Obi Ndefo, conhecido pelos trabalhos nas séries “Dawson’s Creek” e “Jornada nas Estrelas”, morreu aos 51 anos. O falecimento foi anunciado por Nkem Ndefo, irmã do ator, nas redes sociais. Nesta segunda-feira (2), ela retornou à internet, lamentou a perda do irmão e revelou que a morte foi causada por transtornos alimentares.
Segundo a mulher, Ndefo morreu na última quarta-feira (28), em Los Angeles. Ela então contou os problemas de saúde que seu irmão enfrentava. “Tragicamente, o coração de Obi desistiu da sua longa luta contra o distúrbio alimentar ortorexia“, escreveu Nkem. A ortorexia é caracterizada pela obsessão por alimentos saudáveis.
A irmã do ator disse que revelou o motivo da morte para fazer um alerta às pessoas que também sofrem com o transtorno. “Como sua família, compartilhamos esta notícia para chamar a atenção para a gravidade da ortorexia e na esperança de que aqueles que sofrem desta doença devastadora recebam o cuidado compassivo que merecem“, aconselhou.
Ela também revelou no X, rede social suspensa no Brasil, que Ndefo havia começado a seguir uma dieta em que se alimentava apenas de alimentos crus e veganos, conforme noticiado pelo The Sun. “Em retrospecto, foi o começo da ortorexia, e era mais sobre controlar a comida do que sobre a saúde. A gravidade do transtorno só aumentava“, lamentou.
Obi ficou conhecido por interpretar Bodie Wells, na clássica série “Dawson’s Creek”, entre 1998 e 2002. Seu personagem era o namorado de Bessie Potter (Nina Repeta), irmã mais velha de Joey Potter (Katie Holmes). Ele também participou de “Stargate SG-1”, como o guerreiro Jaffa Rak’nor, de 2000 a 2005.
Outros trabalhos da carreira do ator incluem “Star Trek: Deep Space Nine”, “The Wayans Bros.”, “The Jamie Foxx Show”, “3rd Rock From the Sun”, “Angel”, “Star Trek: Voyager”, “NYPD Blue” e “The West Wing”. Em 2019, Obi perdeu as duas pernas após ser atropelado em um estacionamento de Los Angeles.
Na ocasião, o ator carregava as compras para o porta-malas de seu carro quando um motorista embriagado o atingiu. Ele precisou amputar as pernas e, desde então, usava próteses. Ndefo também era formado na escola de teatro da Universidade de Yale e, junto à carreira como ator, também dava aulas de yoga.