear os filhos em suas redes sociais (Foto: Reprodução / Instagram)

“Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz”, concluiu o texto, assinado por familiares e funcionários.

Leia a íntegra do comunicado:

“Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.

Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.

Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.

Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.

Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.
Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.
Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.

Familiares e funcionários
São Paulo, 22 de novembro de 2019
* Escala Glasgow de 3 – usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente.

O Acidente

As primeiras informações sobre o caso chegaram no início da tarde de quinta (21), através de um comunicado da assessoria de imprensa de Gugu. “Ele sofreu um acidente em sua casa em Orlando e encontra-se internado em observação por 48 horas”, resumia o texto, acrescentando que mais detalhes seriam repassados assim que o boletim médico fosse emitido.

Horas depois, o jornalista Amaury Jr. revelou que o estado de saúde de Augusto Liberato era considerado grave. Segundo ele, o apresentador do “Canta Comigo” teria caído de uma altura de quatro metros, batendo a cabeça na quina de um móvel. No momento da queda, Gugu estava consertando um ar-condicionado, que fica no sótão da residência recém-comprada em Windermere, nos arredores de Orlando. O piso do cômodo, feito de gesso, teria cedido e provocado a queda de Liberato, no chão da cozinha, no andar de baixo da casa. Gugu havia chegado na residência, de viagem, apenas meia hora antes do acidente ocorrer.

Gugu Liberato estava no ar, no comando da segunda temporada do “Canta Comigo”, na Record TV. (Foto: Reprodução/Record TV)

No final da tarde de ontem (21), rumores da morte do apresentador começaram a circular pela Internet e por veículos da imprensa, até que a porta-voz de Gugu emitiu um novo comunicado para desmentir. “Gugu está na Unidade de Terapia Intensiva e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local. As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas”, garantiu Esther Rocha em nota. Ela ainda explicou que o boletim médico seria divulgado apenas nesta sexta (22). Infelizmente, as notícias não foram nada boas…

Gugu deixa a esposa, a médica Rose Miriam Di Matteo, e três filhos: João Augusto, de 18 anos; e as gêmeas Sofia e Marina Liberato, de 16. Apesar da família ter estabelecido seu lar, já de um tempo, nos Estados Unidos, a mãe do apresentador, Maria do Céu, de 90 anos, reside no Brasil. Na manhã de quinta-feira (21), ela embarcou rumo a Orlando, tendo chegado por volta de 19h30 no hospital Orlando Health, em que o filho estava internado.

O clima no local era de forte comoção. De acordo com informações do Jornal da Band, o filho João Augusto foi visto entrando aos prantos no hospital. Rose Miriam também ficou bastante abalada. Ela teria desmaiado ao saber do quadro do marido, e foi vista numa cadeira de rodas, segundo o telejornal.

View this post on Instagram

Minha mãe Maria do Céu. Feliz dia das mães.

A post shared by Gugu Liberato (@guguliberato) on

Relembre a carreira de Gugu

Nos final dos anos 90 e ao longo dos anos 2000, Gugu cravou seu nome para sempre na história da televisão brasileira, no comando do “Domingo Legal”. À frente da atração do SBT, o apresentador brigava de igual para igual com a TV Globo, com quadros populares, como “Banheira do Gugu”, “Sentindo na Pele”; “Táxi do Gugu”, “Bom Dia Legal”; “De Volta para Minha Terra”, “Gugu na Minha Casa”; “Telegrama Legal”; “Construindo um Sonho”, entre muitos outros.

Gugu protagonizou uma intensa briga por audiência nos anos 90, vencendo a Globo constantemente (Foto: Reprodução/SBT)

Em 2009, ele deixou a emissora de Silvio Santos e firmou contrato com a Record TV. Até o ano de 2013, Liberato apresentou aos domingos, o “Programa do Gugu”, num formato de auditório similar ao qual já estava acostumado. Depois de dois anos afastado da televisão, ele retornou ao canal de Edir Macedo, no qual permanecia até hoje. Numa guinada na carreira, passou a apresentar desde o ano passado, o reality “Power Couple Brasil” e o talent show “Canta Comigo”.

Prestes a completar 60 anos, Gugu topou se reinventar e se aventurar num gênero nunca antes explorado por ele, os realities! (Foto: Divulgação/Record TV)

Atualmente, Gugu estava no ar no comando da segunda temporada do “Canta Comigo”, da Record TV. Visto que ele já gravou todos os episódios, a atração pode ser exibida até sua final, prevista para 4 de dezembro. Ainda não se sabe se a emissora fará alguma alteração na grade.

Semanas atrás, durante viagem a Singapura, Gugu teve de desmentir uma fake news de que teria morrido. Na ocasião, a conta oficial do “Power Couple Brasil”, aparentemente alvo de hackers, publicou uma imagem do comunicador, junto do seguinte texto: “Morre, aos 60 anos, o apresentador Gugu Liberato, vítima de um infarto, na noite deste domingo. Mais informações vejam nos noticiários da Record TV, durante a semana”. Após intensa repercussão, o apresentador fez questão de mostrar que tudo não passava de uma mentira. “Tá tudo bem. Aqui já é segunda-feira, dia 4/11 e o calor tá bravo”, explicou ele.

View this post on Instagram

Singapura.

A post shared by Gugu Liberato (@guguliberato) on

Essa é daquelas notícias que jamais gostaríamos de dar. Como colegas de imprensa, ficamos extremamente comovidos com uma perda tão relevante para todos nós, de um dos maiores apresentadores que o Brasil já presenciou em suas telinhas. De um cara que vivia, respirava e pulsava TV! Jamais nos esqueceremos de tudo o que Gugu nos fez sentir durante seus trabalhos memoráveis.

Desejamos nossos sentimentos à família de Liberato, e que eles encontrem o conforto e a força possíveis neste momento tão difícil.