Conversa com Bial: Pedro Bial se diz fã de Romero Britto, e ele se recusa a responder perguntas sobre confusão em Miami; Apresentador lamenta

Na última semana, viralizou nas redes, um vídeo em que Madeleine Sánchez, dona de um restaurante em Miami, EUA, acusa Romero Britto de ter sido grosseiro com os funcionários do estabelecimento, e quebra uma escultura na frente do artista plástico. Convidado dessa terça-feira (18) do “Conversa com Bial”, o pernambucano se recusou a responder perguntas de Pedro Bial – que se disse seu fã – sobre o episódio.

Segundo o jornalista, a entrevista com Romero tinha sido gravada há algumas semanas, antes de a confusão vir à tona. No entanto, por conta da repercussão, a equipe do programa o contatou para atualizar o papo. Bial chegou a enviar três perguntas para o pintor sobre o caso, mas foi ignorado, e recebeu um depoimento em vídeo no qual Britto apenas repetia coisas já ditas anteriormente em um comunicado.

Continua depois da Publicidade

“A respeito do vídeo que anda circulando na internet, o incidente ocorreu em 2017. Todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias e quebrou uma obra de arte que havia ganhado. Uma peça como aquela, de porcelana, ao quebrar, poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local. Nunca presenciei tamanho desrespeito em toda a minha carreira. Infelizmente há pessoas que querem ficar famosas às custas de outras e levam aos extremos”, declarou o artista.

Romero disse que não gostaria mais de alimentar mais este assunto. (Foto: Reprodução/Globoplay)

O pernambucano então informou que seu propósito seria de levar alegria, amor e esperança às pessoas através da arte, e que não alimentaria mais esse assunto. “Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém. O único fato é que os vídeos divulgados mostram uma pessoa agindo com violência contra o artista, e o tribunal da internet aplaude e faz apologia ao ódio. Não quero alimentar mais esse assunto ou a mídia. Eu prefiro que a consciência dela a julgue”, afirmou.

Por fim, Britto desaprovou a atitude dos críticos e disse que seguirá trabalhando. “Como dizem pelo mundo, minha arte desperta um tipo de sentimento positivo, de alegria, e por isso é tão celebrada, seja por bilionários ou por pessoas simples. Infelizmente, temos pessoas criticando, lutando contra o sucesso dos outros, ao invés de focarem em encontrarem o próprio sucesso, maneiras de ajudarem o mundo e serem relevante para a sociedade. Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que, como nunca antes, precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo”, encerrou.

Após exibir o vídeo em questão, Bial lamentou não ter conseguido extrair respostas do artista. “Infelizmente, Romero Britto não respondeu nossas perguntas. Eu tinha perguntado se ele estava conseguindo dormir bem no meio dessa crise toda, também quis conhecer a versão dele sobre o que aconteceu no restaurante e perguntei por que só três anos depois esse vídeo veio a público”, explicou.

“A gente espera sinceramente que essa crise se resolva logo, ele é um brasileiro muito importante para todos nós e para a imagem do Brasil no mundo. Se ele tivesse respondido teria sido legal, pra ele, para a marca dele que movimenta centenas de milhares de dólares por ano, teria sido legal para tantas pessoas cujos empregos dependem do trabalho dele, e também teria sido bom para todos nós, fãs do Romero, e entre esses fãs tantas crianças que o admiram demais”, concluiu o apresentador.

Entenda a história por trás do viral de Romero Britto

O caso ganhou repercussão na quinta-feira (13), graças a norte-americana Faye Pindell, que trabalha na galeria de arte onde tudo aconteceu. De acordo com seus relatos, publicados no Tik Tok, Romero estava em um tradicional meet&greet que faz no final de cada mês com pessoas que compraram os trabalhos de arte dele, quando a mulher apareceu. “A moça é gerente de um restaurante para o qual ele e alguns amigos foram. Aparentemente ele estava sendo desrespeitoso e rude com os garçons. Os funcionários falaram para a gerente e, no final do mês, ela decidiu levar sua própria porcelana que ela quebrou, e custa milhares de dólares, na cara dele”, descreveu Faye.

