ouça este conteúdo
|
readme
|
O astro de Hollywood, George Clooney, tornou-se alvo de ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após declarações feitas em uma entrevista ao programa “60 Minutes”. Enquanto promovia sua peça da Broadway, “Good Night, and Good Luck”—baseada em seu filme de 2005 — o ator criticou o cenário político atual do país, o que levou Trump a responder com duras críticas.
Na produção, Clooney interpreta o jornalista da CBS Edward R. Murrow, conhecido por confrontar o senador Joseph McCarthy durante a caça aos supostos comunistas nos anos 1950. Durante a entrevista, o ator traçou paralelos entre os eventos retratados na peça e os dias de hoje.
“Quando os outros três poderes falham, quando o judiciário, o executivo e o legislativo nos deixam na mão, o quarto poder precisa ter sucesso”, afirmou ele, destacando o papel fundamental da imprensa.
Clooney ainda comentou sobre a crescente pressão sobre os meios de comunicação: “A ABC acabou de resolver um processo com o governo Trump. E a CBS News está no processo… Estamos vendo essa ideia de usar o governo para assustar, multar ou usar corporações para diminuir os jornalistas. Governos não gostam da liberdade de imprensa. Nunca gostaram! E isso vale tanto para conservadores quanto para liberais, ou qualquer lado que você esteja. Eles não gostam da imprensa”.
O ator se referia à disputa judicial entre o presidente e a ABC News, que concordou em pagar US$ 15 milhões e emitir um pedido de desculpas para encerrar um processo de difamação movido por Trump contra a emissora e o jornalista George Stephanopoulos, após este afirmar erroneamente que o presidente eleito era responsável por estupro.
Atualmente, Trump está processando a CBS e o “60 Minutes” em US$ 10 bilhões, alegando que a emissora tentou enganar os eleitores ao exibir duas versões editadas de uma entrevista com Kamala Harris antes da eleição, segundo a Variety.

Em resposta à entrevista de Clooney, Trump usou sua rede social, a Truth Social, para disparar críticas ao ator: “Por que o agora altamente desacreditado 60 Minutes está fazendo um verdadeiro ‘puff piece’ sobre George Clooney, um ator de segunda categoria e fracassado analista político?”.
Ele ainda atacou Clooney por seu posicionamento político: “Ele lutou arduamente pela eleição do ‘Joe Dorminhoco’ [apelido dado ao ex-presidente, Joe Biden] e, logo depois do debate, o descartou como um cachorro. Mais tarde, presumo que sob ordens do grupo de Obama, fez campanha total por ‘Kamala’, apenas para perceber logo que isso não daria certo. O 60 Minutes até inseriu fraudulentamente respostas falsas na desastrosa entrevista dela, exibida pouco antes do Dia da Eleição, em um dos eventos mais embaraçosos e desonestos da história da televisão… E agora George Clooney de novo? O assessor de imprensa dele deve estar ganhando uma fortuna!”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques