Na manhã de quinta-feira (7), o cantor Wesley Safadão passou por uma cirurgia de emergência, após seu quadro de saúde se agravar. O cantor estava afastado dos palcos há alguns dias, devido a dores nas costas e dormência nas pernas, e então precisou de intervenção médica para retirar uma hérnia de disco na parte inferior do canal vertebral.
Em entrevista ao jornal O Globo, o neurocirurgião Francisco Sampaio Junior, responsável por cuidar do caso, revelou que a condição não é comum, já que usualmente hérnias de disco são absorvidas pelo organismo com o tempo. A situação ficou tão grave que teria causado danos ao sistema nervoso do cantor.
“Infelizmente, Wesley é uma exceção. Normalmente, os pacientes que têm hérnia de disco não precisam fazer cirurgias, pois as inflamações são absorvidas automaticamente pelo organismo em cerca de 4 a 8 semanas. Entretanto, na noite de quarta-feira (6), ele começou a se queixar novamente de dormência nas partes íntimas e nas nádegas. Sintomas graves de um dano neurológico”, explicou o médico.
O profissional pontuou, ainda, que Wesley ficou a ponto de sofrer de “síndrome de cauda equina”, uma doença grave que é causada pela compressão e inflamação do feixe de nervos que se estende da parte inferior da medula espinhal. A síndrome pode resultar em paralisia, incontinência intestinal e urinária, bem como outros problemas de sensibilidade e perda de movimento.
“Ele (Safadão) poderia usar uma sonda vesical pelo resto da vida. Não havia mais nada a ser feito a não ser a cirurgia de forma muito rápida. Não podíamos esperar e arriscar. O quadro se agravava de uma forma que não é o habitual para uma hérnia de disco”, explicou o cirurgião.
Ainda de acordo com Sampaio, Safadão tem alterações anatômicas que pioraram ainda mais sua condição, já que faz parte dos 15% da população mundial com a vértebra de transição, que fica entre as regiões lombar e sacral. Além disso, o cantor também apresenta canais vertebrados dos nervos muito curtos, o que significa uma predisposição a sofrer com danos neurológicos e doenças severas nos discos. “Se ele não tivesse essa vértebra a mais, e consequentemente, não apresentasse esse canal estreito congênito, dificilmente ele teria o que está tendo agora”, afirmou o médico.
Por fim, o profissional apontou que a cirurgia (que durou cerca de quatro horas) foi “trabalhosa” e “difícil”. Até o momento, Wesley Safadão permanece internado, em observação e recuperação, e felizmente já apresenta melhoras. A previsão é de que o artista receba alta até segunda-feira (11).
Nas redes sociais, o cearense publicou, há poucas horas, um vídeo para tranquilizar os fãs. Nas imagens, ele aparece andando e sorrindo e, na legenda, afirmou que está se recuperando bem. “Por aqui cada dia melhor, obrigado por todas as orações e carinho de vocês!”, escreveu ele. Todos os compromissos da agenda do artista foram cancelados até amanhã, 10 de julho.