J.K. Rowling finalmente se abriu sobre sua ausência no especial “Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts“. Em entrevista a Graham Norton na Virgin Radio, neste sábado (27), a autora rebateu os boatos de que não teria sido convidada para participar da reunião, exibida pela HBO Max em 1º de janeiro deste ano.
“Fui convidada a participar e decidi que não queria fazer isso”, disse ela ao apresentador. “Eu pensei que era mais sobre os filmes do que os livros, com toda a razão. Era disso que se tratava o aniversário”, completou, reforçando: “Ninguém disse para não fazer… Me pediram para fazer e decidi não fazer”.
A autora de “Harry Potter” e roteirista de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” também foi questionada se mantém alguma relação com o elenco jovem da franquia. “Eu tenho. Sim, eu tenho”, disse Rowling, depois de pensar por alguns segundos. “Quero dizer, alguns mais do que outros, mas esse sempre foi o caso. Alguns eu conhecia melhor do que outros”, finalizou.
A revelação de J.K. vem depois dos internautas se revoltarem com uma série e tuítes controversos sobre a comunidade transgênero. Embora a escritora tenha negado que suas opiniões fossem transfóbicas, ela manteve seu ponto de vista em um texto publicado em seu site.
Na época, algumas das estrelas da saga de magia se manifestaram contra os comentários de Rowling. Ao “The Trevor Project”, o intérprete do protagonista, Daniel Radcliffe, afirmou que “mulheres trans são mulheres e que qualquer declaração contrária apaga a identidade e a dignidade das pessoas transgênero”. O astro ainda completou: “Isso vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde, que têm muito mais experiência neste assunto do que Jo ou eu”.
Após a polêmica, Rowling tomou a decisão de sair do Twitter e tirou um ano de folga da plataforma. A britânica explicou por que mudou sua relação com a internet. “Eu tento me comportar online como gostaria que os outros se comportassem… Nunca ameacei ninguém”, disse ela. “A mídia social pode ser muito divertida, e eu gosto da ideia de argumento de bar. Isso pode ser uma coisa divertida de se fazer”, acrescentou.
Por fim, a autora explicou o motivo de sua volta para as redes sociais: “Na verdade, não voltei para as brigas de bar, voltei porque queria lançar o “The Ickabog” [seu novo livro infantil]. Eu queria lançá-lo de graça e o Twitter foi muito bom para isso”, finalizou. Escute à entrevista completa, em inglês, abaixo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques