Emocionante! Lady Gaga revela trauma causado por estupros e faz promessa inspiradora sobre saúde mental; Assista

Lady Gaga já começou o ano falando sobre um assunto muito importante: saúde mental. A cantora e atriz foi entrevistada por Oprah Winfrey neste sábado (4), no evento Oprah’s 2020 Vision: Your Life in Focus na Flórida, Estados Unidos, e relembrou um período delicado de sua vida.

Quando tinha 19 anos, a cantora foi estuprada repetidamente por alguém que conhecia e isso, infelizmente, desencadeou outros problemas.“Eu desenvolvi estresse pós-traumático como resultado desses estupros e por não processar esse trauma. Eu não tinha ninguém para me ajudar. Não tinha um terapeuta, não tinha um psiquiatra ou um médico”, declarou, diante de uma enorme plateia.

Em seguida, Gaga explicou que os primeiros sintomas que sentiu novamente apareceram quando sua carreira deslanchou: “De repente, me tornei uma estrela e estava viajando pelo mundo, indo de quarto de hotel a garagem, da limusine aos palcos, e nunca lidei com isso, e de repente comecei a sentir essa dor intensa em todo o meu corpo, que imitava a doença que senti depois de ter sido estuprada”.

A artista sofre de fibromialgia, síndrome que se manifesta com dores musculares fortíssimas por todo o corpo. Em seu discurso, a vencedora do Oscar pela música “Shallow” disse que a doença pode ter relação direta com o trauma causado pelos abusos que sofreu.“Eu descobri que a fibromialgia pode ser tratada com terapia para saúde mental. Saúde mental é uma condição médica e deveria ser tratada como tal. Não é algo que devemos ignorar”, enfatizou a estrela, durante o bate-papo.

Ela ainda fez questão de mencionar que o uso de remédios a ajudou muito em sua batalha contra esses problemas. “Eu sei que isso é controverso por diversas maneiras, mas a medicina realmente me ajudou. Eu sei que muitas pessoas têm medo de usar medicamentos, e quero muito acabar com o estigma social em volta disso”, afirmou a popstar, recebendo aplausos imediatos.

Muito dedicada e empenhada pela causa, Gaga ainda se comprometeu, ao fazer uma promessa. “A jura que faço aqui, diante de todos vocês, é que na próxima década, ou mais, se for preciso, vou juntar os melhores cientistas, médicos, psiquiatras, matemáticos e professores num mesmo lugar, vamos discutir cada problema, um por um, e vamos resolver essa crise de saúde mental”, garantiu ela, esperançosa. Rainha!

No fim, a entrevistadora perguntou quando os fãs poderiam esperar por um novo álbum da cantora. “Nós estamos aqui conversando sobre autocuidado, mas eu ainda vou fazer música, não se preocupem”, tranquilizou Lady Gaga, que mais tarde recebeu Oprah em seu camarim. A apresentadora a agradeceu – toda emocionada – pela honestidade e coragem durante sua participação no evento. Foi um momento muito fofo e sensível! Escorreu até uma lágrima aqui! Dá só uma olhada: