Antônio Cara de Sapato negou que esteja processando a TV Globo. Os boatos surgiram após uma nota da Folha de São Paulo, publicada nesta sexta (19), intitulada “Expulso do BBB 23, Cara de Sapato entra com processo contra a Globo“. A manchete teria confundido internautas, portais de notícia e os chamados perfis de fofoca, que passaram a replicar uma ação judicial contra a TV Globo, que nunca existiu.
Em comunicado enviado, com exclusividade ao hugogloss.com, o lutador explicou que o processo em nada tem a ver com a denúncia – já arquivada – de importunação sexual que originou sua expulsão do “BBB 23”, nem mesmo com a própria emissora carioca. Cara de Sapato entrou com um processo contra o jornal Extra, que reportou que ele teria vivido um relacionamento secreto com Amanda Meirelles, campeã do BBB23. A matéria de agosto do ano passado falava ainda num suposto acordo dos dois.
Segundo o ex-BBB, a notícia era falsa, caluniosa e prejudicou sua imagem. Ele ainda aproveitou para rebater também a reportagem de hoje da Folha de São Paulo. “Eu respeito e admiro o jornalismo sério, que com certeza não é o caso de alguns veículos e pessoas. Dizer que eu estou processando a EMISSORA é mentira. Quando a manchete da matéria informa isso, somando ao contexto do ocorrido no ‘BBB’ e com uma foto minha no programa, entende-se que eu estou processando a TV Globo pelo o que aconteceu no programa. E isso é, mais uma vez, mentira”, destacou.
“O que acontece é que a minha equipe, sim, está movendo um processo desde agosto de 2023 contra um veículo impresso do grupo, que noticiou uma informação completamente caluniosa e maldosa, com riqueza de detalhes totalmente fantasiosos e me imputando atitudes que eu reprovo”, detalhou.
O lutador apontou, ainda, a “coincidência” de uma nova matéria a seu respeito logo após a mais recente vitória no MMA. Cara de Sapato foi classificado para a semi-final da “Professional Fighters League”, dos Estados Unidos, e pode ganhar 1 milhão de dólares caso seja o campeão. Ele estava há dois anos sem entrar no ringue por conta de uma lesão no joelho.
“Engraçado que essa informação venha à tona agora, justamente depois de eu ter voltado ao MMA e vencer uma luta importante pra mim. A quem interessa a degradação da minha imagem? Vale questionar”, apontou.
Antônio também reforçou que a Justiça rejeitou a denúncia do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro contra ele e MC Guimê por importunação sexual, e que o processo foi encerrado. “Eu sei o que é enfrentar um processo de cabeça erguida e aguardar que a justiça seja feita. Espero, sinceramente, que essas pessoas tenham mais responsabilidade antes de abalar a vida e a reputação das pessoas. Quando se trata da minha moral, da minha reputação e do meu caráter ser questionado, eu não vou deixar passar batido”, afirmou.
“Agradeço ao Hugo Gloss e sua equipe que foram os únicos a procurarem a mim e a minha equipe, para que tivéssemos a chance de prestar algum esclarecimento. Espero que, com esta nota, outros veículos e perfis de Instagram sérios, tenham a decência e que cumpram o seu papel de noticiar o fato ocorrido com a clareza que está sendo dito aqui. E o processo é público, caso queiram acompanhar é só ler com atenção e seriedade”, concluiu.
O processo
O colunista Gabriel Vaquer, do F5, teve acesso aos autos do processo, que corre na 28ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na ação, Cara de Sapato pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais e uma retratação nos mesmos veículos que publicaram a informação. Ele alega que foi surpreendido pelas notícias, em agosto do ano passado. Já os representantes do Grupo Globo, que controla o Jornal Extra, alegam que o pedido de indenização é “descabido e fora da realidade”. O Grupo também defende que “a informação era de importância, por se tratarem de duas figuras públicas”.
Segundo o colunista, ainda não há uma data para o julgamento. Antes disso, a Justiça do Rio de Janeiro deve marcar uma audiência para tentar uma conciliação entre as partes.
Dentro do reality global, Cara de Sapato se aproximou da campeã Amanda Meirelles, o que originou rumores do affair e a base de fãs chamada “DocShoes”. A dupla, no entanto, sempre garantiu que o relacionamento nunca passou de amizade. Na época, quando o suposto término foi noticiado, o atleta publicou um vídeo em suas redes sociais para desmentir um romance. O vídeo também foi anexado aos autos do processo.
“Estão tentando criar narrativas sobre mim, sobre a minha conduta como homem, que simplesmente não existem. Eu e Amandinha construímos uma relação de amizade incrível dentro do programa, e que aqui fora só se fortaleceu. Nunca existiu namoro, nem acordo disso ou daquilo. E diversas vezes, tanto eu quanto ela, já falamos sobre isso. E o que não precisa ser combinado ou acordado é que nós somos amigos e continuaremos sempre apoiando um ao outro no que for preciso”, destacou Cara de Sapato.
No relato, ele já havia anunciado que pretendia tomar medidas judiciais: “Eu vou tomar as devidas providências, e eu peço aos veículos de comunicação que se atentem à veracidade das informações que reproduzem, porque isso é muito chato e muito sério”.
Cara de Sapato aparece acabando com qualquer especulação, devido a última matéria do Extra de fonte anônima. Sem muita paciência, diz que o que decepciona é o colocarem como vilão, alguém sem responsabilidade afetiva. pic.twitter.com/NPv68iJHCE
— Vai Desmaiar (@vaidesmaiar) August 10, 2023
Leia a nota de Cara de Sapato na íntegra:
“É com muita tristeza que eu venho aqui me defender, mais uma vez, de informações caluniosas à meu respeito. Logo eu, que sou um lutador, estou cansado desta batalha.
Eu respeito e admiro o jornalismo sério, que com certeza não é o caso de alguns veículos e pessoas. Dizer que eu estou processando a EMISSORA é mentira. Quando a manchete da matéria informa isso, somando ao contexto do ocorrido no BBB e com uma foto minha no programa, entende-se que eu estou processando a TV Globo pelo o que aconteceu no BBB. E isso é, mais uma vez, uma mentira.
O que acontece é que a minha equipe sim, está movendo um processo desde agosto de 2023 contra um veículo impresso do Grupo, que noticiou uma informação completamente caluniosa e maldosa, com riqueza de detalhes totalmente fantasiosos e me imputando atitudes que eu reprovo. Engraçado que essa informação venha à tona agora justamente depois de eu ter voltado ao MMA e vencer uma luta importante pra mim. A quem interessa a degradação da minha imagem? Vale questionar.
Eu sei o que é enfrentar um processo de cabeça erguida e aguardar que a justiça seja feita. Espero, sinceramente que essas pessoas tenham mais responsabilidade antes de abalar a vida e a reputação das pessoas. Eu sou um cara completamente tranquilo em relação às coisas, porém quando se trata da minha moral, da minha reputação e do meu caráter ser questionado, eu não vou deixar passar batido.
Continuo sendo muito agradecido pelo carinho, admiração e respeito que os meus fãs tem por mim, e que faço questão de retribuir da mesma forma. Agradeço ao Hugo Gloss e sua equipe que foram os únicos a procurarem a mim e a minha equipe, para que tivéssemos a chance de prestar algum esclarecimento. Espero que, com esta nota, outros veículos e perfis de instagram sérios, tenham a decência e que cumpram o seu papel de noticiar o fato ocorrido com a clareza que está sendo dito aqui. E o processo é público, caso queiram acompanhar é só ler com atenção e seriedade”.