Joaquin Phoenix dá declaração rara sobre morte chocante do irmão, River, e reclama da imprensa no caso

Sempre muito discreto, o ator Joaquin Phoenix deu uma rara entrevista na qual falou sobre a morte de seu irmão, River Phoenix (1970-1993), em decorrência de uma overdose acidental de drogas. O astro de “Coringa” abordou o assunto junto da mãe e dos irmãos, durante entrevista ao jornalista Anderson Cooper, no programa “60 Minutes”.

River era uma estrela em ascensão em Hollywood, tendo trabalhado em filmes como “Conta Comigo” (1986), “Indiana Jones e A Última Cruzada” (1989) e “Garotos de Programa” (1991). Ele tinha apenas 23 anos quando faleceu, na saída de uma boate em Los Angeles. De acordo com Joaquin, sua família não estava nada preparada para o interesse invasivo da mídia na morte do irmão.

“Nós éramos muito distantes do mundo do entretenimento. Nós não assistíamos a programas de TV, não tínhamos revistas de entretenimento na nossa casa. O River era um ator conhecido e nós não compreendíamos isso. Quando estivemos mais vulneráveis, havia helicópteros em cima da gente, pessoas invadindo a nossa casa. Isso com certeza prejudicou o meu processo de luto”, explicou o ator, em tom sério.

Phoenix também admitiu que às vezes, sente dificuldade em lidar com o assunto e até mesmo em falar o nome do falecido irmão, e deu crédito às irmãs por sempre tratarem da questão com tanta força. “Minha mãe e minhas irmãs, com certeza, foram responsáveis por manter sua memória viva e são elas quem se voluntariam sempre para falar sobre isso”, declarou.

Foto antiga de River, ao lado de Joaquin. (Foto: Reprodução/Getty)

A mãe de Joaquin, Arylin Heart Phoenix, também lembrou da morte de seu primogênito. Ela disse que até hoje se vê abalada pela perda, mas que lida um pouco melhor com isso. “O luto às vezes vem do nada. Talvez eu possa estar dirigindo e ele chega. E eu o recebo muito bem”, garantiu. Além de Joaquin e River, Heart teve outros três filhos: Rain Phoenix (47 anos), Summer Phoenix (41 anos) e Liberty Phoenix (43 anos). O quinteto ainda tem uma irmã fruto de um relacionamento prévio do pai, Jodean Bottom (56 anos).

Na cerimônia do Critics Choice Awards 2020, transmitida ontem (12), Joaquin esteve presente na companhia da irmã Rain. Ao ser premiado com o troféu de “Melhor Ator” por seu trabalho em “Coringa”, ele dedicou o prêmio à querida mãe. “Eu preciso agradecer a minha mãe. Mãe, você sempre foi a minha maior inspiração, mesmo quando a auto-piedade me fez perder o rumo. Você nunca desistiu de mim e eu sou profundamente agradecido pelo seu apoio”, mencionou, antes de qualquer outra coisa.

Assista ao trecho da entrevista de Joaquin, sua mãe e seus irmãos no programa “60 Minutes”, abaixo: