Chris Rock fala de Will Smith e filme sobre escravidão: ‘Assisti só pra ver ele sendo chicoteado’

Segundo o The New York Post, o comediante fez diversas piadas ácidas sobre o ator no especial da Netflix “Chris Rock: Indignação Seletiva”, que estreia no sábado (4)

Chris Rock decidiu alfinetar Will Smith mais uma vez, após o tapa que levou do artista no Oscar de 2022. Segundo o The New York Post, o humorista disse em seu novo especial da Netflix “Chris Rock: Indignação Seletiva” que só assistiu a “Emancipation” (2022) – filme em que Will interpreta um homem escravizado – para ver o ator ser chicoteado.

No longa, disponível na Apple TV+, Will encarna o conhecido “Whipped Peter”, afro-americano que fugiu da escravidão no sul dos Estados Unidos em 1863 e conseguiu escapar dos caçadores nos pântanos da Louisiana, em busca da liberdade. “Eu torci por Will Smith toda a minha vida, mas outro dia, eu assisti a ‘Emancipation’ só para ver ele sendo chicoteado”, teria dito Rock no programa que estreia neste sábado (4).

Ainda de acordo com o veículo, o comediante relembrou a agressão de Smith no palco da premiação. “A coisa que as pessoas querem saber: doeu? Claro que sim. Fui atingido com tanta força que ouvi ‘Summertime’ tocando em meus ouvidos”, ironizou, fazendo referência à música lançada por Will no final da década de 90.

Depois, Chris comparou o trabalho dos dois, afirmando que o protagonista de “Um Maluco no Pedaço” só interpreta personagens “maiores” que ele. “Ele interpretou o Muhammad Ali! Eu interpretei Pookie (um personagem indefeso de ‘New Jack City – A Gangue Brutal’). Mesmo em filmes de animação, eu sou uma zebra, e ele é um maldito tubarão”, declarou. “Will Smith é um cara grande. Eu não sou. Will Smith está sem camisa em seus filmes. Se você me ver em um filme fazendo uma cirurgia de coração aberto, vou usar um suéter”, complementou ele.

Esta será a primeira vez que o humorista abordará o momento polêmico em uma plataforma televisionada, ainda que tenha feito algumas menções à situação em seus shows de stand up, desde que tudo aconteceu. Em setembro do ano passado, segundo o Deadline, ele debochou do tapa com seu amigo Dave Chapelle durante uma de suas apresentações no Reino Unido. “O filho da p*** me bateu por causa de uma piada de m*rda, a piada mais legal que já contei”, declarou.

Chris Rock e Will Smith protagonizaram um momento polêmico no Oscar 2022 (Foto: Getty)
Chris Rock e Will Smith protagonizaram um momento polêmico no Oscar 2022 (Foto: Getty)

Na quarta-feira (1º), Will Smith fez sua primeira aparição em uma premiação de cinema, após toda a controvérsia com Chris Rock. No AAFCA Awards, organizado pela Associação de Críticos de Cinema Afro-americanos – maior associação de críticos negros dos Estados Unidos – o ator recebeu o “Prêmio Farol” por seu trabalho no drama histórico “Emancipation – Uma História de Liberdade”.

Continua depois da Publicidade

“Emancipation foi o filme mais difícil de toda a minha carreira. Eu me lembro que no segundo dia de filmagens foi realmente difícil transportar uma mente moderna para aquela época. Foi muito difícil imaginar aquele nível de desumanidade”, discursou Smith sobre a produção.

Relembre a confusão:

No dia 27 de março, durante a 94ª cerimônia do Oscar, Chris Rock e Will Smith protagonizaram uma treta ao vivo. Rock surgiu no palco para apresentar o prêmio de “Melhor Documentário” e fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will. De acordo com o comediante, ela poderia integrar o elenco de uma possível continuação do longa “Até o Limite da Honra” por causa de sua cabeça raspada.

Jada ficou visivelmente incomodada com a referência. E então Will subiu no palco e deu um baita soco em Rock. Inicialmente, o público pensou que a cena pudesse ter sido combinada, mas enquanto o ator voltava ao seu lugar, mandou um recado para Chris: Mantenha o nome da minha mulher fora da m*rda da tua boca!”. Um climão foi instaurado automaticamente, com os demais artistas se dando conta de que a treta havia sido séria. Assista:

No filme “Até o Limite da Honra”, dos anos 90, a protagonista, vivida por Demi Moore, raspa o cabelo para se tornar a primeira mulher da Marinha dos EUA. Jada, por sua vez, anunciou em 2021 que raspou a cabeça depois de ter lutado contra a alopecia, uma doença autoimune, caracterizada principalmente pela queda de cabelo. Todos sabem que tenho lutado contra a alopecia. De repente, um dia… apareceu assim. Agora, isto vai ser um pouco mais difícil para mim de esconder. Por isso, pensei em compartilhar para que vocês não façam perguntas”, disse ela, na ocasião.

Depois do incidente, Smith foi banido da cerimônia do Oscar e de todos os eventos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por uma década. “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”, manifestou ele na época. Alguns meses depois, Will publicou um vídeo pedindo desculpas ao comediante.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques