Cynthia Benini, que já foi casada com André Gonçalves, falou sobre a recente prisão do ex. O ator chegou a ser detido no sábado (9) por uma dívida de mais de R$ 350 mil de pensão alimentícia. O pagamento é destinado à filha do antigo casal, Valentina, de 19 anos. Em entrevista ao Universa, do UOL, publicada nesta quinta-feira (14), a jornalista contou como a garota está lidando com o processo, além de dividir sua perspectiva sobre a situação.
“Temos que parar de cultuar o sofrimento das mulheres, como se fossem vencedoras na vida, heroínas. A balança tem que estar equilibrada. A guarda e proteção dos filhos comuns é dever dos genitores e responsáveis legais“, opinou. Ela ainda relembrou que André está em prisão domiciliar. “O André está de tornozeleira eletrônica em casa. Poderia estar como tantos outros no presídio por 30 dias. Eu luto pelos direitos da minha filha e indiretamente, dada a exposição pública do caso, pelos direitos de muitas outras mulheres e crianças que vivem o tormento da dificuldade financeira e emocional“, apontou.
Sobre a filha, ela compartilhou: “A Valentina tem 19 anos e trabalha de segunda a domingo para ter seu próprio dinheiro. Ela sofre. Vive entre a emoção e a razão. O processo não tem a ver com falta de amor. Ela realmente precisa ainda de nossa ajuda (minha e dele). Ela ainda não tem maturidade para resolver tudo isso dentro dela e vem somatizando isso em prejuízo de sua saúde“.
A apresentadora ainda recordou as dificuldades financeiras que enfrenta desde que saiu da TV, em 2017. “Tive que vender meu imóvel, mudar meu padrão de vida, aceitei ajuda de minha família para com a Valentina – já que o André se negou a estabelecer guarda compartilhada em 2016“. “Filhos não devem ser abandonados, mesmo diante de qualquer dificuldade. Se é crime, abandonar animais, imaginem crianças“, disse em outro momento.
De acordo com Benini, os problemas no pagamento de André se iniciaram há 15 anos. “Os atrasos da pensão alimentícia da Valentina começaram em 2007, alguns meses depois da nossa separação. Como ele ainda era contratado da TV Globo e, mesmo empregado, não cumpria com o acordo judicial, fui aconselhada pela minha advogada na época a entrar com um pedido para desconto em folha de pagamento e o Juiz acatou“, relembrou. Ela pontuou que, após a demissão de Gonçalves da emissora carioca, os pagamentos voltaram a atrasar. “Os atrasos e o não pagamento do pagamento de pensão voltaram a acontecer, mesmo fazendo novela na TV Record, filmando ‘Nada a Perder’ entre outros trabalhos“, detalhou.
Segundo a defesa de André, o ator não efetua os pagamentos por não ter condições de arcar com o valor devido. Benini expôs o que acha da justificativa. “Quando uma mãe precisa cuidar de um filho (e muitos “pães” também), não dizem: ‘Hoje não temos o que comer então continuamos de braços cruzados’. Muitas mulheres como eu, mesmo diferentes socialmente, economicamente, na raça, cor, passam pelas mesmas situações e não ficam à espera de um milagre ou se vitimizando. Elas vão à luta!“, concluiu.
Além da dívida com Valentina, Gonçalves também está atrasado no pagamento da pensão alimentícia de Manuela Seiblitz, fruto do relacionamento com Teresa Seiblitz. Em 2017, o valor devido era de R$ 120 mil.