Hugo Gloss

Gleici Damasceno chora ao denunciar racismo no aeroporto: ‘Me senti invadida’; assista

Na manhã desta sexta-feira (24), Gleici Damasceno usou as redes sociais para denunciar um caso de racismo que sofreu na Receita Federal em um aeroporto. Aos prantos, a atriz relatou ter sido constrangida por uma das agentes que revistavam sua mala ao voltar de uma viagem internacional.

“Eu nunca venho expor muito a minha vida aqui, mas hoje foi um dia em que eu me senti muito vulnerável e muito invadida. Eu sempre viajo muito, para todos os lugares, e daí hoje, eu estava voltando dos Estados Unidos, e no protocolo eu parei ali na Receita Federal, tudo normal. Não ligo de parar, se quiser ver minhas coisas podem ver, mas o que eu fiquei muito indignada hoje foi o tipo da abordagem”, começou ela, muito abalada.

“Quando eu cheguei, a mulher começou a perguntar coisas normais, mas aí teve uma pergunta que ela me fez e que me fez ficar muito mal. Ela falou assim: ‘Nossa, viajar duas vezes por ano é muito caro. Como você consegue viajar duas vezes por ano? É muito caro para você fazer isso’. E eu falei assim: ‘Nossa, esse seu comentário é racista’. E aí ela disse: ‘Eu acho que o racismo está em você'”, detalhou a ex-BBB.

https://twitter.com/midiasso/status/1629163204331937792?s=46&t=EXaaE50THS7ZSyIEI51pgg

Na sequência, Gleici explicou que a agente da RF em questão ameaçou autuá-la e passou a tratá-la de forma agressiva. “Ela falou assim: ‘Ah, eu vou te autuar, você fique calada’. E ela mandava eu me sentar e eu falei: ‘Eu não preciso ficar sentada, eu posso ficar em pé se eu quiser também'”, continuou.

Na sequência, a mulher teria aumentando o tom de voz com a atriz. “Eu falei: ‘Será que tem alguém com quem eu possa fazer uma denúncia?’. E ela falou: ‘Ah, eu sou a autoridade aqui’ e começou a falar os termos lá que eu não entendo muito bem. Eu fiquei muito nervosa, porque nunca passei por uma situação dessas. Eu entendo o trabalho das pessoas [na Receita Federal], que tem que fazer perguntas mesmo, mas eu acredito que certos comentários você não deve fazer”, lamentou Damasceno.

https://twitter.com/midiasso/status/1629163565511761921?s=46&t=EXaaE50THS7ZSyIEI51pgg

“Essa é a minha questão, não é a pergunta que foi feita e sim o comentário, [dando a entender que]: ‘Eu acho que você não tem condição de viajar’. Ela não me conhecia, provavelmente, e julgou uma coisa em mim”, desabafou a jovem. “Mesmo que isso seja normal, que as pessoas façam esse tipo de comentário. Gente, isso não deve ser feito, esse tipo de comentário não deve ser feito. Você faz as perguntas se você quiser, sabe? Você pressiona a pessoa, mas tem certos comentários que não dá pra fazer. Então eu fiquei muito nervosa e ela começou a fuçar as minhas coisas”, pontuou.

https://twitter.com/midiasso/status/1629164036293001219?s=46&t=EXaaE50THS7ZSyIEI51pgg

Por fim, Gleici acrescentou que a hostilidade da funcionária se estendeu durante toda a interação, até que ela encontrou um segundo celular (comprado em maio de 2022, em outra viagem ao exterior) e resolveu taxar a atriz. “Ela estava olhando e ela estava mandando eu calar a minha boca, sendo que eu tava falando no mesmo tom que ela. E ela falou por várias vezes que ia me autuar e ficava falando essas coisas e não fazia. Foi uma situação muito ruim. Eu tenho dois celulares, esse aqui que é mais pessoal e eu uso o outro celular para trabalho. E esse outro celular eu comprei nos Estados Unidos no meio do ano passado. Até que ela achou o meu celular e me tributou esse celular, que eu tinha comprado no ano passado. Enfim, é o procedimento deles”, detalhou ela.

A atriz concluiu o relato revelando ter feito uma denúncia contra a funcionária, que não teve sua identidade revelada, na ouvidoria da Receita Federal. “Enfim, eu paguei, mas fiquei me sentindo muito mal, principalmente quando ela falou ‘o racismo está em você’, sabe? Principalmente porque eu sei que se fosse uma pessoa branca, esse tipo de comentário não teria sido feito. E as pessoas dizem: ‘Ah, eles falam assim com todo mundo’. Gente, não fala, eu tenho certeza que não fala”, se revoltou ela. “A gente sabe quando a pessoa fala com maldade, com deboche, e ela era o tempo todo muito debochada, dizendo que ia me autuar”, lamentou Gleici.

Após o desabafo em vídeo, Damasceno enviou um recado aos fãs, dizendo estar aliviada em compartilhar a situação com o público. “Agora eu vou tentar dormir um pouco, pois isso tudo me estressou muito. Também estou mais aliviada por compartilhar com vocês algo que considero muito íntimo e que, em outro momento, eu nunca iria compartilhar, mas hoje sei que essa dor não é só minha”, concluiu.

https://twitter.com/midiasso/status/1629164359816560642?s=46&t=EXaaE50THS7ZSyIEI51pgg

Sair da versão mobile