Kanye West causa polêmica com camisa em desfile, tenta humilhar jornalista e é detonado por Gigi Hadid

Rapper ainda lançou uma série de ataques contra a editora de moda Gabriella Karefa-Johnson

Kanye West

Nesta segunda-feira (3), Kanye West caiu na boca do povo após usar uma camiseta com os dizeres “White Lives Matter” (‘Vidas Brancas Importam’, em português), durante seu desfile da nona coleção da Yeezy em Paris, na França. Após repercussão negativa, hoje (4), o rapper se pronunciou e piorou as coisas ao criticar o “Black Lives Matter” (‘Vidas Negras Importam’), movimento ativista internacional, com origem na comunidade afro-americana, que atua contra a violência direcionada às pessoas negras.

Na apresentação da coleção, ontem, West alegou que sua marca “mudou o visual da moda nos últimos 10 anos“. “Nós somos as ruas. Nós somos a cultura. Eu sou Ye, e todos sabem que eu sou o líder”, se gabou ele, no discurso de abertura do desfile. No entanto, o que realmente chamou a atenção foi a camiseta com uma foto do Papa João Paulo II e as palavras “Seguiremos tu ejemplo” (“Seguiremos seu exemplo”, em português) na frente e “White Lives Matter” nas costas.

A expressão foi considerada pela Liga Antidifamação norte-americana como discurso de ódio e atribuída a supremacistas brancos (incluindo a Ku Klux Klan), quando foi usada em 2015. O bordão foi uma resposta ao movimento ‘BLM’, fundado em 2013 após a absolvição do assassino de Trayvon Martin, George Zimmerman.

A camisa era impossível de ser ignorada já que, enquanto o rapper falava, sua imagem foi projetada atrás dele em uma parede de quatro metros. O discurso, bem como o “look” receberam o apoio da comentarista política conservadora Candace Owens, e geraram críticas na web.

Continua depois da Publicidade

Kanye é criticado e tenta humilhar jornalista

A atitude do artista também foi detonada por vários jornalistas de moda e convidados do evento. “Aqui vem um monte de besteira. Estou furiosa“, disparou a editora de moda Gabriella Karefa-Johnson, no Instagram. Ela estava presente no desfile e apontou o posicionamento de West como um “comportamento indefensável“. “Ele pensou que era Duchamp (artista dadaísta). Não foi. Não acertou e foi profundamente ofensivo, violento e perigoso“, lamentou Gabriella.

Ao final do desfile, a editora se mostrou ainda mais indignada. “Incrivelmente irresponsável e perigoso, o ato de levar uma camiseta ‘Vidas Brancas Importam’ em uma passarela. As camisetas que esse homem produziu e partilhou com o mundo são pura violência. Acho que se perguntasse ao Kanye, ele diria que havia arte, revolução, e todas as coisas naquela camiseta. Não há”, escreveu.

As críticas revoltaram Kanye, que compartilhou seus pensamentos absurdos sobre o “Black Lives Matter” e sobre Karefa-Johnson com seus 18 milhões de seguidores. Nos stories, o cantor acusou o movimento de ser um “esquema”. “Todo mundo sabe que o ‘Black Lives Matter’ foi uma farsa. Agora acabou. De nada”, disparou ele.

Kanye West acusa movimento “Black Lives Matter” de ser uma farsa. (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

Não satisfeito, ‘Ye’ ainda lançou uma série de ataques à respeitada jornalista. “Esta não é uma pessoa da moda. Você fala sobre Ye, eu falo sobre você. Pergunte a Trevor Noah (…) Eu sei que a Anna Wintour odeia essas botas”, debochou o rapper, em crítica ao look de Gabriella para a Semana de Moda de Paris.

Kanye West ataca jornalista que criticou camiseta racista. (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

Gigi Hadid detona Kanye

Nos comentários, vários internautas saíram em defesa de Gabriella e pediram para Kanye apagar a publicação. “Isso é infantil, isso é bullying.. Simplesmente pare”, escreveu a fotógrafa e colaboradora da Vogue Nadine Ijewere. “Você convidou cerca de 50 pessoas para o desfile, e Gabriella entre eles. Pare de reduzir as pessoas aos looks”, reforçou a stylist Zerina Akers.

Já a modelo Gigi Hadid rotulou Kanye como uma “piada”. “Você gostaria de ter uma porcentagem do intelecto dela. Você não tem ideia. Se há realmente um ponto para qualquer uma de suas merdas, ela pode ser a única pessoa que poderia salvá-lo. Como se a “honra” de ser convidado para o seu desfile devesse impedir alguém de dar sua opinião…? Você é um valentão e uma piada”, escreveu a loira.

Gigi Hadid rebate ataques de West à editora de moda. (Foto: Reprodução/Instagram)
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques