ouça este conteúdo
|
readme
|
A jornalista Wanda Chase faleceu na noite desta quarta-feira (2), ao passar por uma cirurgia de aneurisma da aorta. A repórter e apresentadora de 74 anos estava internada no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador. A morte foi confirmada pela família, em comunicado nas redes sociais.
Segundo o portal g1, ela relatou aos familiares que estava com problemas de saúde há cerca de um mês, após uma virose. Depois de procurar ajuda médica, Wanda foi diagnosticada com uma infecção urinária e, posteriormente, uma infecção intestinal.
A jornalista deu entrada na unidade de saúde um dia antes de realizar a cirurgia. Wanda foi supreendida com o diagnóstico de aneurisma dissecante da aorta, doença grave que ocorre quando a camada interna da aorta se rompe.
Ela entrou em cirurgia por volta das 17h. A morte, de acordo com o veículo, foi comunicada para os familiares quase 6 horas depois do procedimento.

De acordo com o portal, o enterro está previsto para acontecer no Cemitério Campo Santo, no próximo sábado (5), quando os familiares chegarem a Salvador.
Nascida no Amazonas, Wanda se mudou para a capital baiana em 1991. Ela trabalhou durante 27 anos na TV Bahia, afiliada à Globo, onde se consolidou como comunicadora e ativista do movimento negro.
Trajetória no jornalismo
Wanda faz parte da história do jornalismo na Bahia. Além de ter sido assessora de imprensa da banda Olodum, atuou em vários veículos de comunicação, como Rede Manchete, TV Cabo Branco e Rede Globo Nordeste.
Após a aposentadoria, a jornalista se tornou colunista do portal iBahia e participou de um projeto de podcast. Ao longo de sua trajetória, Wanda acumulou 45 prêmios e foi reconhecida por ter dado visibilidade à cultura baiana, incluindo os manifestos ligados à cultura negra.

Em 2022, a comunicadora recebeu recebeu o Título de Cidadã Soteropolitana da Câmara Municipal de Salvador. Em março, a jornalista também seria honrada com o Título de Cidadã Baiana, pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A cerimônia, no entanto, acabou adiada por conta de seus problemas de saúde.
Wanda também era bastante amiga da jornalista Glória Maria, que morreu em fevereiro de 2023. Segundo o portal, as duas se conheceram na década de 90 e mantiveram a amizade. Nas redes sociais, a família de Wanda lamentou a morte e destacou sua representatividade na comunicação, bem como a luta pela igualdade racial.
“Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência. Na vida, a Wanda amou tudo que fez e nosso amor por ela é para sempre“, declarou.
Confira a íntegra:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram