Durante o podcast “The Conversation: About the Men”, Matthew McConaughey revelou que foi abusado sexualmente aos 18 anos. Na conversa com Amanda de Cadenet, divulgada nesta segunda-feira (19), o ator ainda contou que foi chantageado para fazer sexo quando tinha 15 anos.
“Fui ensinado, fui orientado por meus pais sobre respeito por uma mulher, respeito pelo relacionamento, respeito pela intimidade sexual, pelo espaço“, iniciou o vencedor do Oscar. Ele continuou dizendo que seu pai sempre explicou e falou sobre educação sexual em sua casa.
“Ele se sentou comigo e conversamos sobre o be-a-bá do sexo. Ele disse: ‘Você está chegando a essa idade, você já beija?’ e eu disse: ‘Sim, senhor’. E ele disse: ‘Bem, vai ser mais do que isso um dia. Provavelmente, você terá mais intimidade [com alguém] e haverá o seio e a parte de baixo da cintura’“, relembrou.
“Falando como o homem na relação, se você sentir que a mulher está hesitando, pare“, continuou contando sobre os conselhos do pai. “Ele até dizia coisas tipo: ‘você pode sentir elas hesitarem e, depois que você parar, pedirem para continuar. Não faça isso. Espere até a próxima vez“, explicou, dizendo que seguiu os conselhos do patriarca.
“E ele estava certo, eu cheguei em situações em que tive que falar, ‘Ok, estou fora’“, ponderou. O artista recordou sobre uma vez em que quase foi chantageado para transar, quando tinha 15 anos. “A garota disse: ‘Ah, não, vamos lá.’ E eu fiquei tipo, ‘Não, não, não! Confie que vamos ter outra oportunidade, se for para ser’. Mas, de novo, estava muito claro que aquilo não era certo, que não era a forma de fazer isso“, declarou.
“Depois disso, tive outras relações sexuais saudáveis”, recordou McConaughey. “Eram garotas que eu gostava e gostavam de mim, e nós estávamos lentamente nos tornamos mais íntimos. Era bonito e meio desajeitado, e todas essas coisas – mas não foi feio desse jeito“, pontuou.
Matthew, então, relembrou que foi drogado e molestado tempos depois, aos 18 anos. “Não conectei as duas experiências na hora“, admitiu. Ele completou: “‘Aconteceu. Estou negando que isso aconteceu? Não. Não estou negando que isso aconteceu. Foi feio. Eca“. Embora o ator de 52 anos não tenha recorrido à terapia, ele destacou que muitas pessoas em sua vida pessoal o ajudaram a superar o trauma.
McConaughey pontuou que decidiu superar a situação. “Não terei medo de relacionamentos porque a minha primeira relação envolveu chantagem. Não. Isso foi uma aberração. Não é como deve ser. E, se eu continuar… Não vou deixar isso tirar o melhor de mim. Eu sou tipo, ‘eu não vou deixar isso tirar meu senso de confiança nas pessoas’. Eu posso ter uma relação saudável“, destacou.
O galã, hoje casado com Camila Alves e pai de três filhos, comentou pela primeira vez sobre o assunto em sua autobiografia, “Greenlights”. No livro, lançado em 2020, ele deu mais detalhes sobre o episódio. “Fui abusado por um homem, quando tinha 18 anos, enquanto estava deitado, inconsciente, na parte de trás de uma caminhonete“, contou.
“Também escrevo no livro que nunca me senti uma vítima“, pontuou em sua entrevista ao podcast. “Sim, eu fui vitimado nessas duas situações? Claro. Mas isso não significa que eu continuei com a minha vida tendo esse sentimento de ‘Oh, eu fui vítima’, ou que esses dois eventos infelizes me transformaram no homem que eu sou ou serviram mesmo como uma desculpa. Esses dois casos aconteceram comigo aos 15 e 18 anos. Se tivessem acontecido comigo mais jovem, talvez eu tivesse ficado mais confuso. Mas quando eles ocorreram, ficou muito claro para mim que aquilo era errado“, finalizou. Ouça a entrevista completa:
Antes de revelar ao mundo sobre o abuso, o ator já estava envolvido em programas de combate à violência sexual. Em 2006, ele fez parte no Programa de Eliminação de Estupro da Universidade do Texas, onde atuou como professor. No projeto, ele ajudava a levar estudantes para casa após o anoitecer.