Cintia Mello, bailarina do ‘Programa do Ratinho’, se demite após ‘piada’ sobre cabelo: ‘Recebi olhares hostis’; assista

Cinta Mello afirmou que tentou uma conversa com a emissora, mas sem sucesso

Bailarina Ratinho

A bailarina Cintia Mello se demitiu do balé do “Programa do Ratinho”, exibido pelo SBT, após o apresentador fazer uma “piada” com seu cabelo natural. Cintia estava na atração há nove anos e anunciou sua decisão nesta quinta-feira (18). Até o momento, nem o apresentador ou a emissora se pronunciaram sobre o caso.

Na época, durante o programa exibido em 1º de abril, Ratinho sugeriu que ela tivesse piolho e pediu para a assistente de palco chacoalhar os fios, conferindo se era uma peruca. “Cintia, essa peruca sua é a mais bonita”, disse ele. “Mas não é peruca, é meu cabelo. Hoje realmente é o meu”, devolveu a dançarina. “Não é seu cabelo! Eu vi um piolinho aqui, puxa o cabelo dela, Milene”, pediu o veterano.

“Então é bonito. Mas eu achei que era uma peruca”, concluiu o apresentador ao notar que se tratava, de fato, do cabelo dela. A atitude gerou polêmica nas redes sociais, e acusações de racismo contra o apresentador.

Segundo o relato da bailarina nas redes sociais, ela foi orientada a se pronunciar apenas quando estivesse certa de sua decisão. Cintia também revelou que esperou ser procurada pelos representantes da emissora com um pedido de desculpas, o que não aconteceu após duas semanas do caso. “Eu fui orientada a me pronunciar apenas quando estivesse firme nas minhas convicções. Decidi me desligar do ‘Programa do Ratinho’. Alguns dias atrás, fui tragada por uma situação que eu não escolhi passar, e quero deixar claro aqui que eu tenho muito orgulho em ser uma mulher negra“, iniciou.

Ela lamentou o episódio, afirmando que foi surpreendida pela atitude do apresentador. “Fui pega de surpresa para uma brincadeira inoportuna. E, para mim, contraditória, porque foi feita por uma pessoa que sempre elogiou o meu cabelo natural. Por ter liberdade, afinal, são nove anos de convivência, eu resolvi buscar uma conversa”, detalhou.

Cintia admitiu, ainda, que ficou chateada com a forma com que o caso foi tratado internamente: “Tentei explicar quais são os estigmas por trás de uma brincadeira como aquela, como acaba impactando a vida de pessoas negras, meu cotidiano, na minha saúde mental e no meu trabalho, até porque eu trabalho com a minha imagem na rede social”.

Continua depois da Publicidade

Além de não encontrar uma solução, ela contou que passou a receber “olhares hostis” pelos corredores do SBT. “Eu tinha esperança de que algo acontecesse. Uma conversa pessoalmente, ou uma nota, ou até um esclarecimento público… Porque meu constrangimento foi público. Mas nada aconteceu. E o pior: recebi olhares hostis de algumas pessoas, como se eu tivesse culpa de tudo aquilo que estava acontecendo”, prosseguiu.

“Ali eu percebi que ninguém se importava e que não era mais o meu lugar, pois eu sei muito bem distinguir gratidão de submissão. Recomeços não são fáceis, eu preciso estar forte para cuidar da minha filha. Sigo de cabeça erguida e consciência limpa, porque tentei fazer o que eu achava ser correto. Bola pra frente”, concluiu a bailarina.

Assista ao relato completo:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques