Hugo Gloss

Faustão recebeu coração após 1º paciente da fila recusar órgão

Faustão

Faustão

Neste domingo (27), o apresentador Fausto Silva passou por uma cirurgia bem-sucedida de transplante de coração. A informação foi confirmada pela equipe médica do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde Faustão está internado desde o dia 5 de agosto com insuficiência cardíaca. Segundo o g1, o apresentador foi beneficiado com o órgão quando os responsáveis pelo primeiro paciente na lista prioritária recusaram a oferta do Ministério da Saúde.

Faustão era o segundo na fila, já que seu quadro de saúde era considerado grave pelos profissionais, e recebeu o coração de um doador de 35 anos. Além do tipo sanguíneo, outros fatores como a compatibilidade genética e o tamanho do órgão também são levados em conta para o procedimento. O apresentador estava sob cuidados intensivos, dependente de hemodiálise e precisava de medicamentos para ajudar no bombeamento do coração.

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, explicou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo em nota.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a cirurgia durou cerca de 2h30. “Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração. O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30″, informou.

A instituição garantiu que a cirurgia ocorreu com sucesso e sem intercorrências. “O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, finalizou o comunicado.

(Foto: Reprodução)

João Guilherme Silva se manifesta

Ainda ontem, João Guilherme Silva, filho de Faustão, repostou um story rebatendo mensagens de que seu pai teria “furado a fila” de transplante. Na publicação original, feita por Enzo Celulari, filho de Claudia Raia e Edson Celulari, há um pedido para que as pessoas se informem sobre o processo “antes de julgar”, além de imagens explicativas sobre os trâmites necessários para o procedimento. “Não façam ilações ou acusações irresponsáveis de furação de filas ou interesses escusos”, diz o post.

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Nota do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde também se manifestou sobre a “rapidez” da cirurgia. Segundo o comunicado, entre os dias 19 e 26 de agosto, onze pessoas passaram por transplantes de coração no país. A gravidade do caso de Faustão exigia prioridade, portanto, a cirurgia foi realizada no final de semana. “Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros transplantados”, disse o Ministério.

De acordo com o texto, a lista de espera para transplantes é a mesma tanto na rede pública quanto na privada. A ordem de preferência obedece a critérios técnicos, que englobam tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética, distância geográfica e critérios de gravidade distintos para cada órgão.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, destacou. “Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante”, afirmou o comunicado.

Sair da versão mobile