Fim dos likes! Luan Santana, Juliana Paes e mais famosos reagem ao teste do Instagram; vem entender e conferir a repercussão nas redes sociais!

“Quantos likes essa princesa merece?”. Bom, agora ficará mais difícil saber, depois dos testes iniciados pelo Instagram nesta quarta-feira (17). A rede social parou de exibir o número de curtidas nos posts do feed. E a medida deu muito o que falar! Foram vários as celebs que se pronunciaram sobre o assunto, que se tornou um dos mais comentados nas redes sociais.

O cantor Luan Santana foi um dos que defendeu que as curtidas fossem ocultas. “Somos mais que números e aprovações… somos além! Temos motivo para celebrar hoje, parabéns amigos do @instagram!”, celebrou ele, em um post na rede. Assim como o astro, a atriz e cantora Cleo se pronunciou sobre o caso, e brincou: “Quem vê like não vê coração”. Apenas verdades, né?

Alguns youtubers também se posicionaram muito à favor do teste! Como foi o caso de Felipe Castanhari, que comemorou: “Viva o fim do LIKE!”. Para ele, as pessoas ficarão muito menos frustradas com números, se preocupando muito mais com o que compartilham. “Já vi muitos se frustrando simplesmente por não ter um número “x” de likes em determinada foto, e isso faz mal. Não vendo o número de likes temos uma coisa a menos para se comparar com os outros”, escreveu.

Já Felipe Neto criticou a rede social. Assim, mostrou acreditar que isso seria melhor para os usuários. “A rede social mais falsa e propagadora de mentiras da história da internet. Fotos manipuladas, ideal de vida perfeita, tudo isso em busca apenas de LIKES. Talvez agora comecemos a ver a verdade. Menos facetune, mais vida real”, disparou.

Nossa BibiConfeiteira, Juliana Paes, compartilhou um post interagindo com seus seguidores sobre o assunto. E nas respostas, Marcos Palmeira também deixou sua opinião. “Eu acho bom”, declarou o intérprete do antigo amor de Maria da Paz. Na publicação, outras personalidades como Helen Ganzarolli também deixaram seu apoio.

Marcos Palmeira interage com Juliana Paes sobre fim dos likes. (Foto: Reprodução/Instagram)

Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba seguiu a onda de comemorações e deixou seu convite à reflexão dessa história toda. “Não contabilize. Viva! Se desapeguem das curtidas e apreciem a vida, a história, a arte!! O que te agrada? O que é referência pra você? O que te faz feliz? Reflita”, publicou ele.

A atriz Fernanda Rodrigues compartilhou a arte do poeta Bráulio Bessa abordando a questão, e recebeu reações de vários celebs em concordância, como Ingrid Guimarães. O texto dizia: “Quando a curtida sumiu também sumiu a vaidade que alimenta a disputa de tal popularidade. Relaxe, não enlouqueça talvez assim apareça quem lhe curta de verdade”.

View this post on Instagram

🍃🙌🏼 @brauliobessa

A post shared by Fernanda Rodrigues (@ferodriguesoficial) on

Ana Clara Lima, que esteve no “Big Brother Brasil 18”, já aproveitou a falta de preocupação com números pra deixar seu close na rede! “Plenitude depois dessa atualização PERFEITA do Instagram! Agora só falta fazer uma eliminação automática dos perfis que comentarem ofensas, imbecilidades e ou opiniões que ninguém pediu na foto dos outros”, pediu ela. Também sonhamos com isso! Kkk Outro influencer, Leo Picon, brincou sobre o assunto, ao postar várias fotos seguidas: “F*da-se os likes”.

View this post on Instagram

Foda-c osnlikes! Chuva de posts

A post shared by Leonardo Picon 🦁 (@leopicon) on

E não faltaram memes para definir essa crise existencial da Internet brasileira! Há os que ficaram super felizes e empolgados pra encher o feed sem preocupação. Mas também alguns que não ficaram contentes, por não poder ostentar aquela foto bombada! No geral, a maior parte das reações foram HILÁRIAS! Kkkk Confira:

Entenda

Após quase três meses de teste no Canadá, a nova atualização já está sendo avaliada no Brasil. Com isso, o aplicativo removerá o número total de curtidas em fotos e visualizações de vídeos no feed e no perfil de determinados usuários da rede para iniciar o teste. Somente o dono de cada conta poderá ver o número total de engajamento de sua publicação.

De acordo com o Instagram Brasil, o teste tem o objetivo de fazer os usuários da plataforma se concentrarem mais no conteúdo dos posts do que em seu crescimento. “Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”, eles reforçaram em um comunicado.

Segundo a rede social, há uma espécie de ‘competição’ por likes entre os seguidores, que não deveria existir. “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, explicaram.

Exemplo de como fica o feed sem curtidas (Foto: Divulgação/Instagram)

A primeira ideia da nova função surgiu no final de abril e foi divulgada pelo site ‘Fast Company’. De acordo com a publicação, a mudança foi baseada na preocupação crescente da contagem de curtidas estar ligada negativamente à saúde mental. Em 2016, o co-fundador do Instagram, Kevin Systrom, já havia falado sobre isso ao revelar ao TechCrunch que o Instagram Stories foi desenvolvido justamente para os usuários escaparem do estresse pelo número de curtidas.

No começo de maio, um teste da função foi iniciado no Canadá e parece estar dando certo. “Estamos muito animados com os resultados iniciais, mas ainda é preciso estudar ainda mais sobre como isso afeta a experiência do usuário na plataforma”, disse o comunicado, explicando a expansão do teste para o Brasil.

E aí o que acham? Será que a função vai se tornar definitiva?