Tudo indica que Kim Kardashian já tomou sua posição diante da polêmica envolvendo a Balenciaga. Nesta quarta-feira (30), o TMZ revelou que a musa teria recusado novas propostas da marca. Ela, que é atual embaixadora da grife, já havia demonstrado sua indignação depois que campanhas da empresa foram associadas a abuso infantil.
Segundo fontes próximas e com conhecimento direto da situação, antes de todo o escândalo, a Balenciaga havia feito uma oferta de que Kim protagonizasse uma campanha da marca em 2023. Contudo, assim que os recentes anúncios controversos entraram no ar, a empresária decidiu rejeitar o convite – antes mesmo de se manifestar publicamente sobre o ocorrido.
De acordo com os informantes, Kim até tinha planos de usar roupas da marca em alguns eventos que comparecerá nos próximos meses. Entretanto, isso parece ter ficado para trás… A dona da SKIMS já teria cortado o vínculo com a grife espanhola e contatado outros estilistas para ter novas opções de looks.
A estrela Kardashian foi bastante criticada por não se pronunciar prontamente sobre as campanhas da Balenciaga que causaram revolta, assim como foi detonada por não anunciar que estava rompendo seu apoio à marca. Contudo, as fontes destacaram que, neste momento, ela nem mesmo estava presa a um contrato com a grife, e não estava lucrando diretamente com a empresa. Por fim, a publicação encerra mencionando que Kim não tem nenhum plano de trabalhar com a companhia no futuro.
Entenda o caso
A grife Balenciaga está no centro de uma enorme polêmica por conta de duas recentes campanhas que viralizaram na web. Uma delas trazia crianças segurando ursos de pelúcia customizados com roupas tradicionais de práticas sexuais de BDSM, especialmente bondage (amarração), incluindo tops de arrastão, harness de couro no peito, colares de cadeado e contenções de tornozelo/punho. A outra expunha, ao fundo, documentos de um processo federal envolvendo um homem que trocava materiais com pornografia infantil.
Depois de ser cobrada pelos seguidores, Kim Kardashian quebrou o silêncio sobre o caso no domingo (27). A embaixadora da marca não escondeu sua revolta pelo que houve. “Fiquei quieta nos últimos dias, não porque não estivesse enojada e indignada com as recentes campanhas da Balenciaga, mas porque queria uma oportunidade de falar com a equipe deles para entender por mim mesma como isso poderia ter acontecido“, explicou a empresária.
“Como mãe de quatro filhos, fiquei abalada com as imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser a nossa prioridade e qualquer tentativa de normalizar o abuso infantil de qualquer tipo não deve ter lugar em nossa sociedade – ponto final“, continuou a magnata, que vinha fazendo diversos trabalhos com a Balenciaga, inclusive, tendo desfilado para a marca em Paris no último mês de julho.
As a mother of four, I have been shaken by the disturbing images. The safety of children must be held with the highest regard and any attempts to normalize child abuse of any kind should have no place in our society — period.
— Kim Kardashian (@KimKardashian) November 27, 2022
Após a primeira retratação da grife, Kim agradeceu pela empresa ter reconhecido o próprio erro e retirado as campanhas do ar, e disse ter falado diretamente com a companhia. “Agradeço a remoção das campanhas e desculpas de Balenciaga. Ao conversar com eles, acredito que eles entendem a gravidade do problema e tomarão as providências necessárias para que isso nunca mais aconteça“, pontuou Kim.
I appreciate Balenciaga’s removal of the campaigns and apology. In speaking with them, I believe they understand the seriousness of the issue and will take the necessary measures for this to never happen again.
— Kim Kardashian (@KimKardashian) November 27, 2022
Por fim, a influenciadora comentou sobre futuras parcerias com a empresa: “Atualmente, estou reavaliando meu relacionamento com a marca“. “Me baseio na disposição da empresa de aceitar a responsabilidade por algo que nunca deveria ter acontecido – e as ações que espero que eles tomem para proteger as crianças“, concluiu.
As for my future with Balenciaga, I am currently re-evaluating my relationship with the brand, basing it off their willingness to accept accountability for something that should have never happened to begin with — & the actions I am expecting to see them take to protect children.
— Kim Kardashian (@KimKardashian) November 28, 2022
Na quinta (24), o fotógrafo da campanha polêmica, Gabriele Galimberti, também deu seu posicionamento sobre o ocorrido. O profissional reiterou que não tinha poder de decisão sobre aquilo que iria registrar. “Não estou em posição de comentar as escolhas da Balenciaga, mas devo frisar que não tive o direito de escolher os produtos, nem os modelos e nem a combinação desses itens. Como fotógrafo, fui único e exclusivamente solicitado para fotografar a cena dada, e tirar as fotos de acordo com o meu estilo. Como em todas as sessões comerciais, a direção da campanha e a escolha dos objetos exibidos não estão nas mãos do fotógrafo“, ponderou.
“Suspeito que qualquer pessoa propensa a pedofilia pesquise na internet e, infelizmente, tenha acesso fácil a imagens completamente diferentes das minhas, totalmente explícitas em seu conteúdo. Acusações como estas estão sendo feitas contra alvos errados, e nos distraem do verdadeiro problema e dos criminosos. Além disso, não tenho nenhuma ligação com a foto em que aparece um documento do Supremo Tribunal. Essa foi tirada noutro conjunto por outras pessoas e foi falsamente associada às minhas imagens“, completou. Leia:
Em meio à repercussão negativa, a Balenciaga voltou a se manifestar nesta segunda-feira (28) e apontou responsáveis pelo que houve. A empresa assumiu a culpa e o erro de inserir crianças com os objetos que causaram polêmica na campanha. Contudo, na outra peça publicitária, a grife acusou terceiros pela presença dos documentos ligados a processos envolvendo abuso infantil. Segundo o The Washington Post, a marca abriu um processo contra a produtora North Six e o cenografista Nicholas Des Jardins.
O jornal afirma que a grife quer uma indenização de “pelo menos US$ 25 milhões por danos” (cerca de R$ 134 milhões) por conta de toda essa situação. Entretanto, um representante da parte processada alegou que a gigante da moda quer apenas usá-los como “bode expiatório”. Ao contrário do que a empresa diz, o agente rebateu e afirmou que “todos da Balenciaga” estavam envolvidos com essa sessão de fotos em questão.