Ela ainda relatou trechos que não apareceram no vídeo, como a reação do próprio Britto, que teria negado o mau tratamento à equipe do restaurante. “Foi em frente a uma grande plateia, ele estava envergonhado. Ele não parecia saber como reagir e eu meio que me sinto mal por ele, o que é raro. Ele ficava dizendo que não havia tratado os funcionários com desrespeito”, explicou a tiktoker. Confira:

https://twitter.com/MidiasHG/status/1294243470652116993?s=20

No vídeo em questão, a proprietária do restaurante aparece exaltada, gritando com o artista plástico dentro de sua loja, com um coração de porcelana, da coleção dele, na mão. Em um determinado momento, ela levanta a obra acima de sua cabeça e joga com força no chão, estraçalhando o item. De acordo com o site oficial do artista, a peça quebrada pode variar de US$ 360, o equivalente a quase R$ 2 mil, pela pequena, de 17 centímetros, a US$ 4,8 mil, cerca de R$ 26 mil, pela grande, de 58 centímetros. Assista:

Mais tarde, uma nova e mais completa gravação surgiu, dando mais detalhes do ocorrido. Nele, a mulher foi identificada como a proprietária do restaurante de comida espanhola “Olé Olé Taperia”, localizado em Miami. Momentos antes dela quebrar a obra de arte em mil pedacinhos, o contexto da história foi explicado para Romero Britto.

Continua depois da Publicidade

“Eu sou a dona do restaurante ‘Tapelia’, que fica em frente à sua loja. O meu marido veio e comprou esta obra de arte no meu aniversário, porque eu te tinha num pedestal e te admirava como artista. Eu o tinha como um homem respeitável, pensei, mas estava errada“, diz. O artista tenta se oferecer para assinar o coração de porcelana que está nas mãos da mulher, acreditando que ela estava tendo uma reação mais efusiva com seu trabalho. No entanto, a resposta dela é exatamente o contrário disso. “Não! Eu não preciso que você assine nada”, dispara.

A empresária então relata qual o motivo da sua fúria. “Você foi ao meu restaurante, fez uma reserva para vinte pessoas no café da manhã a US$ 8 (R$ 43), que é barato, e acima de tudo nos pediu um desconto. Ele humilhou minha equipe, pediu que parassem a música, pediu que não falassem. (…) Isso foi humilhante. Achei que você fosse uma pessoa honesta e respeitável, mas lhe falta humildade”, esbraveja, antes de jogar a peça de arte no chão na frente de todos.

Pronunciamento de Romero

Após a repercussão do vídeo, o artista plástico finalmente quebrou o silêncio sobre o episódio — que aconteceu há três anos. Em um comunicado publicado no começo neste sábado (15), ele criticou a atitude da mulher, afirmando que ela colocou a “integridade física” de outras pessoas em risco.

Na nota, publicada no Instagram Stories de Britto, ele ainda diz que foi vítima da situação. “O vídeo do incidente ocorreu em 2017. Todos podem ver que fui vítima de uma pessoa que foi a uma de minhas galerias de arte e quebrou uma escultura que havia ganhado”, explicou ele.

Continua depois da Publicidade

“Uma peça pesada de porcelana que, ao quebrar em pedaços, poderia ter causado danos a mim, a ela ou a qualquer outra pessoa no local”, declarou Romero, acusando ainda a mulher de querer fama. “É lamentável, mas a integridade física das pessoas foi colocada em risco naquele momento. Infelizmente, há pessoas que querem ficar famosas às custas de outros”, criticou.

O artista não falou diretamente sobre as acusações feitas pela mulher no vídeo, de que ele teria tratado mal os funcionários do restaurante dela, mas apontou que nunca quis desrespeitar qualquer pessoa. “Através da minha arte, meu propósito sempre foi o de levar alegria, amor e esperança a todos. Não admito desrespeito e jamais tive a intenção de desrespeitar alguém”, pontuou.

Comunicado de Romero Britto sobre o caso (Foto: Reprodução/Instagram)

Por fim, ele criticou os comentários que leu na internet desde que o vídeo viralizou. “A internet é muitas vezes injusta e as pessoas não estão preocupadas com a verdade. Gostam de confusão, drama, negatividade, de julgar sem analisar os fatos. Vou continuar minha missão de alegrar o mundo, que como nunca precisa de mais amor, felicidade, esperança e otimismo”, concluiu Britto.