Daniel Radcliffe cai no choro ao ler carta de suicídio do bisavô em programa de TV: ‘Queria voltar no passado’

Daniel Radcliffe não segurou a emoção nas gravações da nova temporada do programa “Who Do You Think You Are?”. Segundo o ‘The Sun’, o ator de “Harry Potter” caiu no choro ao ler a carta de suicídio de seu bisavô Samuel Gershon, que sentiu que sua vida estava arruinada após a loja da família ser assaltada.

Em 1936, o negócio de joias “Hatton Garden” foi roubado e Samuel e sua família tiveram uma grande perda. Ao fazer a denúncia para a polícia, entretanto, o bisavô de Radcliffe sofreu preconceito por ser judeu e foi acusado de ter forjado o assalto para reivindicar o dinheiro do seguro.

Com tanta perda e vergonha, Sam tirou a vida ao 42 anos, deixando a esposa e as filhas, incluindo a avó de Daniel, para trás. Radcliffe se admirou com o “trabalho extraordinário de escudo” da bisavó em relação às filhas. “É fascinante pensar que talvez a mais forte de todas foi essa mulher que eu conhecia muito pouco sobre”, chocou-se ele. No final, a companhia de seguros acabou cobrindo a perda, mas apenas depois da trágica morte de Gershon.

Daniel Radcliffe (Foto: Getty)

O ator britânico se sensibilizou com o texto deixado pelo bisavô e ainda desabafou, com a voz embargada: “Tudo pelo que ele e o pai dele trabalharam foi destruído. Você apenas quer voltar ao passado e falar: ‘O que quer que você esteja passando, você ainda tem tanto para oferecer para as pessoas ao seu redor… você tem tanto para dar a elas. E todas ainda te amariam'”. 

No programa, Daniel não descartou a possibilidade de seu tataravô ter forjado o assalto, apesar de não ter nenhuma prova. Com um cenário crescente de fascismo na Inglaterra, há fortes evidências dos detetives serem anti-semistas e relutarem em investigar adequadamente o crime. “Judeus são frequentemente responsáveis pela derrubada de seus próprios estabelecimentos comerciais”, dizia um relatório de polícia da época.

“Who Do You Think You Are?” é uma série de documentários sobre genealogia britânica que vai ao ar na emissora BBC desde 2004. Em cada episódio, uma celebridade traça sua árvore genealógica e comenta os fatos descobertos. Além de descobrir a história de seu bisavô, Daniel também ficou chocado ao ver uma foto de seu tatara-tataravô Louis, que é bem parecido com ele.

O episódio faz parte da 16ª temporada do programa e será exibido no dia 22 de julho. Pelo jeito vai ser bem emocionante, né?