Uns com tanto, outros com tão pouco… Após uma polêmica envolvendo Kylie Jenner e o uso de jatinhos particulares em voos curtos, agora, outros artistas apareceram em uma lista que fala sobre as emissões de CO2 por esse tipo de prática. Nesta sexta-feira (29), a Rolling Stone revelou que Taylor Swift ocupa o topo da lista de personalidades com a maior quantidade de viagens particulares, realizadas somente este ano.
A Yard, empresa de marketing de sustentabilidade, publicou um estudo que revela quais estrelas têm emitido a maior pegada de carbono através de seus aviões particulares. Cada celebridade presente nesta lista produz, em média, 3.256,36 toneladas métricas de CO2, por meio dos voos privativos. Esse número é 465 vezes maior que as emissões de indivíduos comuns. Segundo o relatório, uma pessoa normal emite, em média, 7 toneladas de carbono, com as viagens comerciais.
O rapper Drake, que chegou a se pronunciar na época da polêmica envolvendo Kylie, explicou que o seu jatinho particular às vezes precisa realizar voos curtos, para ser movido de aeroporto. No entanto, o relatório publicado pela Yard revela que nem Drake e nem Kylie ocupam o Top 10 das celebridades que mais emitem gases poluentes.
O avião de Taylor Swift já realizou 170 voos entre 1º de janeiro e 19 de julho deste ano, período de avaliação do estudo. Essa quantidade de viagens totalizou 22.923 minutos, ou 15,9 dias no ar. Em emissões de carbono, o valor corresponde a 8.293,54 toneladas, o que é 1.184,8 vezes maior que a quantidade de CO2 de uma pessoa normal.
“O jato de Taylor é emprestado regularmente para outros indivíduos. Atribuir a maioria ou todas essas viagens a ela é descaradamente incorreto”, disse um porta-voz da cantora à Rolling Stone. O relatório reitera que, de fato, não é possível confirmar se são somente os proprietários que viajam nesses aviões, para cada voo específico. Alguns artistas ocupam o Top 10 da lista com as maiores emissões de CO2 por jatos particulares. Confira o ranking:
- Taylor Swift: 8.293,54 de toneladas de CO2
- Floyd Mayweather: 7.076,8 de toneladas de CO2
- Jay-Z: 6.981,3 de toneladas de CO2
- Alex Rodriguez (A-Rod): 5.342,7 de toneladas de CO2
- Blake Shelton: 4.495 de toneladas de CO2
- Steven Spielberg: 4.465 de toneladas de CO2
- Kim Kardashian: 4.268,5 de toneladas de CO2
- Mark Wahlberg: 3.772,85 de toneladas de CO2
- Oprah Winfrey: 3.493,17 de toneladas de CO2
- Travis Scott: 3.033,3 de toneladas de CO2
Kylie Jenner ocupa a 19ª posição do ranking, enquanto Drake apareceu em 16º lugar das personalidades que mais emitem CO2 através de voos particulares. A polêmica começou quando a Kardashian publicou uma foto com o companheiro Travis Scott, entre dois jatinhos, que dizia: “Vamos no seu ou no meu?”. Pouco tempo depois, foi divulgado que a influenciadora pegou voos curtos, de apenas 3 e 12 minutos no avião.
Logo depois, Drake chegou a responder a algumas críticas na web sobre os voos curtos de seu jatinho, de 7, 12 e 14 minutos. “São apenas eles movendo aviões para qualquer aeroporto em que estão sendo armazenados para outro que estivesse interessado na logística… ninguém pega esse voo”, rebateu o rapper.